Agentes da PSP metem baixa e deixam Divisão do Seixal e de Almada sem ninguém

Tiago Petinga / Lusa

Oito agentes da PSP da Equipa de Intervenção Rápida (EIR) da Esquadra de Intervenção e Fiscalização Policial (EIFP) do Seixal, que iriam estar de serviço das 8h00 às 20h00 desta quinta-feira, faltaram ao serviço. Sete meteram baixa médica e um deles meteu assistência à família.

“Como não me canso de dizer, nos tempos difíceis por que estamos a passar, sobretudo o pessoal operacional que trabalha todos os dias na rua, só com uma grande camaradagem e espírito de corpo entre todos os polícias nos podemos defender uns aos outros e minimizarmos as possibilidades de sermos enxovalhados ou agredidos no desempenho da nossa missão. A nossa força vem da nossa união e camaradagem”, lê-se na comunicação do comandante que, a seguir, manifesta a sua preocupação com a falta dos agentes daquela equipa.

Segundo Manuel Viola, citado pelo Público, “caso haja um problema grave durante o turno das 8 às 20 horas na área da Divisão do Seixal, não haverá ninguém da EIR do Seixal para dar apoio aos seus camaradas que possam estar em dificuldade, havendo pois a necessidade de pedirem apoio a outra divisão, com o consequente maior tempo que irá demorar esse socorro mais musculado”.

Esta quinta-feira, os agentes tiveram tarefas acrescidas devido à greve dos motoristas. “Logo por coincidência, esta situação, de toda a EIR do Seixal estar doente, ainda é mais grave no dia de hoje, pois a EIR de Almada foi dar apoio ao pessoal da Divisão do Barreiro, em virtude de termos um terminal naquela cidade de distribuição de combustível e existir lá um piquete de greve que, eventualmente, poderia causar problemas que obrigassem o nosso pessoal a intervir”.

Devido à situação da greve, a EIR do Seixal, por estar mais próxima das duas divisões, estava a dar apoio a ambas, “mas como parte do pessoal ficou doente, implicou que ambas as divisões ficassem sem apoio a nível da EIR”.

“Quanto aos que ficaram doentes da EIR do Seixal, por coincidência todos ao mesmo tempo, desejo-lhes as melhoras e iremos estar muito atentos ao evoluir da sua saúde e espero que ninguém das outras esquadras hoje neste horário de serviço, das 8 às 20 horas, precise de ajuda ou por falta dela venha a sofrer algum enxovalho ou ferimento em alguma intervenção policial”.

O Movimento Zero – de defesa dos elementos das forças de segurança em Portugal -, tem incentivado os agentes a meterem baixa médica entre 15 a 18 de agosto como forma de protesto.

Contactado pelo mesmo jornal, o porta-voz da plataforma dos Sindicatos da PSP, Carlos Meireles, disse que “o Movimento Zero, apesar de não ter cara que o identifique e não pretender colagens aos sindicatos policiais”, tem a “solidariedade” destes sindicatos “na sua luta e forma como se manifesta, que é fruto do desespero e tratamento degradante a que todos os dias os polícias são sujeitos quando em serviço”.

De acordo com este sindicalista, “se a tudo isso juntarmos as más condições de trabalho a falta de equipamento, a surdina dos sucessivos governos e direções nacionais, questionamos nós o que nos resta como forma de luta, quando não temos direito à greve”.

Carlos Meireles recorda ainda que a situação torna-se mais grave “quando estamos no pico do verão”. “Os turistas chegam em massa a Portugal e os polícias são desviados para conduzir camiões, quando deveriam andar a desempenhar as funções para as quais foram preparados – manutenção da ordem pública e proteção das pessoas e do seus bens”.

ZAP //

 

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Estados Unidos filtram imigrantes que possam ser um "fardo" para o país

Os imigrantes que optem por residir permanentemente nos EUA, mas que o Governo considere que são um encargo para as finanças públicas, podem ver negado o seu visto, de acordo com uma lei que entra …

"A solução única é apoiar a minha candidatura". CDS e Chega reúnem-se para falar sobre as presidenciais

O presidente do CDS-PP, Francisco Rodrigues dos Santos, vai reunir-se na quinta-feira com o deputado e líder do Chega, André Ventura, na Assembleia da República. A reunião "de cortesia" foi pedida pelo CDS, para "apresentação de …

Gordura à volta dos vasos sanguíneos pode ajudar a mantê-los saudáveis

A gordura encontrada à volta das artérias pode ajudar a manter os vasos sanguíneos saudáveis, ajudando a reduzir a tensão deles quando esticam. A gordura à volta das artérias, conhecida como tecido adiposo perivascular, pode …

Sporting disposto a pagar 5 milhões ao Sp. Braga por Rúben Amorim

O Sporting estará decidido a "roubar" o treinador Rúben Amorim ao Sporting de Braga. E para isso poderá pagar cinco milhões de euros, incluindo jogadores nas negociações, segundo a CMTV. O percurso vitorioso do Sp. Braga …

Rui Pinto apresenta queixa contra Portugal na União Europeia

A defesa de Rui Pinto, criador do Football Leaks, anunciou esta segunda-feira que vai apresentar uma queixa contra Portugal na União Europeia, alegando que as regras europeias de extradição do seu constituinte não foram respeitadas. “Houve …

Português infetado com coronavírus no Japão já foi transferido para o hospital

O português infetado com o coronavírus Covid-19 num navio de cruzeiros no Japão foi esta terça-feira transferido para um hospital na cidade de Okazaki. A mulher de Adriano Maranhão afirmou à agência Lusa que tinha acabado …

Cientistas descobrem novo estado eletrónico da matéria

Uma equipa de cientistas norte-americanos observou um novo estado da matéria, que mostra que os eletrões podem unir-se de maneira semelhante à forma como os quarks se combinam para formar neutrões e protões. Normalmente, os eletrões …

"Célula de combustível reversa" converte resíduos de carbono em produtos valiosos

Uma equipa de engenheiros da Universidade de Toronto, no Canadá, anunciou o desenvolvimento de um eletrolisador capaz de produzir produtos químicos valiosos a partir de CO2 e eletricidade limpa com uma velocidade 10 vezes superior …

Descobertas da missão Juno alimentam mistério da água em Júpiter

A missão Juno da NASA forneceu os seus primeiros resultados científicos sobre a quantidade de água na atmosfera de Júpiter. Publicados recentemente na revista científica especializada Nature Astronomy, os resultados da Juno estimam que, no …

Os humanos podem descender de marcianos antigos, diz Bill Nye

Bill Nye defendeu recentemente que é importante continuar a financiar a agência espacial norte-americana, especialmente se as missões levadas a cabo pela NASA no futuro ajudarem a responder a uma questão há anos tira o …