Alan Turing vai ser o novo rosto das notas de 50 libras

(dr) Bank of England

O matemático e cientista de computação britânico será o rosto da próxima nota de 50 libras, revelou o Banco de Inglaterra esta segunda-feira.

O matemático e cientista de computação britânico, Alan Turing, que ficou sobretudo conhecido por ter ajudado a descodificar as comunicações nazis durante a II Guerra Mundial, será o rosto da próxima nota de 50 libras, avança o Boing Boing.

O desenho da nova nota foi revelado, esta segunda-feira, pelo Banco de Inglaterra e deverá entrar em circulação no final de 2021. A decisão foi tomada depois de seis semanas durante as quais foram propostas 989 personalidades.

Depois, com uma lista de 12 finalistas em mãos, o governador do banco teve a decisão final. “Alan Turing foi um matemático brilhante, cujo trabalho tem tido um impacto enorme na forma como vivemos hoje”, afirmou, citado pelo jornal Público.

“Enquanto pai da ciência da computação e da inteligência artificial, bem como herói de guerra, as suas contribuições foram vastas e pioneiras. Turing é um gigante em cujos ombros tantos estão agora”, acrescentou.

Segundo o jornal, para além de uma fotografia do cientista, a nova nota inclui ainda uma tabela do artigo científico que escreveu em 1936, no qual descreve o funcionamento de um computador teórico, que ficou conhecido por Máquina de Turing e que abriu caminho aos primeiros computadores do século XX.

A nota também é composta por uma imagem do ACE, um computador concebido pelo cientista já depois da II Guerra, assim como diagramas da máquina que ajudou a conceber e que foi usada para decifrar as comunicações nazis.

Também se destaca a citação do matemático, retirada de uma entrevista dada em 1949 ao jornal britânico Times: “Isto é apenas um prelúdio do que está para vir, e apenas a sombra do que vai acontecer”.

De acordo com o Boing Boing, ironicamente, este anúncio acontece numa altura em que o Governo britânico está a tentar proibir que a maioria dos elementos mais importantes do trabalho de Turing sejam usados pelo público.

O Executivo tem repetidamente proposto proibições, tanto de computadores de uso geral como de criptografia, e tem colocado ordens para banir fabricantes que criam computadores capazes de criptografar dados, de forma a que os espiões do Governo e a polícia não consigam aceder.

Turing era homossexual e, quando a polícia descobriu este facto, em 1952, foi detido e depois condenado a um processo de castração química com injeções de estrogénio. Esta tortura levaria a que, dois anos depois, o cientista cometesse suicídio ao comer uma maçã envenenada. Em 2013, o Reino Unido viria a dar-lhe um perdão póstumo.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

O detetive a bordo do rover da NASA Perseverance

Marte está muito longe da famosa 221 Baker Street, mas um dos detetives mais conhecidos da ficção estará representado no Planeta Vermelho quando o rover Perseverance da NASA pousar no dia 18 de fevereiro de …

Nem o mar profundo se safa das alterações climáticas

Um novo estudo mostra que as alterações climáticas já estão a bater à porta do mar profundo, e os seus habitantes poderão em breve estar em perigo. De acordo com o site IFLScience, a equipa de …

Príncipe belga pede desculpa por violar confinamento em festa ilegal em Espanha

O príncipe Joachim da Bélgica disse “lamentar profundamente” não ter respeitado “todas as medidas” do confinamento durante uma viagem a Espanha, onde participou numa festa ilegal em Córdoba que está a ser investigada pela polícia. Depois …

Politólogo que previu que Trump seria Presidente vaticina a sua reeleição

O politólogo que previu que Donald Trump seria Presidente dos Estados Unidos vaticina agora a sua reeleição em novembro de 2020. Helmut Norpoth, professor de ciências políticas da Universidade Stony Brook, nos Estados Unidos, previu …

Índia regista mais de oito mil novos casos. Tem "uma longa batalha" pela frente

A Índia registou mais de oito mil novos casos de covid-19 num único dia, um novo recorde desde o início da pandemia no país, foi este domingo anunciado. O número de casos confirmados de covid-19 na …

Jovens bolivianos forçaram picada de viúva-negra. Queriam ser como o Homem-Aranha

Três irmãos bolivianos de 8, 10 e 12 anos acabaram hospitalizados depois de fazerem com que uma viúva negra os picasse para que ficassem com super-poderes como o Homem Aranha. "Pensando que a [picada] lhes …

Bloco exige retirada de norma "insultuosa" no apoio a recibos verdes

O Bloco de Esquerda (BE) exigiu este domingo ao Governo que retire do formulário de apoio para os trabalhadores independentes uma norma "insultuosa" que lhes exige o compromisso de retomarem a atividade no prazo de …

Espetada de porco 2.0. Novameat propõe carne impressa em 3D para o jantar

A Novameat, uma empresa espanhola de tecnologia alimentar, apresentou um novo produto: carne de porco à base de plantas impressa em 3D, a que batizaram de espetada de porco 2.0. A Novameat quer apoiar um sistema …

Uber acusada de exploração de trabalhadores em Itália

Um tribunal de Milão ordenou a nomeação de um administrador judicial para a Uber Itália durante um ano, após ter determinado que o serviço de entrega de refeições da empresa explorava os trabalhadores. De acordo com …

Pinto de Costa: "Se Rui Moreira tivesse avançado, não me candidatava"

Pinto da Costa revelou que não teria avançado para a recandidatura à presidência do FC Porto se o presidente da Câmara do Porto tivesse entrado na corrida. "Se o Rui Moreira se tivesse candidatado, embora …