Alan Turing vai ser o novo rosto das notas de 50 libras

(dr) Bank of England

O matemático e cientista de computação britânico será o rosto da próxima nota de 50 libras, revelou o Banco de Inglaterra esta segunda-feira.

O matemático e cientista de computação britânico, Alan Turing, que ficou sobretudo conhecido por ter ajudado a descodificar as comunicações nazis durante a II Guerra Mundial, será o rosto da próxima nota de 50 libras, avança o Boing Boing.

O desenho da nova nota foi revelado, esta segunda-feira, pelo Banco de Inglaterra e deverá entrar em circulação no final de 2021. A decisão foi tomada depois de seis semanas durante as quais foram propostas 989 personalidades.

Depois, com uma lista de 12 finalistas em mãos, o governador do banco teve a decisão final. “Alan Turing foi um matemático brilhante, cujo trabalho tem tido um impacto enorme na forma como vivemos hoje”, afirmou, citado pelo jornal Público.

“Enquanto pai da ciência da computação e da inteligência artificial, bem como herói de guerra, as suas contribuições foram vastas e pioneiras. Turing é um gigante em cujos ombros tantos estão agora”, acrescentou.

Segundo o jornal, para além de uma fotografia do cientista, a nova nota inclui ainda uma tabela do artigo científico que escreveu em 1936, no qual descreve o funcionamento de um computador teórico, que ficou conhecido por Máquina de Turing e que abriu caminho aos primeiros computadores do século XX.

A nota também é composta por uma imagem do ACE, um computador concebido pelo cientista já depois da II Guerra, assim como diagramas da máquina que ajudou a conceber e que foi usada para decifrar as comunicações nazis.

Também se destaca a citação do matemático, retirada de uma entrevista dada em 1949 ao jornal britânico Times: “Isto é apenas um prelúdio do que está para vir, e apenas a sombra do que vai acontecer”.

De acordo com o Boing Boing, ironicamente, este anúncio acontece numa altura em que o Governo britânico está a tentar proibir que a maioria dos elementos mais importantes do trabalho de Turing sejam usados pelo público.

O Executivo tem repetidamente proposto proibições, tanto de computadores de uso geral como de criptografia, e tem colocado ordens para banir fabricantes que criam computadores capazes de criptografar dados, de forma a que os espiões do Governo e a polícia não consigam aceder.

Turing era homossexual e, quando a polícia descobriu este facto, em 1952, foi detido e depois condenado a um processo de castração química com injeções de estrogénio. Esta tortura levaria a que, dois anos depois, o cientista cometesse suicídio ao comer uma maçã envenenada. Em 2013, o Reino Unido viria a dar-lhe um perdão póstumo.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

O RRS David Attenborough, navio virgem dos reinos polares, já saiu do estaleiro

O navio RRS Sir David Attenborough saiu finalmente do seu estaleiro. O já lendário navio vai agora ser sujeito a alguns testes antes de ser oficialmente entregue ao serviço, em novembro deste ano. A construção do …

Vulcões ativos produzem 30 a 50% da atmosfera de Io

Novas imagens rádio obtidas pelo ALMA (Atacama Large Millimeter/submillimeter Array) mostram, pela primeira vez, o efeito direto da atividade vulcânica na atmosfera da lua de Júpiter, Io. Io é a lua mais vulcanicamente ativa do nosso …

Descobertas pegadas fossilizadas com mais de 10 mil anos. São a trilha pré-histórica de uma mãe com um bebé ao colo

Uma equipa de investigadores internacional descobriu o trilho pré-histórico mais comprido do mundo no Novo México, nos Estados Unidos. O novo estudo conta a historia de uma mulher que carregou um bebé nos braços durante …

Pure Skies. Empresa desenha cabines dos aviões do pós-pandemia

Desde o início da pandemia, os especialistas têm testado diferentes maneiras de alcançar o distanciamento social em aviões, embora com pouco sucesso. Agora, há uma empresa que está a levar esta ideia até ao próximo …

OE2021. Bloco de Esquerda vota contra na generalidade

O Bloco de Esquerda vai votar contra a proposta do Orçamento do Estado para 2021 na generalidade, anunciou a coordenadora do partido, Catarina Martins. Em declarações aos jornalistas, a bloquista confirmou este domingo que o …

PS ganha eleições nos Açores sem garantia de maioria absoluta

O PS voltou a ganhar as eleições regionais dos Açores, obtendo entre 37% e 41%, o que não garante a maioria absoluta, segundo a projeção à boca das urnas realizada este domingo pela Universidade Católica …

Extinção da fauna em Madagáscar pode dever-se à presença humana (e a mudanças climáticas)

Grande parte da fauna de Madagáscar e das ilhas Mascarenhas foi eliminada durante o último milénio. Neste sentido, uma equipa de cientistas analisou um registo do clima nos últimos 8000 anos nas ilhas. O resultado …

PAN vai abster-se na generalidade. OE mais próximo da aprovação

O partido Pessoas-Animais-Natureza (PAN) vai abster-se na votação na generalidade da proposta de Orçamento do Estado para 2021 (OE2021) na próxima quarta-feira, anunciou a líder parlamentar do partido, Inês Sousa Real. Com a abstenção dos três …

O passado tóxico fica para trás. Asbestos, a cidade "amianto", mudou de nome

A cidade canadiana Asbestos (que significa amianto) ganhou um novo nome, quase 11 meses após o anúncio da votação. Wuase metade dos cerca de 6 mil residentes da cidade canadiana marcaram presença numa votação organizada num …

Menino de 12 anos encontra fóssil de dinossauro com 69 milhões de anos

Nathan Hrushkin, aspirante a paleontólogo de 12 anos, encontrou o fóssil de um dinossauro enquanto passeava com o pai em Alberta, no Canadá. Depois de enviarem uma fotografia ao Museu Royal Tyrrell, ficaram a saber …