Ai-Da é uma pintora-robô (e vai exibir os seus autorretratos)

Ai-Da, a artista robô humanóide de Inteligência Artificial (IA) que vendeu mais de um milhão de dólares em arte, vai exibir autorretratos que criou a olhar para um espelho usando uma câmara nos seus “olhos”.

De acordo com o The Sunday Times, as obras de arte, feitas praticamente sem intervenção humana, vão ser expostas no Design Museum de Londres, no Reino Unido.

Chamado de Ai-Da em homenagem à matemática do século XIX Ada Lovelace, a artista automatizado é capaz de desenhar pessoas reais – de uma forma esquemática, casual e única -, usando uma câmara nos seus olhos e um lápis na sua mão robótica.

Ai-Da foi criada por Aidan Meller, proprietário de uma galeria de arte em Oxford em seu nome, e pela curadora de arte Lucy Seal.

Olhando para um espelho, Ai-Da vai usar algoritmos para programar uma representação visual do seu rosto em coordenadas. A mão do robô calcula uma rota virtual, permitindo-lhe representar essas coordenadas na tela.

Ao The Sunday Times, Seal explicou que “vivemos numa cultura de selfies, mas estamos a dar os nossos dados aos gigantes da tecnologia, que os usam para prever o nosso comportamento. Através da tecnologia, terceirizamos as nossas próprias decisões”. “Este trabalho convida-nos a pensar sobre inteligência artificial, usos tecnológicos e abusos no mundo de hoje.”

Os autorretratos de Ai-Da serão exibidos no Design Museum em Londres entre maio e junho, sendo que a abertura do museu ainda está sujeita às restrições contra a pandemia de covid-19 que estiverem em vigor na altura.

Uma exposição em setembro de 2020 mostrou o trabalho de Ai-Da e explorou se a Inteligência Artificial (IA) deveria possuir a sua própria propriedade intelectual no futuro.

Em 2019, os criadores de Ai-Da relataram que o trabalho do robô foi vendido por mais de um milhão de libras (equivalente a aproximadamente 1,1 milhões de euros).

Maria Campos Maria Campos, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Portugal regista 28 mortes e 682 novos casos de covid-19

Segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS), Portugal registou este domingo 28 mortes e 682 novos casos de infeção nas últimas 24 horas. O boletim epidemiológico deste domingo, divulgado pela Direção-Geral da Saúde, dá conta de …

Maduro já recebeu primeira dose da vacina russa Sputnik V

Nicolás Maduro recebeu, este sábado, a primeira dose da vacina Sputnik V, cerca de duas semanas depois de o Governo anunciar o início do programa de vacinação. O Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, e a sua …

Um escape online. Hotel tailandês oferece excursões virtuais para que crianças possam ver elefantes de perto

Os museus virtuais são uma boa forma de manter as crianças entretidas durante o confinamento. Se essa transmissão em tempo real envolver elefantes em vez de obras de arte, melhor ainda. O Anantara Golden Triangle Elephant …

FBI investiga ligações entre assaltantes do Capitólio e pessoa próxima de Trump

Uma pessoa próxima à presidência norte-americana de Donald Trump terá estado em contacto com o grupo de extrema-direita "Proud Boys" dias antes do ataque ao Capitólio. O FBI concluiu que uma pessoa ligada à presidência norte-americana …

"O terrorismo nunca tem a última palavra." Papa Francisco visita Qaraqosh, a maior cidade cristã do Iraque

A viagem do Papa Francisco pelo Iraque continua. No terceiro dia, Francisco orou pelas vítimas da guerra no Médio Oriente. O Papa Francisco viajou este domingo até Qaraqosh, a maior cidade cristã do Iraque, alvo da …

Pedro Pichardo conquista ouro no triplo salto

O português Pedro Pichardo conquistou, este domingo, o ouro no triplo salto. A medalha foi-lhe garantida no primeiro salto, mas qualquer um dos que se seguiram lhe garantiriam o primeiro lugar. Pedro Pichardo conquistou este domingo …

Inteligência Artificial dá vida a fotos antigas dos seus familiares

Um novo serviço de Inteligência Artificial permite animar fotografias antigas. Pode dar vida a tudo, desde fotos antigas de um familiar a um retrato de uma figura histórica. A empresa MyHeritage lançou um novo serviço chamado …

De "velho" a "enternecedor". As reações dos partidos às críticas de Cavaco Silva

O antigo Presidente da República Aníbal Cavaco Silva teceu duras críticas, este sábado, ao Governo português. PS, PCP e Bloco de Esquerda reagiram. Este sábado, Cavaco Silva deixou duras críticas ao Executivo de António Costa, sublinhando …

Descoberto dinossauro carnívoro que viveu nos Pirenéus há 66 milhões de anos

Cientistas identificaram uma nova espécie de dinossauro carnívoro, que viveu nos Pirenéus há cerca de 66 milhões de anos. De acordo com o canal estatal russo RT, a partir de alguns fósseis encontrados em Conca Dellà, …

Lisboa escolhia aleatoriamente quem vacinar. Task force obrigou-a a usar critério da idade

A Administração Regional de Saúde (ARS) de Lisboa e Vale do Tejo era a única do país a chamar utentes para a vacinação contra a covid-19 de forma automática e aleatória. Há cerca de 15 dias, …