Ai-Da é uma pintora-robô (e vai exibir os seus autorretratos)

Ai-Da, a artista robô humanóide de Inteligência Artificial (IA) que vendeu mais de um milhão de dólares em arte, vai exibir autorretratos que criou a olhar para um espelho usando uma câmara nos seus “olhos”.

De acordo com o The Sunday Times, as obras de arte, feitas praticamente sem intervenção humana, vão ser expostas no Design Museum de Londres, no Reino Unido.

Chamado de Ai-Da em homenagem à matemática do século XIX Ada Lovelace, a artista automatizado é capaz de desenhar pessoas reais – de uma forma esquemática, casual e única -, usando uma câmara nos seus olhos e um lápis na sua mão robótica.

Ai-Da foi criada por Aidan Meller, proprietário de uma galeria de arte em Oxford em seu nome, e pela curadora de arte Lucy Seal.

Olhando para um espelho, Ai-Da vai usar algoritmos para programar uma representação visual do seu rosto em coordenadas. A mão do robô calcula uma rota virtual, permitindo-lhe representar essas coordenadas na tela.

Ao The Sunday Times, Seal explicou que “vivemos numa cultura de selfies, mas estamos a dar os nossos dados aos gigantes da tecnologia, que os usam para prever o nosso comportamento. Através da tecnologia, terceirizamos as nossas próprias decisões”. “Este trabalho convida-nos a pensar sobre inteligência artificial, usos tecnológicos e abusos no mundo de hoje.”

Os autorretratos de Ai-Da serão exibidos no Design Museum em Londres entre maio e junho, sendo que a abertura do museu ainda está sujeita às restrições contra a pandemia de covid-19 que estiverem em vigor na altura.

Uma exposição em setembro de 2020 mostrou o trabalho de Ai-Da e explorou se a Inteligência Artificial (IA) deveria possuir a sua própria propriedade intelectual no futuro.

Em 2019, os criadores de Ai-Da relataram que o trabalho do robô foi vendido por mais de um milhão de libras (equivalente a aproximadamente 1,1 milhões de euros).

Maria Campos, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

A arma que matou o famoso pistoleiro do Velho Oeste "Billy the Kid" vai a leilão

O revólver que matou um dos homens procurados mais famosos do Velho Oeste, há mais de um século, vai a leilão no próximo mês. William "Billy the Kid" Bonney, pseudónimo de William Henry McCarty, foi um …

Milhares protestam em França e Itália contra novas medidas anti-covid

Milhares de pessoas manifestaram-se, este sábado, em várias cidades de França e Itália contra as medidas para controlar a pandemia, sobretudo contra a obrigatoriedade do uso do "passe sanitário" para entrar em espaços públicos. Com gritos …

O holograma de Whitney Houston vai dar um concerto em Las Vegas

No outono, poderá desfrutar de um concerto de Whitney Houston em Las Vegas. A diva será reencarnada, áudio e visualmente, no espetáculo An Evening With Whitney: The Whitney Houston Hologram Concert. Segundo a Forbes, o holograma …

TC recusa impugnação pedida pelo PSD sobre candidato de Castelo Branco. Direção avalia recurso

O Tribunal Constitucional (TC) decidiu que o PSD não tem legitimidade no pedido de anulação de uma deliberação do Conselho de Jurisdição Nacional do partido sobre o candidato autárquico em Castelo Branco, recusando admitir uma …

Orbán vai rejeitar dinheiro do fundo de recuperação se tiver de revogar lei anti-LGBTQI

O primeiro-ministro húngaro assegurou, este sábado, que o país não vai aceitar o dinheiro do fundo de recuperação se tiver de ceder perante Bruxelas e revogar a lei anti-LGBTQI. Segundo a agência Europa Press, Viktor Orbán …

Avaria em rede europeia causou "apagão" parcial em Portugal e falhas no 112

O incêndio que queimou, este sábado, 500 hectares de vegetação no sudoeste de França esteve na origem dos cortes de energia em Espanha e Portugal, segundo a agência francesa Rede de Transmissão de Energia Elétrica …

Um tumor e duas fraturas nas vértebras dificultaram a vida deste dinossauro (mas não o mataram)

Quando foi descoberto na década de 1980, na Argentina, este hadrossauro foi diagnosticado com uma fratura no pé. Porém, uma nova análise agora mostra que este tinha um tumor, bem como duas fraturas nas vértebras …

Morreu Otelo Saraiva de Carvalho, capitão de Abril

O capitão de Abril morreu, este domingo, aos 84 anos, no Hospital Militar, confirmou o presidente da Associação 25 de Abril. A notícia foi confirmada ao jornal online Observador pelo presidente da Associação 25 de Abril, …

Pela primeira vez, cientistas viram chimpanzés a matar gorilas

Investigadores testemunharam, pela primeira vez, chimpanzés e gorilas a lutar entre si, confrontos esses que provocaram a morte de alguns deles. De acordo com o site Science Alert, as duas disputas foram observadas no Parque Nacional …

Vírus com 15 mil anos descobertos no gelo do Planalto do Tibete

Cientistas que estudam glaciares encontraram vírus com quase 15 mil anos em duas amostras de gelo retiradas do Planalto do Tibete, na China. Muitos deles, que sobreviveram porque se mantiveram congelados, são diferentes de todos …