Água da Terra pode ter origem nos asteróides (não nos cometas)

NASA Goddard Space Center

Uma jovem Terra, bombardeada por asteróides

Uma jovem Terra, bombardeada por asteróides

A sonda Rosetta detectou água no cometa que alcançou em agosto, com composição bastante diferente da encontrada na Terra, fortalecendo a hipótese de os oceanos terrestres terem origem nos asteroides, informou hoje a agência espacial europeia ESA.

Um estudo publicado na revista Science, citado pela ESA, revela que no cometa 67P/Churyumov–Gerasimenko o rácio deutério/hidrogénio medido é três vezes maior do que o dos oceanos terrestres e igualmente superior ao do cometa 103P/Hartley 2, também da família dos cometas de Júpiter, onde a composição da água “bate certo” com a da Terra.

Nos meteoritos, com origem na Cintura de Asteróides, a “assinatura” da água encaixa com a da Terra, adianta a ESA, numa nota a propósito do estudo.

Pela comparação entre o rácio de hidrogénio e deutério – uma forma mais pesada de hidrogénio, com um neutrão adicional – na água dos oceanos terrestres e o rácio medido em corpos celestes, os astrónomos podem tentar identificar a origem da água do “planeta azul”.

Apesar de os asteróides terem muito menos teor de água, comparativamente com os cometas, o seu impacto quando colidem na Terra é muito maior, o que pode ter dado origem aos oceanos do “planeta azul”, assinala a agência espacial europeia.

“A nossa descoberta exclui a ideia de que só os cometas da família de Júpiter têm água semelhante à dos oceanos da Terra, e dá peso aos modelos com maior ênfase aos asteróides” como principais meios de transporte da água para a Terra, sustentou a astrónoma Kathrin Altwegg, que lidera a investigação.

ESA

A investigadora responsável pelo ROSINA, Kathrin Altwegg

A investigadora responsável pelo ROSINA, Kathrin Altwegg

A investigação de Altwegg foi conduzida a partir dos dados recolhidos pelo ROSINA, Rosetta Orbiter Spectrometer for Ion and Neutral Analysis, o espetrómetro da nave Rosetta.

De acordo com a ESA, foram feitas, anteriormente, medições de rácios deutério/hidrogénio em 11 cometas. Somente no cometa 103P/Hartley2 foi encontrada composição de água semelhante à da Terra, na sequência de observações efectuadas com o telescópio de infravermelhos Herschel, em 2011.

As medições do rácio deutério/hidrogénio do cometa 67P/Churyumov–Gerasimenko foram feitas depois de a sonda Rosetta o ter alcançado, a 06 de agosto.

As análises baseiam-se na avaliação de mais de 50 espectros recolhidos entre 08 de agosto e 05 de Setembro.

O cometa viaja em redor do Sol, entre as órbitas da Terra e de Júpiter, demorando seis anos e meio a completar a trajectória.

ESA

Primeiras medições do rácio deutério/hidrogénio do cometa 67P/Churyumov–Gerasimenko

Primeiras medições do rácio deutério/hidrogénio do cometa 67P/Churyumov–Gerasimenko

ZAP / Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

"Asteróide do caos". Novos dados confirmam que Apophis pode impactar com a Terra em 2068

Um astrónomo do Instituto de Astronomia da Universidade do Havai revelou novas descobertas críticas relacionadas com um grande asteróide que deverá passar muito perto da Terra. Dave Tholen e os seus colaboradores anunciaram a deteção da …

Luís Filipe Vieira reeleito com 62,59% dos votos

Luís Filipe Vieira foi reeleito para um sexto mandato como presidente do SL Benfica, com 62,59% dos votos dos sócios. Vieira está à frente do emblema da Luz desde 2003. Nem a pandemia travou os sócios …

Sporting 3-1 Gil Vicente | “Pote” de ouro na recta final

Sofrimento e alívio. O Sporting esteve a perder em casa por 1-0 com o Gil Vicente até aos 82 minutos, mas deu a volta ao marcador num curto espaço de tempo, acabando por fixar o …

Descoberto na Austrália recife de coral mais alto do que o Empire State Building

Um novo recife "maciço" de 500 metros foi descoberto na Grande Barreira de Corais da Austrália, tornando-o mais alto do que alguns dos arranha-céus mais altos do mundo. Os cientistas encontraram o recife separado - o …

Encontrados restos de ossos e madeira em pregos que terão sido usados na crucificação de Jesus

Um geólogo israelita analisou pregos supostamente associados à crucificação de Jesus Cristo e descobriu que os objetos contêm traços de osso e madeira. Em 1990, durante a escavação em Jerusalém do túmulo de Caifás, o sumo …

Oreo construiu um "Cofre do Apocalipse" para proteger as suas famosas bolachas

Depois do Svalbard Global Seed Vault, que guarda mais de um milhão de amostras de sementes num bunker, e o Arctic World Archive, que preserva os dados do mundo de hoje, a Oreo criou um "Cofre do …

"O Palmeiras sabe quem é o Abel?" - as dúvidas no Brasil, parte II

Abel Ferreira deverá ser confirmado como novo treinador do Palmeiras nesta sexta-feira. No Brasil voltam a surgir questões sobre as contratações de técnicos estrangeiros. Lembra-se de Marco de Vargas, o jornalista da FOX Brasil que não …

Guru de seita de escravas sexuais condenado a 120 anos de prisão

O guru de uma seita de escravas sexuais, conhecida como NXIVM, foi condenado a 120 anos de prisão. Foi considerado culpado de obrigar mulheres a fazer sexo com ele. Keith Raniere, guru da seita de escravas …

Jogadores do Atlético de Madrid "apanhados" a falar sobre João Félix

Saúl e Oblak elogiaram o jovem português, durante o intervalo da receção ao Salzburgo. Tom diferente teve uma conversa entre jogadores do Real Madrid. João Félix voltou às grandes noites nas competições europeias. Depois de já …

Creches "verdes" na Finlândia mudaram o sistema imunitário das crianças

Um pequeno experimento mostra que brincar numa "pequena floresta" durante apenas um mês pode ser o suficiente para mudar o sistema imunitário de uma criança. De acordo com o site Science Alert, várias creches na Finlândia …