Agentes da PSP metem baixa e deixam Divisão do Seixal e de Almada sem ninguém

Tiago Petinga / Lusa

Oito agentes da PSP da Equipa de Intervenção Rápida (EIR) da Esquadra de Intervenção e Fiscalização Policial (EIFP) do Seixal, que iriam estar de serviço das 8h00 às 20h00 desta quinta-feira, faltaram ao serviço. Sete meteram baixa médica e um deles meteu assistência à família.

“Como não me canso de dizer, nos tempos difíceis por que estamos a passar, sobretudo o pessoal operacional que trabalha todos os dias na rua, só com uma grande camaradagem e espírito de corpo entre todos os polícias nos podemos defender uns aos outros e minimizarmos as possibilidades de sermos enxovalhados ou agredidos no desempenho da nossa missão. A nossa força vem da nossa união e camaradagem”, lê-se na comunicação do comandante que, a seguir, manifesta a sua preocupação com a falta dos agentes daquela equipa.

Segundo Manuel Viola, citado pelo Público, “caso haja um problema grave durante o turno das 8 às 20 horas na área da Divisão do Seixal, não haverá ninguém da EIR do Seixal para dar apoio aos seus camaradas que possam estar em dificuldade, havendo pois a necessidade de pedirem apoio a outra divisão, com o consequente maior tempo que irá demorar esse socorro mais musculado”.

Esta quinta-feira, os agentes tiveram tarefas acrescidas devido à greve dos motoristas. “Logo por coincidência, esta situação, de toda a EIR do Seixal estar doente, ainda é mais grave no dia de hoje, pois a EIR de Almada foi dar apoio ao pessoal da Divisão do Barreiro, em virtude de termos um terminal naquela cidade de distribuição de combustível e existir lá um piquete de greve que, eventualmente, poderia causar problemas que obrigassem o nosso pessoal a intervir”.

Devido à situação da greve, a EIR do Seixal, por estar mais próxima das duas divisões, estava a dar apoio a ambas, “mas como parte do pessoal ficou doente, implicou que ambas as divisões ficassem sem apoio a nível da EIR”.

“Quanto aos que ficaram doentes da EIR do Seixal, por coincidência todos ao mesmo tempo, desejo-lhes as melhoras e iremos estar muito atentos ao evoluir da sua saúde e espero que ninguém das outras esquadras hoje neste horário de serviço, das 8 às 20 horas, precise de ajuda ou por falta dela venha a sofrer algum enxovalho ou ferimento em alguma intervenção policial”.

O Movimento Zero – de defesa dos elementos das forças de segurança em Portugal -, tem incentivado os agentes a meterem baixa médica entre 15 a 18 de agosto como forma de protesto.

Contactado pelo mesmo jornal, o porta-voz da plataforma dos Sindicatos da PSP, Carlos Meireles, disse que “o Movimento Zero, apesar de não ter cara que o identifique e não pretender colagens aos sindicatos policiais”, tem a “solidariedade” destes sindicatos “na sua luta e forma como se manifesta, que é fruto do desespero e tratamento degradante a que todos os dias os polícias são sujeitos quando em serviço”.

De acordo com este sindicalista, “se a tudo isso juntarmos as más condições de trabalho a falta de equipamento, a surdina dos sucessivos governos e direções nacionais, questionamos nós o que nos resta como forma de luta, quando não temos direito à greve”.

Carlos Meireles recorda ainda que a situação torna-se mais grave “quando estamos no pico do verão”. “Os turistas chegam em massa a Portugal e os polícias são desviados para conduzir camiões, quando deveriam andar a desempenhar as funções para as quais foram preparados – manutenção da ordem pública e proteção das pessoas e do seus bens”.

ZAP //

 

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Cientistas explicam porque trabalhar à noite faz mal aos intestinos

As pessoas que trabalham à noite têm mais probabilidades de desenvolver inflamações intestinais, porque há células que contribuem para a saúde intestinal que deixam de receber informações vitais do cérebro, indica um estudo divulgado esta …

Marinha dos EUA admite que vídeos de OVNI's são verdadeiros (e não era suposto ninguém saber)

A Marinha dos EUA confirmou que imagens de OVNIs que surgiram nos últimos anos são reais e que nunca pretenderam que o vídeo fosse visto pelo público. As imagens que apareceram pela primeira vez online em …

O Pólo Norte vai ter um hotel de luxo (iluminado pelas auroras boreais)

https://vimeo.com/360873720 O hotel "mais a norte do mundo" só existirá durante um mês e o glamping de luxo será para muito poucos: o custo é de 95 mil euros por pessoa por três dias. Em 2020, o …

Whitney Houston vai regressar aos palcos (em holograma)

Whitney Houston vai "regressar" aos palcos, em formato holograma. Foi anunciada uma digressão da cantora por várias salas do Reino Unido, em 2020. Os planos para uma digressão de holograma de Whitney Houston têm sido discutidos …

Victor Vescovo diz que chegou ao ponto mais profundo dos oceanos. James Cameron não concorda

James Cameron levantou dúvidas sobre as recentes declarações de Victor Vescovo sobre ter quebrado o recorde do mergulho mais profundo no oceano, dizendo que o empresário não pode ter descido mais, uma vez que não …

Par de patinadores no gelo mais medalhado de sempre anuncia fim da carreira

Os canadianos Tessa Virtue e Scott Moir, o par de patinadores no gelo mais medalhado da história do olimpismo, anunciaram esta quarta-feira o fim da carreira. “Olá a todos. Temos novidades para todos os que nos …

Elon Musk é o líder mais inspirador da tecnologia da atualidade

Elon Musk foi nomeado o líder mais inspirador no setor da tecnologia, de acordo com um estudo publicado pela Hired, uma plataforma para contratação de pessoal em 14 cidades em todo o mundo. O estudo, chamado …

De portas abertas para quem precisa. Frigoríficos solidários crescem em Paris

A Cantina do 18.º bairro parisiense foi o primeiro espaço deste projeto solidário, inaugurado há dois anos. Atualmente existem 38 restaurantes em França que acolhem os frigoríficos solidários. Em dois anos, o projeto dos frigoríficos solidários …

Imigrante do Bangladesh em Itália encontra e devolve carteira com 2 mil euros

Mossan Rasal, um bangladeshiano de 23 anos que vive em Roma, encontrou na rua uma carteira com dois mil euros, documentos de identificação, cartões de crédito, carta de condução. Em vez de retirar o dinheiro e …

Austrália conclui que China foi responsável por ciberataque ao parlamento

A agência de inteligência cibernética da Austrália (ASD) concluiu que a China foi a responsável por um ataque informático, no início deste ano, contra o parlamento nacional. Os serviços de inteligência australianos (Australian Signals Directorate) concluíram …