Água da Terra pode ter origem nos asteróides (não nos cometas)

NASA Goddard Space Center

Uma jovem Terra, bombardeada por asteróides

Uma jovem Terra, bombardeada por asteróides

A sonda Rosetta detectou água no cometa que alcançou em agosto, com composição bastante diferente da encontrada na Terra, fortalecendo a hipótese de os oceanos terrestres terem origem nos asteroides, informou hoje a agência espacial europeia ESA.

Um estudo publicado na revista Science, citado pela ESA, revela que no cometa 67P/Churyumov–Gerasimenko o rácio deutério/hidrogénio medido é três vezes maior do que o dos oceanos terrestres e igualmente superior ao do cometa 103P/Hartley 2, também da família dos cometas de Júpiter, onde a composição da água “bate certo” com a da Terra.

Nos meteoritos, com origem na Cintura de Asteróides, a “assinatura” da água encaixa com a da Terra, adianta a ESA, numa nota a propósito do estudo.

Pela comparação entre o rácio de hidrogénio e deutério – uma forma mais pesada de hidrogénio, com um neutrão adicional – na água dos oceanos terrestres e o rácio medido em corpos celestes, os astrónomos podem tentar identificar a origem da água do “planeta azul”.

Apesar de os asteróides terem muito menos teor de água, comparativamente com os cometas, o seu impacto quando colidem na Terra é muito maior, o que pode ter dado origem aos oceanos do “planeta azul”, assinala a agência espacial europeia.

“A nossa descoberta exclui a ideia de que só os cometas da família de Júpiter têm água semelhante à dos oceanos da Terra, e dá peso aos modelos com maior ênfase aos asteróides” como principais meios de transporte da água para a Terra, sustentou a astrónoma Kathrin Altwegg, que lidera a investigação.

ESA

A investigadora responsável pelo ROSINA, Kathrin Altwegg

A investigadora responsável pelo ROSINA, Kathrin Altwegg

A investigação de Altwegg foi conduzida a partir dos dados recolhidos pelo ROSINA, Rosetta Orbiter Spectrometer for Ion and Neutral Analysis, o espetrómetro da nave Rosetta.

De acordo com a ESA, foram feitas, anteriormente, medições de rácios deutério/hidrogénio em 11 cometas. Somente no cometa 103P/Hartley2 foi encontrada composição de água semelhante à da Terra, na sequência de observações efectuadas com o telescópio de infravermelhos Herschel, em 2011.

As medições do rácio deutério/hidrogénio do cometa 67P/Churyumov–Gerasimenko foram feitas depois de a sonda Rosetta o ter alcançado, a 06 de agosto.

As análises baseiam-se na avaliação de mais de 50 espectros recolhidos entre 08 de agosto e 05 de Setembro.

O cometa viaja em redor do Sol, entre as órbitas da Terra e de Júpiter, demorando seis anos e meio a completar a trajectória.

ESA

Primeiras medições do rácio deutério/hidrogénio do cometa 67P/Churyumov–Gerasimenko

Primeiras medições do rácio deutério/hidrogénio do cometa 67P/Churyumov–Gerasimenko

ZAP / Lusa

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

O secretário geral da NATO, Jean Stoltenberg

Ciberataque poderá desencadear mecanismo de defesa mútua da NATO

O secretário geral da NATO, Jean Stoltenberg, lembrou esta quarta-feira que um ciberataque pode ser objeto de aplicação do artigo 5 do tratado da NATO e que se está a estabelecer o âmbito "ciber como …

"A Fila" da série de quadros The Vulnerability Series

Artista sírio pinta líderes mundiais como refugiados

E se os grandes líderes mundiais fossem, na verdade, refugiados? Foi assim que o artista sírio Abdalla All Omari os imaginou e mostrou ao mundo. "The Vulnerability Series" é o nome do projeto criado por Abdalla Al …

-

Polícias realizam manifestação nacional contra falta de respostas do Governo

Os polícias realizam esta quarta-feira, em Lisboa, uma manifestação nacional para protestar contra a falta de respostas do Governo às principais reivindicações e demonstrarem indignação pela forma como estão a ser tratados. A manifestação, que vai …

Salvador Sobral atua no Festival Confluências, no Marco de Canaveses

Salvador Sobral pede desculpa por comentário "inoportuno"

O cantor pediu desculpa pelo comentário "inoportuno" que fez, esta terça-feira, durante a atuação no evento solidário "Juntos por Todos", no MEO Arena, em Lisboa, para reforçar o apoio às populações afetadas pelos incêndios. Salvador Sobral …

O presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa

Marcelo Rebelo de Sousa faz sucesso no Facebook dos The Doors

Marcelo Rebelo de Sousa é uma inusitada "estrela" na página oficial da banda The Doors no Facebook. O Presidente de Portugal destaca-se numa imagem que está a fazer sucesso na rede social. "O Presidente de Portugal, …

A Ministra da Administração Interna, Constança Urbano de Sousa

Governo defende SIRESP e culpa PSP e Protecção Civil pela tragédia de Pedrógão Grande

O Governo critica a PSP e a Protecção Civil. A Protecção Civil e os bombeiros falam em falhas no SIRESP. Mas ninguém assume culpas pela tragédia em Pedrógão Grande, onde morreram 64 pessoas num incêndio …

Donald Trump

Revista Time pede a Trump que retire capa "fake" dos seus clubes de golfe

Donald Trump está envolvido em mais uma polémica. Depois de passar tanto tempo a criticar os media por fazerem aquilo a que chama de "notícias falsas", o próprio foi apanhado numa capa falsa da Time …

Imagem retirada do filme E.T., de 1982, do realizador Steven Spielberg

NASA desmente que "vai anunciar brevemente" descoberta de vida extraterrestre

Thomas Zurbuchen, administrador associado e director científico da NASA, clarificou esta segunda-feira nas redes sociais que a agência espacial norte-americana "não tem nenhum anúncio pendente" sobre a descoberta de vida extraterrestre. Num post publicado esta segunda-feira …

O vice-presidente brasileiro, Michel Temer

Temer diz que denúncia contra si é “uma ficção”

O Presidente do Brasil disse, esta terça-feira, numa declaração ao país que a denúncia de corrupção contra si, apresentada na segunda-feira no Supremo Tribunal Federal (STF) pelo procurador-geral, Rodrigo Janot, é "uma ficção". "A denúncia é …

Edifício do Ministério das Finanças em Lisboa

Mão humana no apagão de 10 mil milhões para offshores "é improvável”

A auditoria da Inspeção-Geral de Finanças (IGF) concluiu ser "extremamente improvável" que a falha informática que permitiu a saída de dez mil milhões de euros para offshore sem a análise do fisco tenha sido causada …