Airbnb: Portugal gerou mais reservas que a Alemanha ou a China

Portugal recebeu em 2018 cerca de 3,4 milhões de turistas que chegaram ao país através da Airbnb, segundo os dados divulgados na segunda-feira pela plataforma de reservas sediada em São Francisco, nos Estados Unidos (EUA).

O impacto económico direto gerado pelos turistas que reservaram alojamento pela Airbnb ultrapassou no ano passado dois mil milhões de euros (2286 milhões de dólares), o que torna Portugal no 10.º maior mercado do mundo da plataforma, à frente da Alemanha e da China, por exemplo, revelou o Expresso.

A tabela dos países com maior receita gerada com reservas na Airbnb é liderada pelos EUA, seguindo-se França e Espanha.

De acordo com a Airbnb, cada hóspede que ficou em Portugal com reservas feitas na plataforma gastou, em média, 115 euros por dia, 41% dos gastos destes turistas ficam nos bairros em que ficam alojados. A permanência média dos turistas no destino também foi acima da média nacional, cifrando-se em 5,1 dias.

Relativamente a Portugal, foi também divulgado que 33% dos gastos dos turistas que vieram com a Airbnb foi realizado em refeições, 16% em compras, 14% em transportes e 12% em atividades culturais.

A plataforma revelou ainda que 84% dos ‘anfitriões’ portugueses que no ano passado receberam hóspedes através da Airbnb são proprietários da casa, e que este rendimento extra lhes permite uma maior folga para pagar hipotecas, despesas do lar, melhorias na habitação, entre outros.

O destaque vai ainda para o facto de 85% dos hóspedes que vieram a Portugal com reservas na Airbnb alegarem que o facto destes alojamentos “terem uma localização mais conveniente que a dos hotéis” teve influência na sua decisão de viajar para o destino.

Reservas de 86 mil milhões de euros a nível mundial

A nível mundial, o montante de reservas realizadas através da Airbnb atingiu no ano passado 86 mil milhões de euros (mais de 100 milhões de dólares), com os ‘anfitriões’ a ficarem com 97% do preço por eles próprios fixados, divulgou também esta segunda-feira a plataforma, com base num inquérito realizado pela companhia junto dos utilizadores, a par da análise de dados internos.

As reservas efetuadas nos EUA ascenderam em 2018 a cerca de 30 mil milhões de euros (33,8 mil milhões de dólares). Embora Portugal tenha atingido uma posição superior, a Alemanha e a China chegaram à mesma casa de receitas geradas com a reserva de alojamentos – na ordem dos 2,3 mil milhões de dólares, segundo os dados genéricos neste campo divulgados pela plataforma.

Em 2018, também se destacou um ‘boom’ de reservas da Airbnb em “países menos visitados”, conforme é enfatizado pela plataforma nestes últimos dados de impacto económico – onde é referido que no espaço de dois anos, entre 2016 e 2018, o volume de reservas disparou 190% na Moldávia, 187% em Vanuatu e 175% na Nova Caledónia.

Segundo a Airbnb, estes dados de impacto económico de 2018 assentaram na soma das receitas obtidas pelos donos das casas (de acordo com dados internos da companhia) e o gasto estimado dos hóspedes, o que resultou de um inquérito nos vários países com mais de 12 mil respostas.

Os dados de Portugal foram apurados com base na análise a mais de 5500 contas de anfitriões e hóspedes de alojamento.

TP, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

"Monarquia criminosa". Parlamento declara Catalunha republicana e não reconhece o rei

O Parlamento catalão aprovou esta sexta-feira uma resolução na qual declara que “a Catalunha é republicana e, portanto, não reconhece nem quer ter um rei”, rotulando a monarquia de “criminosa”. A resolução foi aprovada em sessão …

Novo método deteta metais tóxicos em alimentos e água em apenas algumas horas

Uma equipa de cientistas da Universidade de Joanesburgo, na África do Sul, desenvolveu um método sensível para detetar níveis perigosos de metais pesados em alguns alimentos e água. Os vestígios de metais como chumbo (Pb), arsénico …

Meghan Markle vence primeira batalha judicial contra jornal britânico

A Duquesa de Sussex conseguiu que o Tribunal Superior de Londres optasse por manter anónima a identidade das suas cinco amigas, como parte da ação legal que está a ser levada a cabo. O 39º aniversário …

Cientistas obrigados a rebatizar dezenas de genes humanos. A culpa é do Excel

Só no ano passado, os cientistas viram-se obrigados a mudar os nomes de 27 genes humanos por causa de um erro de leitura do Microsoft Excel. Tal como explica o portal The Verge, que avança …

"Vai continuar a queimar". Covid-19 é mais parecida com um fogo florestal do que com ondas e picos

Com o surgimento do novo coronavírus no mundo, vários especialistas previam que este iria surgir em ondas e picos. Agora a visão de futuro é outra e os especialistas dizem que a pandemia se compara …

Mudanças climáticas podem vir a causar mais mortes do que a covid-19, alerta Bill Gates

  As mudanças climáticas podem custar muito mais vidas nas próximas décadas do que a pandemia do novo coronavírus (covid-19). O alerta é do co-fundador da Microsoft, Bill Gates, que, através de uma reflexão no seu …

Descoberta a primeira disrupção gigante nas nuvens de Vénus

Uma equipa internacional de cientistas, que incluiu um investigador do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA), descobriu a "primeira disrupção gigante" nas nuvens de Vénus que tem fustigado as zonas profundas da atmosfera …

TVI aposta em estúdio a Norte. Nuno Santos quer Informação mais ao estilo da SIC Notícias do que da CMTV

O diretor-geral da TVI, Nuno Santos, afirmou, em entrevista ao jornal Público, que a estação de Queluz de Baixo vai apostar num estúdio no Norte, revelando ainda que pretende mudar a Informação do canal mais …

Fair-play financeiro. UEFA mantém restrições ao FC Porto

A UEFA informou, esta sexta-feira, que o FC Porto "cumpriu parcialmente as metas estabelecidas para a época 2019/20" a nível do fair-play financeiro e que vai manter as restrições impostas ao clube azul e branco. "O …

Procuradora-geral de Nova Iorque quer dissolver NRA após investigação de fraude

A procuradora-geral de Nova Iorque anunciou, esta quinta-feira, ter movido um processo judicial contra a National Rifle Association (NRA), depois de uma investigação que mostra que os seus dirigentes desviaram milhões de dólares para benefício …