//

Ai-Da é uma pintora-robô (e vai exibir os seus autorretratos)

Ai-Da, a artista robô humanóide de Inteligência Artificial (IA) que vendeu mais de um milhão de dólares em arte, vai exibir autorretratos que criou a olhar para um espelho usando uma câmara nos seus “olhos”.

De acordo com o The Sunday Times, as obras de arte, feitas praticamente sem intervenção humana, vão ser expostas no Design Museum de Londres, no Reino Unido.

Chamado de Ai-Da em homenagem à matemática do século XIX Ada Lovelace, a artista automatizado é capaz de desenhar pessoas reais – de uma forma esquemática, casual e única -, usando uma câmara nos seus olhos e um lápis na sua mão robótica.

Ai-Da foi criada por Aidan Meller, proprietário de uma galeria de arte em Oxford em seu nome, e pela curadora de arte Lucy Seal.

Olhando para um espelho, Ai-Da vai usar algoritmos para programar uma representação visual do seu rosto em coordenadas. A mão do robô calcula uma rota virtual, permitindo-lhe representar essas coordenadas na tela.

Ao The Sunday Times, Seal explicou que “vivemos numa cultura de selfies, mas estamos a dar os nossos dados aos gigantes da tecnologia, que os usam para prever o nosso comportamento. Através da tecnologia, terceirizamos as nossas próprias decisões”. “Este trabalho convida-nos a pensar sobre inteligência artificial, usos tecnológicos e abusos no mundo de hoje.”

Os autorretratos de Ai-Da serão exibidos no Design Museum em Londres entre maio e junho, sendo que a abertura do museu ainda está sujeita às restrições contra a pandemia de covid-19 que estiverem em vigor na altura.

Uma exposição em setembro de 2020 mostrou o trabalho de Ai-Da e explorou se a Inteligência Artificial (IA) deveria possuir a sua própria propriedade intelectual no futuro.

Em 2019, os criadores de Ai-Da relataram que o trabalho do robô foi vendido por mais de um milhão de libras (equivalente a aproximadamente 1,1 milhões de euros).

Maria Campos, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.