/

Alarme nas criptomoedas: empresa congela levantamentos

2

Uma das empresas mais importantes, a Celsius Network, congelou nesta segunda-feira levantamentos, Swap e transferências entre contas.

Não valem nada, não se baseiam em nada”, afirmou Christine Lagarde no mês passado, sobre as criptomoedas. A presidente do Banco Central Europeu não vê qualquer “âncora de segurança” nesse mundo.

Poucos dias depois, Scott Minerd, director de investimentos na empresa de serviços financeiros Guggenheim, admitiu que a bitcoin pode desvalorizar cerca de 70% nos próximos tempos. “Hoje em dia a maioria das criptomoedas não são moedas, são lixo”, comentou.

As criptomoedas também têm “abalado” neste ano por causa da crise global associada à guerra na Ucrânia – embora, neste caso, a queda já tenha começado no final do ano passado e também esteja associada a novas regras dos bancos centrais.

Nesta segunda-feira, os “alarmes voltam a soar”, citando o Jornal de Negócios: a Celsius Network anunciou alguns congelamentos.

Uma das empresas mais importantes no mercado congelou levantamentos, Swap e transferências entre contas.

Numa mensagem “muito importante” para a sua comunidade, a Celsius explica que essas pausas se devem a “condições de mercado extremas”.

A empresa esclarece no comunicado que esta acção era “necessária para o benefício de toda a comunidade, para estabilizar a liquidez e as operações”.

“Temos noção de que esta notícia é difícil, mas acreditamos que a nossa decisão é a mais responsável que podemos tomar para proteger a nossa comunidade”, lê-se na mensagem.

A rival Nexo já anunciou que quer comprar determinados activos da Celsius Network.

O comunicado originou logo uma queda da bitcoin, que durante a manhã caiu 11% e atingiu o seu valor mais baixo em praticamente um ano e meio.

As acções da Microstrategy e da Coinbase iniciaram o dia a desvalorizar, respectivamente, 22% e 14%, na bolsa de Nova Iorque.

Alguns especialistas já admitiram que acreditam que as criptomoedas vão desaparecer em breve.

Nuno Teixeira da Silva, ZAP //

2 Comments

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.