Um agressor armado mantinha às 11:00 nas Filipinas, 03:00 em Lisboa, cerca de 30 reféns dentro de um centro comercial em Manila, onde foram ouvidos tiros.
Há pelo menos um ferido, que foi transferido para um hospital, noticiou a agência Lusa.
“A informação inicial que temos (…) é que ele tem armas de fogo e granadas. Já existe uma pessoa que foi baleada e levada para o hospital”, disse aos jornalistas o autarca do distrito, Francis Zamora, citado pela AFP. O autarca acrescentou que cerca de 30 pessoas devem estar no segundo andar das instalações, onde se encontra o suspeito armado.
Um funcionário do centro comercial, que não quis ser identificado, disse à agência EFE, ter ouvido tiros por volta das 11:00 (03:00 horas em Lisboa)
De acordo com os primeiros relatórios policiais, o suspeito é um ex-funcionário de segurança do centro comercial, identificado como Archie Parai, de 41 anos, e que se encontra na posse de armas de fogo e explosivos.
O suspeito disse em videoconferência que queria denunciar as demissões “injustas” dele e de outros funcionários e exigiu que todos fossem readmitidos.
Segundo a EFE, pelo menos 10 policias e membros das forças especiais especialmente equipadas estão localizados em cada via de acesso do centro comercial.