Ajudar à distância: 7 formas de apoiar o povo ucraniano

UNICEF Ukraine / Flickr

Criança na Ucrânia, junto a caixas da UNICEF

Várias organizações tentam ajudar crianças, refugiados, profissionais de saúde e população em geral, na Ucrânia.

Muitas pessoas em Portugal estarão a perguntar, desde esta quinta-feira, como podem ajudar a população ucraniana, que nesta altura viu o seu país ser invadido pelas forças militares da Rússia. Aqui ficam sete sugestões.

A conhecida Cruz Vermelha também tem representação na Ucrânia. A organização internacional foca-se nas necessidades humanitárias urgentes da população ucrânia. Quer continuar a salvar vidas. Presta auxílio a refugiados e treina profissionais de saúde. Nesta altura o dinheiro recebido através de doações será direccionado para colheitas de sangue, mobilização de voluntários e recursos, e actividades de emergência, para ajudar pessoas necessitadas e afectadas pelo conflito.

O também internacional Fundo de Emergência Internacional das Nações Unidas para a Infância, a UNICEF, continua a receber doações. Proteger as crianças continua a ser a prioridade, a nível de saúde, educação, alimentação e higiene. A UNICEF quer reconstruir escolas destruídas pelos bombardeamentos e auxiliar imediatamente as crianças afectadas por esta guerra.

A Nova Ukraine angaria fundos para fornecer ajuda humanitária à população ucraniana. Uma das prioridades é realocar pessoas vulneráveis. Oferece equipamento médico a soldados feridos e auxilia orfanatos na Ucrânia.

Os órfãos ucranianos são também uma das prioridades da Sunflower of Peace. A organização sem fins lucrativos também pretende ajudar deslocados internos e os mais afectados pela situação atual, prestando assistência médica; fornece material de primeiros socorros a para-médicos e a médicos na linha da frente.

Voices of Children, ou Vozes da Criança, é uma associação solidária que ajuda as crianças afectadas pela guerra na zona Leste da Ucrânia. Oferece sobretudo auxílio a nível psicológico, aos mais novos.

Para ajudar directamente os hospitais na Ucrânia, existe a associação norte-americana Support Hospitals in Ukraine, que a partir dos EUA envia equipamentos médicos e abastecimentos para os hospitais ucranianos.

A Revived Soldiers Ukraine – Soldados Ressuscitados da Ucrânia – é outra organização sem fins lucrativos. A ideia principal é defender os direitos e liberdades fundamentais da população ucraniana.

Nuno Teixeira da Silva, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.