Negros norte-americanos estão a comprar armas em valores recorde

O número de afro-americanos a comprar armas aumentou drasticamente. Em causa, estará uma resposta ao agravar das tensões sociais no país devido ao movimento Black Lives Matter.

Nos Estados Unidos, os protestos do movimento Black Lives Matter continuam. Todas as semanas, vários manifestantes saem às ruas em protesto contra os afro-americanos mortos por polícias. Perante esta situação, vários negros norte-americanos estão a comprar armas em valores recorde. A revelação surge após uma sondagem feita pela National Shooting Sports Foundation.

“O ponto principal é que nunca houve um aumento sustentado nas vendas de armas de fogo como o que estamos a ver”, diz Jim Curcuruto, diretor de investigação e desenvolvimento de mercado da fundação. Em julho, um recorde de 10,3 milhões de transações de armas de fogo foram processadas em todo o país.

De acordo com o OZY, a National African American Gun Association (NAAGA) viu o seu número de membros anuais crescer até cerca de mil novos membros por dia, no auge em maio, até cerca de 35.000 pessoas. O número de seguidores nas redes sociais chegou a três vezes esse número.

O presidente e fundador da organização, Philip Smith, diz que as pessoas temiam “o colapso social e as tensões raciais” durante a pandemia de covid-19.

Milícias de cidadãos negros norte-americanos aumentaram em número e armamento. O fundador da milícia Not Fucking Around Coalition (NFAC), Jay Johnson, liderou uma marcha pela morte de Breonna Taylor, em julho, na qual disparos foram feitos acidentalmente, ferindo três membros da NFAC.

“Somos proprietários de armas cumpridores da lei”, disse Johnson, acrescentando que o ressurgimento do racismo e dos tiroteios policiais nos EUA fez com que os membros da NFAC se sentissem compelidos a agir.

Um dos problemas é que os afro-americanos que andam armados são frequentemente vistos pela polícia como uma ameaça, embora o direito esteja previsto na Segunda Emenda norte-americana.

Todavia, Philip Smith defende que seria errado não andar com uma arma por receio. “A pior coisa que podemos fazer como um povo é minimizar a nossa existência agindo como se o facto de termos uma arma estivesse errado”, disse o presidente da NAAGA. “Nós, como povo, não precisamos de nos deixar intimidar”.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Lei do mercado faz preço da Pfizer disparar: custa agora quase 20 euros por dose

Boyko Borissov, primeiro-ministro da Bulgária, revelou no domingo que o preço unitário da vacina da Pfizer/BioNTech está a subir. Segundo o governante, estão a ser negociados contratos a um preço unitário de 19,5 euros. A notícia …

Um morto e vários feridos em tiroteio numa escola no Tennessee

Várias pessoas ficaram esta segunda-feira feridas após um tiroteio numa escola em Knoxville, cidade do Estado norte-americano do Tennessee. Uma pessoa morreu. “Há relatos de várias vítimas de disparos, incluindo um agente” na Austin-East Magnet …

Cientistas querem usar bombas nucleares para desviar asteróides (mas nem todas servem)

Os cientistas querem usar bombas para desviar asteróides que se aproximam perigosamente da Terra. Contudo, um novo estudo revelou que nem todas as bombas nucleares servem e é preciso escolher a correta. Uma colaboração entre o …

Astrónomos detetam ponte azul de estrelas (e está prestes a explodir)

Uma equipa de astrónomos descobriu uma nova região na Via Láctea repleta de estrelas azuis brilhantes e escaldantes que estão prestes a explodir. A equipa de cientistas estava a criar o mapa mais detalhado dos braços …

Não são só os humanos. Até os cães-guia podem vir a ser substituídos por robôs

A tecnologia de Inteligência Artificial (IA) não ameaça apenas automatizar o trabalho dos humanos. Os cães-guia, que ajudam pessoas com deficiência visual a navegar com segurança pelo mundo, podem ser os seus próximos alvos. Uma equipa …

Laboratório investigado em Madrid depois de vídeo mostrar maus tratos a animais

Um laboratório em Madrid, Espanha, está a ser investigado por alegados maus tratos a animais, depois de uma inspeção confirmar as suspeitas de abuso filmadas por um antigo funcionário. O vídeo divulgado pela Cruelty Free International …

Equipa realiza primeiro transplante de traqueia do mundo. Pode reverter danos causados pela covid-19

Uma equipa de cirurgiões realizou o primeiro transplante de traqueia humana do mundo. A cirurgia foi feita numa mulher com graves danos no órgão, revelou o Hospital Mount Sinai, em Nova Iorque. A recetora do transplante …

Em 2020, os mais velhos renderam-se aos "animais de estimação pandémicos"

Uma nova investigação revelou que as famílias com crianças não foram as únicas a aderir à tendência dos "animais de estimação pandémicos" em 2020. Os mais velhos também não resistiram. Segundo a National Poll on Healthy …

Tramado por uma turfeira. Homem confessa assassinato, mas corpo encontrado tinha 1600 anos

O que tinha tudo para ser um casamento feliz, acabou em tragédia. Num estranho caso em que uma simples planta ditou o desfecho de uma investigação criminal. Em 1959, a retratista e entusiasta de viagens Malika …

"Projeto Bernanke". Google terá usado programa secreto para dar vantagem ao seu sistema de anúncios

A Google terá usado durante anos um programa secreto que usava dados de lances anteriores na bolsa de publicidade digital da empresa para dar ao seu próprio sistema de compra de anúncios uma vantagem sobre …