“Preciso mesmo de ajuda”. Hospital de Penafiel não tem médicos suficientes

Caroline Blumberg / EPA

Num email enviado ontem à Administração Regional de Saúde do Norte, o centro hospitalar pede médicos de clínica geral para as urgências. O hospital do Tâmega e Sousa conta com 210 doentes com covid-19 internados, 30 nas urgências e 10 nos cuidados intensivos.

Carlos Alberto Silva, presidente do conselho de administração do Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa, que integra os hospitais de Penafiel e Amarante, pediu à Administração Regional de Saúde do Norte que fossem encaminhados médicos de clínica geral para preencher as escalas da urgência de Penafiel.

Este pedido acontece numa altura em que vários médicos da instituição ficaram infetados com o novo coronavírus.

De acordo com o Público, o assunto do email é “preciso mesmo de ajuda”. Carlos Alberto Silva revelou ter internados 210 doentes covid-19, 10 dos quais nos cuidados intensivos.

“Já tenho 30 internados na urgência outra vez”, escreve o administrador numa mensagem de correio eletrónico dirigida ao presidente e à vice-presidente da ARS, com conhecimento da ministra da Saúde, Marta Temido.

No pedido Carlos Alberto Silva explica o que pretende: “Se tiverem médicos de clínica geral que possam vir fazer urgência era bom porque tivemos aqui alguns positivos que fragilizaram as escalas e está complicado”.

A ARS Norte afirmou ao jornal Público, através do gabinete de relações públicas, que o email se trata de um “documento interno” e que o pedido ainda não foi satisfeito, mas isso deverá acontecer em breve.

Ontem, dia em que foi enviado o pedido, por volta das 22h o site da instituição indicava que estavam à espera de serem atendidas na urgência geral 51 pessoas, 29 com a pulseira amarela (considerada urgente e que, em princípio, deve ser atendida num máximo de uma hora, segundo as regras da Triagem de Manchester) que apresentavam um tempo médio de atendimento de 2h24.

Estavam ainda presentes 22 pessoas com a pulseira verde (pouco urgente) que apresentava um tempo médio de atendimento de 4h23. Na urgência de pediatria havia apenas um caso pouco urgente em espera.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Imunidade de grupo pode ser impossível de atingir, avisam especialistas

No futuro, o vírus SARS-CoV-2 pode tornar-se endémico, mas menos perigoso e mais controlável, como “uma constipação comum”. Alguns especialistas avisam que as novas variantes do vírus SARS-CoV-2 e o ritmo lento da vacinação um …

Britânicos precisarão de documento de identificação com fotografia para votar

Nas próximas eleições para o Parlamento britânico, daqui a três anos, só poderão votar eleitores que possuam documento de identificação com fotografia, medida que visa diminuir a fraude eleitoral e que deverá ser anunciada na …

Em 2018, a PJ estava "na penúria" e a "ponto de encerrar"

Com recados ao Governo, a Directora Nacional Adjunta da Polícia Judiciária (PJ), Luísa Proença, lamenta o desinvestimento que tem sido feito pelo poder político na força de autoridade e revela que em 2018, quando chegou …

José Seguro acusa líderes europeus de "matar lentamente" a Europa

O antigo líder socialista António José Seguro defendeu no domingo que a ambiguidade dos líderes políticos e a morosidade dos processos de decisão nas instituições da União Europeia (UE) estão "a matar, lentamente, a Europa". O …

Marcelo não se pronuncia sobre pedidos de demissão de Cabrita

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, recusou pronunciar-se sobre os pedidos de demissão de Eduardo Cabrita. Marcelo Rebelo de Sousa entende que os pedidos de demissão de ministros são "típicos da luta político-partidária" e …

TAP vai pedir a insolvência da Groundforce

Pedro Nuno Santos, ministro das Infraestruturas, disse esta segunda-feira aos representantes dos trabalhadores que a TAP vai avançar com um pedido de insolvência da Groundforce. A TAP anunciou esta segunda-feira que vai avançar, ainda hoje, com …

Ida de Luís Filipe Vieira para o Benfica "foi um pedido de várias instituições financeiras"

Luís Filipe Vieira diz que os bancos quiseram, no início dos anos 2000, que fosse para o SL Benfica devido à sua situação financeira, pois estavam interessados na sua viabilização. Aos deputados, o presidente das …

Alemanha autoriza vacina da Johnson & Johnson a menores de 60 anos

A Alemanha recomenda a vacina da Johnson & Johnson (Janssen) contra o novo coronavírus a partir dos 60 anos, mas permitirá o seu uso em pessoas abaixo desta idade após consulta médica e decisão pessoal. O …

Livatino é o primeiro juiz a ser beatificado. Foi morto pela máfia italiana

A Igreja Católica beatificou este domingo o juiz italiano Rosario Livatino, assassinado em 1990 pela máfia em Agrigento, na Sicília, Itália. Rosario Livatino, que hoje teria 69 anos, foi assassinado em 21 de setembro de 1990 …

Castelo do Drácula oferece vacinas contra a covid-19 aos visitantes

O castelo do Drácula, na Roménia, está a oferecer vacinas contra a covid-19 a todos os que o visitem. Nas ilhas Baleares, os turistas vão poder contar com um seguro de repatriamento. Segundo conta a BBC, …