Usar álcool gel na praia pode causar queimaduras, avisa dermatologista

O hábito de limpar as mãos com álcool gel, que se tornou frequente com o aparecimento do novo coronavírus, deve ser evitado na praia, aconselha uma dermatologista espanhola.

Em declarações ao jornal El Mundo, a dermatologista Marta Frieyro, do Hospital Quirónsalud Marbella, em Espanha, afirma que o uso de álcool gel na praia deve ser evitado porque pode provocar queimaduras.

A alta percentagem de álcool, combinada com a luz solar, pode originar queimaduras na pele, acrescentando que as pessoas devem ter especial cuidado com as peles mais sensíveis, como as das crianças.

Na opinião da especialista, a absorção rápida destes desinfetantes cria a falsa sensação de evaporação total na pele. No entanto, os seus componentes “mantêm-se na superfície durante muito tempo”, de modo a que a incidência da luz solar pode levar a “um escurecimento da pele na melhor das hipóteses, ou a uma queimadura, no pior dos casos”.

Como alternativa, a dermatologista aconselha as pessoas a lavarem as mãos com água e sabão, que é uma “medida de segurança para evitar o contágio do coronavírus que não representa risco para a saúde da nossa epiderme”, afirma ao jornal espanhol.

Além disso, o Serviço de Dermatologia do mesmo hospital alertou também para o maior risco de queimaduras durante a exposição solar, uma vez que as pessoas estiveram, nos últimos meses, confinadas nas suas casas.

Por isso, ainda mais nesta altura, os dermatologistas recomendam às pessoas que evitem a exposição solar direta nas horas de maior calor, que usem protetor solar com fator de proteção solar (FPS) entre 30 a 50, devendo-o colocar a cada duas horas.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

As águas profundas provocam terramotos e tsunamis (e já se sabe como)

Uma nova investigação vincula diretamente o ciclo da água na Terra com a produtividade magmática e a atividade sísmica. A água (H2O) e outros elementos voláteis (como o CO2 e o enxofre) que circulam nas profundezas …

Cidade japonesa acaba de proibir a utilização de telemóveis enquanto se caminha

A cidade japonesa de Yamato acaba de aprovar uma proposta de lei que proíbe as pessoas de utilizarem telemóveis enquanto caminham. A cidade, localizada num subúrbio de Tóquio, entende que os telemóveis são um risco …

MIT apagou base de dados popular que ensinou IA a ser racista e sexista

O Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), nos Estados Unidos, viu-se obrigado apagar uma base de dados de treinamento de Inteligência Artifical (IA) depois de esta ensinar vários algoritmos a usar insultos racistas e sexistas. …

Escola Básica e fábrica de Paços de Ferreira encerradas, com nove casos positivos

A Escola Básica n.º 2 e a Fábrica de Lacados Abrelac, em Paços de Ferreira, Porto, foram encerradas após diagnosticados nove casos de covid-19 para “prevenção” e para “interromper as cadeias de transmissão”, disseram hoje …

Mais nove mortes e 328 casos confirmados em Portugal

Portugal regista hoje mais nove óbitos por covid-19, em relação a sábado, e mais 328 casos de infeção confirmados, dos quais 254 na região de Lisboa e Vale do Tejo, segundo os dados da Direção-Geral …

Cientistas criam miniatura de ondas de choque de supernovas (e quase desvendam um mistério)

Esta versão em miniatura das ondas de choque das supernovas pode ter ajudado os cientistas a chegar muito perto da resolução de um antigo mistério cósmico. Uma equipa de investigadores do Departamento de Energia do Centro …

Na Indonésia, são os recém-licenciados quem mais vai sofrer com o impacto económico da covid-19

A covid-19 continua a desacelerar a economia na Indonésia e pode causar graves impactos nos recém-licenciados que entram no mercado de trabalho pela primeira vez. Na Indonésia, o crescimento económico diminuiu para 2,97% durante o primeiro …

Mudanças climáticas ameaçam 60% das espécies de peixes do mundo

Uma nova investigação levada a cabo por cientistas do Instituto Alfred Wegener, na Alemanha, sugere que as mudanças climáticas podem destruir mais espécies de peixes do que se pensavam anteriormente. Se as temperaturas globais subirem …

Engenheiros desenvolvem célula de combustível duas vezes mais eficiente do que a de hidrogénio

Uma equipa de engenheiros da Universidade de Washington, nos Estados Unidos, desenvolveu um novo processo para uma célula de combustível que funciona com o dobro da tensão das células a combustível tradicionais de hidrogénio. O novo …

Preços das bebidas concertados durante anos. Seis supermercados sob suspeita de cartel

Seis grupos de distribuição alimentar e dois fornecedores de sumos, vinhos e outras bebidas, foram acusados pela Autoridade da Concorrência de concertarem preços durante vários anos em prejuízo do consumidor. "Após investigação, a Autoridade da Concorrência, …