Alan Turing vai ser o novo rosto das notas de 50 libras

(dr) Bank of England

O matemático e cientista de computação britânico será o rosto da próxima nota de 50 libras, revelou o Banco de Inglaterra esta segunda-feira.

O matemático e cientista de computação britânico, Alan Turing, que ficou sobretudo conhecido por ter ajudado a descodificar as comunicações nazis durante a II Guerra Mundial, será o rosto da próxima nota de 50 libras, avança o Boing Boing.

O desenho da nova nota foi revelado, esta segunda-feira, pelo Banco de Inglaterra e deverá entrar em circulação no final de 2021. A decisão foi tomada depois de seis semanas durante as quais foram propostas 989 personalidades.

Depois, com uma lista de 12 finalistas em mãos, o governador do banco teve a decisão final. “Alan Turing foi um matemático brilhante, cujo trabalho tem tido um impacto enorme na forma como vivemos hoje”, afirmou, citado pelo jornal Público.

“Enquanto pai da ciência da computação e da inteligência artificial, bem como herói de guerra, as suas contribuições foram vastas e pioneiras. Turing é um gigante em cujos ombros tantos estão agora”, acrescentou.

Segundo o jornal, para além de uma fotografia do cientista, a nova nota inclui ainda uma tabela do artigo científico que escreveu em 1936, no qual descreve o funcionamento de um computador teórico, que ficou conhecido por Máquina de Turing e que abriu caminho aos primeiros computadores do século XX.

A nota também é composta por uma imagem do ACE, um computador concebido pelo cientista já depois da II Guerra, assim como diagramas da máquina que ajudou a conceber e que foi usada para decifrar as comunicações nazis.

Também se destaca a citação do matemático, retirada de uma entrevista dada em 1949 ao jornal britânico Times: “Isto é apenas um prelúdio do que está para vir, e apenas a sombra do que vai acontecer”.

De acordo com o Boing Boing, ironicamente, este anúncio acontece numa altura em que o Governo britânico está a tentar proibir que a maioria dos elementos mais importantes do trabalho de Turing sejam usados pelo público.

O Executivo tem repetidamente proposto proibições, tanto de computadores de uso geral como de criptografia, e tem colocado ordens para banir fabricantes que criam computadores capazes de criptografar dados, de forma a que os espiões do Governo e a polícia não consigam aceder.

Turing era homossexual e, quando a polícia descobriu este facto, em 1952, foi detido e depois condenado a um processo de castração química com injeções de estrogénio. Esta tortura levaria a que, dois anos depois, o cientista cometesse suicídio ao comer uma maçã envenenada. Em 2013, o Reino Unido viria a dar-lhe um perdão póstumo.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Não são só os humanos. Até os cães-guia podem vir a ser substituídos por robôs

A tecnologia de Inteligência Artificial (IA) não ameaça apenas automatizar o trabalho dos humanos. Os cães-guia, que ajudam pessoas com deficiência visual a navegar com segurança pelo mundo, podem ser os seus próximos alvos. Uma equipa …

Laboratório investigado em Madrid depois de vídeo mostrar maus tratos a animais

Um laboratório em Madrid, Espanha, está a ser investigado por alegados maus tratos a animais, depois de uma inspeção confirmar as suspeitas de abuso filmadas por um antigo funcionário. O vídeo divulgado pela Cruelty Free International …

Equipa realiza primeiro transplante de traqueia do mundo. Pode reverter danos causados pela covid-19

Uma equipa de cirurgiões realizou o primeiro transplante de traqueia humana do mundo. A cirurgia foi feita numa mulher com graves danos no órgão, revelou o Hospital Mount Sinai, em Nova Iorque. A recetora do transplante …

Em 2020, os mais velhos renderam-se aos "animais de estimação pandémicos"

Uma nova investigação revelou que as famílias com crianças não foram as únicas a aderir à tendência dos "animais de estimação pandémicos" em 2020. Os mais velhos também não resistiram. Segundo a National Poll on Healthy …

Tramado por uma turfeira. Homem confessa assassinato, mas corpo encontrado tinha 1600 anos

O que tinha tudo para ser um casamento feliz, acabou em tragédia. Num estranho caso em que uma simples planta ditou o desfecho de uma investigação criminal. Em 1959, a retratista e entusiasta de viagens Malika …

"Projeto Bernanke". Google terá usado programa secreto para dar vantagem ao seu sistema de anúncios

A Google terá usado durante anos um programa secreto que usava dados de lances anteriores na bolsa de publicidade digital da empresa para dar ao seu próprio sistema de compra de anúncios uma vantagem sobre …

Para "proteger a verdade histórica", Rússia divulga documentos que revelam atrocidades nazis em Stalingrado

O Ministério da Defesa da Rússia divulgou documentos desclassificados que detalham atrocidades cometidas por soldados e oficiais nazis durante a II Guerra Mundial. A divulgação destes documentos, que foram publicados no site do Ministério da Defesa …

Espanha. Funcionários públicos podem trabalhar três dias em casa sem perder direitos

O Governo espanhol e os sindicatos de funcionalismo público chegaram, esta segunda-feira, a um acordo que prevê que os trabalhadores da Administração Pública podem trabalhar três dias por semana em casa com os mesmos direitos …

Rara coleção de um dos primeiros fotógrafos da História vai a leilão nos EUA

Quase 200 imagens de um dos primeiros fotógrafos da história, William Henry Fox Talbot, vão a leilão, em Nova Iorque, já este mês. A coleção de William Henry Fox Talbot será parte do leilão "50 obras-primas …

Em greve de fome, Navalny é ameaçado ser alimentado à força. Ativistas falam em tortura

O opositor russo Alexei Navalny afirmou hoje na rede social Twitter que as autoridades penitenciárias estão a ameaçar alimentá-lo à força para quebrar a greve de fome que mantém na prisão desde 31 de março. “Ele …