Al-Qaeda publica livro sobre planos dos ataques de 11 de Setembro

 

pixorama / Flickr

Uma nuvem de fumo negro invadiu toda a cidade de Nova Iorque

A organização terrorista Al-Qaeda publicou no domingo um livro escrito por um líder do grupo com detalhes sobre a preparação dos ataques às Torres Gémeas e ao Pentágono a 11 de setembro de 2001, 21 anos após os atentados.

Segundo o Expresso, o livro de 250 páginas é atribuído a Abu Mohamed al-Masri, um membro sénior da organização que morreu em 2020, no Irão. Este relatou que os ataques começaram a ser preparados quando se instalaram no Afeganistão, em 1996, e que se destinavam a arrastar os Estados Unidos (EUA) para uma longa guerra.

De acordo com o livro, ublicado pelo ramo de comunicação da Al-Qaeda, As Sahab, a ideia surgiu quando um piloto egípcio sugeriu a queda de um avião civil com milhares de litros de combustível num “importante e simbólico edifício americano”.

Nesse sentido, em 1998, alguns milicianos foram submetidos a uma formação especial em combate e depois inscreveram-se em escolas de voo em diferentes partes do mundo.

A 11 de Setembro de 2001, membros da Al-Qaeda desviaram quatro aviões civis em diferentes partes dos EUA. Dois atingiram as Torres Gémeas em Nova Iorque, outro colidiu com o Pentágono e o último caiu na Pensilvânia após os sequestradores terem sido abatidos pelos passageiros para evitar outro ataque.

Estes ataques desencadearam a invasão do Afeganistão e aquilo a que os EUA chamaram a “guerra ao terror”.

O líder da Al-Qaeda, Osama bin Laden, foi morto numa operação militar norte-americana no Paquistão, em 2011, e o seu sucessor, Ayman al-Zawahiri, foi morto a 31 de julho num ataque com drone dos EUA na capital afegã, Cabul.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.