“Preciso mesmo de ajuda”. Hospital de Penafiel não tem médicos suficientes

Caroline Blumberg / EPA

Num email enviado ontem à Administração Regional de Saúde do Norte, o centro hospitalar pede médicos de clínica geral para as urgências. O hospital do Tâmega e Sousa conta com 210 doentes com covid-19 internados, 30 nas urgências e 10 nos cuidados intensivos.

Carlos Alberto Silva, presidente do conselho de administração do Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa, que integra os hospitais de Penafiel e Amarante, pediu à Administração Regional de Saúde do Norte que fossem encaminhados médicos de clínica geral para preencher as escalas da urgência de Penafiel.

Este pedido acontece numa altura em que vários médicos da instituição ficaram infetados com o novo coronavírus.

De acordo com o Público, o assunto do email é “preciso mesmo de ajuda”. Carlos Alberto Silva revelou ter internados 210 doentes covid-19, 10 dos quais nos cuidados intensivos.

“Já tenho 30 internados na urgência outra vez”, escreve o administrador numa mensagem de correio eletrónico dirigida ao presidente e à vice-presidente da ARS, com conhecimento da ministra da Saúde, Marta Temido.

No pedido Carlos Alberto Silva explica o que pretende: “Se tiverem médicos de clínica geral que possam vir fazer urgência era bom porque tivemos aqui alguns positivos que fragilizaram as escalas e está complicado”.

A ARS Norte afirmou ao jornal Público, através do gabinete de relações públicas, que o email se trata de um “documento interno” e que o pedido ainda não foi satisfeito, mas isso deverá acontecer em breve.

Ontem, dia em que foi enviado o pedido, por volta das 22h o site da instituição indicava que estavam à espera de serem atendidas na urgência geral 51 pessoas, 29 com a pulseira amarela (considerada urgente e que, em princípio, deve ser atendida num máximo de uma hora, segundo as regras da Triagem de Manchester) que apresentavam um tempo médio de atendimento de 2h24.

Estavam ainda presentes 22 pessoas com a pulseira verde (pouco urgente) que apresentava um tempo médio de atendimento de 4h23. Na urgência de pediatria havia apenas um caso pouco urgente em espera.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Os gatos demonstram ser menos leais do que os cães (mas pode haver uma razão)

Ainda existe um estereótipo sobre a diferença entre cães e gatos. Normalmente as pessoas associam os cães a animais amorosos e leais, enquanto os gatos são tidos como distantes e indiferentes. Um novo estudo pode …

O mistério do "lago dos esqueletos" na Índia intriga cientistas há décadas

O Roopkund, localizado na parte indiana dos Himalaias, é um lago glacial com centenas de ossos humanos. E ninguém sabe como foram lá parar. Em 1942, um guarda florestal revelou ao mundo a existência deste lago …

A fronteira mais importante da China é imaginária: a Linha Hu

A Linha Hu, também conhecida como linha Heihe-Tengchong, é uma linha imaginária que divida a China em duas partes com áreas quase iguais. Estende-se da cidade de Heihe até Tengchong. Desenhada pela primeira vez em 1935, …

Algumas pessoas moram em aeroportos durante meses (ou até mesmo anos)

Aeroportos não servem de casa apenas para os sem-abrigo. Há pessoas que, involuntariamente ou não, ficam lá durante meses e, em alguns casos, até mesmo anos. Em janeiro, as autoridades de Chicago prenderam um homem de …

Senado da Carolina do Sul aprova fuzilamento como método de execução

Com esta decisão, a Carolina do Sul poderá converter-se no quarto estado do país a incorporar este método de execução de pena de morte, depois do Utah, Oklahoma e Mississípi. De acordo com a agência noticiosa …

"Oxigénio tornou-se ouro". Criminosos lucram com a sua escassez no México

A pandemia de covid-19 deixou a Cidade do México a atravessar uma grande escassez de oxigénio médico. Criminosos estão a aproveitar para lucrar com a situação. A capital mexicana registou um pico de infeções e hospitalizações …

Meteorito do tamanho de um damasco caiu em França (e os astrónomos precisam de ajuda para encontrá-lo)

Os entusiastas do Espaço estão a ser instados a procurar um meteorito do tamanho de um damasco que caiu no fim de semana passado no sudoeste de França.  O meteorito, com peso estimado em 150 gramas, …

Professora pediu a alunos para fingir que eram escravos e escreverem carta para África

Uma professora de uma escola secundária no Mississippi, nos Estados Unidos, está a ser alvo de críticas devido a uma fotografia de um trabalho de casa divulgada nas redes sociais. Foi pedido aos alunos do 8.º …

Obra de Churchill que pertencia a Angelina Jolie vendida por valor recorde

O quadro pintado pelo antigo primeiro-ministro britânico foi vendido por 8,3 milhões de libras. A pintura foi um presente de Winston Churchill para o presidente dos Estados Unidos, Franklin D. Roosevelt, e agora foi leiloada …

Milhares fugiram, mas Sakae Kato ficou. O homem que salva gatos abandonados em Fukushima há 10 anos

Durante a última década, um homem em Fukushima, no Japão, tem salvado todos os gatos na área abandonada de onde milhares de pessoas fugiram durante o desastre da central nuclear - e ainda continua a …