“Preciso mesmo de ajuda”. Hospital de Penafiel não tem médicos suficientes

Caroline Blumberg / EPA

Num email enviado ontem à Administração Regional de Saúde do Norte, o centro hospitalar pede médicos de clínica geral para as urgências. O hospital do Tâmega e Sousa conta com 210 doentes com covid-19 internados, 30 nas urgências e 10 nos cuidados intensivos.

Carlos Alberto Silva, presidente do conselho de administração do Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa, que integra os hospitais de Penafiel e Amarante, pediu à Administração Regional de Saúde do Norte que fossem encaminhados médicos de clínica geral para preencher as escalas da urgência de Penafiel.

Este pedido acontece numa altura em que vários médicos da instituição ficaram infetados com o novo coronavírus.

De acordo com o Público, o assunto do email é “preciso mesmo de ajuda”. Carlos Alberto Silva revelou ter internados 210 doentes covid-19, 10 dos quais nos cuidados intensivos.

“Já tenho 30 internados na urgência outra vez”, escreve o administrador numa mensagem de correio eletrónico dirigida ao presidente e à vice-presidente da ARS, com conhecimento da ministra da Saúde, Marta Temido.

No pedido Carlos Alberto Silva explica o que pretende: “Se tiverem médicos de clínica geral que possam vir fazer urgência era bom porque tivemos aqui alguns positivos que fragilizaram as escalas e está complicado”.

A ARS Norte afirmou ao jornal Público, através do gabinete de relações públicas, que o email se trata de um “documento interno” e que o pedido ainda não foi satisfeito, mas isso deverá acontecer em breve.

Ontem, dia em que foi enviado o pedido, por volta das 22h o site da instituição indicava que estavam à espera de serem atendidas na urgência geral 51 pessoas, 29 com a pulseira amarela (considerada urgente e que, em princípio, deve ser atendida num máximo de uma hora, segundo as regras da Triagem de Manchester) que apresentavam um tempo médio de atendimento de 2h24.

Estavam ainda presentes 22 pessoas com a pulseira verde (pouco urgente) que apresentava um tempo médio de atendimento de 4h23. Na urgência de pediatria havia apenas um caso pouco urgente em espera.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.