África do Sul recusa (outra vez) visto de entrada ao Dalai Lama

Kris Krug / Flickr

O XIV Dalai Lama

O XIV Dalai Lama

O Dalai Lama cancelou uma viagem prevista para outubro à África do Sul, para assistir à entrega anual de prémios Nobel da Paz, depois de o governo sul-africano ter lhe negado um visto.

É a terceira visita em cinco anos que o líder religioso tibetano cancela devido à não concessão de visto para entrada no país africano, que mantém estreitas relações com a China.

“Para já, o Dalai Lama decidiu cancelar a sua viagem à África do Sul”, disse um representante do líder religioso no país africano ao jornal Nangsa Choedon.

Representantes do Ministério dos Negócios Estrangeiros sul-africano informaram os representantes do Dalai Lama, a semana passada, que não seria concedido visto ao Nobel da Paz de 1989, embora ainda não tenha recebido uma confirmação da decisão por escrito.

Porta-vozes do ex-presidente sul-africano Frederik de Klerk e do arcebispo Desmond Tutu, ambos Nobel da Paz, protestaram contra a recusa do visto.

A 14ª edição da Conferência Mundial de Prémios Nobel da Paz terá lugar de 13 a 15 de outubro na Cidade do Cabo.

A China, que acusa o Dalai Lama de defender a independência do Tibete, governado por Pequim desde 1950, tem pressionado vários países para que neguem a entrada ao líder budista exilado na Índia.

A ministra dos Negócios Estrangeiros sul-africana, Maite Nkoana Mashabane, visita neste momento a China, o maior parceiro comercial da África do Sul.

ZAP / Agência Brasil

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.