/

África ameaça deixar a ONU

3

GovernmentZA / Flickr

Robert Mugabe, presidente do Zimbabué

Robert Mugabe, presidente do Zimbabué

O presidente do Zimbabué, Robert Mugabe, afirmou que o continente africano está pronto para sair das Organização das Nações Unidas, caso o seu pedido de reforma do Conselho de Segurança não seja atendido.

Robert Mugabe disse que a União Africana está a planear formar uma nova organização independente da ONU, para a qual convidaria países como a Rússia, a China e a Índia, se o Conselho de Segurança da ONU não incluir membros do seu continente no próximo ano.

“Nem todos os membros permanentes do Conselho de Segurança têm uma postura dura. Apenas a Grã-Bretanha, França e Estados Unidos”, disse Mugabe.

Se estes países persistirem nesta postura, “não se queixem depois quando criarmos a nossa própria organização”, alertou Mugabe.

“Planeamos fazê-lo em setembro próximo, na próxima Assembleia Geral”, disse.

O veterano líder acrescentou que os dirigentes ocidentais não levam em conta a opinião de uma série de países africanos, pelo que a ONU “corre o risco de ficar sem estes estados se não for feita uma reforma”.

Só a Rússia e a China nos apoiam e os EUA nos contrariam”, afirmou o presidente do Zimbabué.

Robert Mugabe, de 90 anos, o mais antigo chefe de estado em exercício em África, causou controvérsia em 2014 quando considerou que os brancos deviam voltar para a sua terra.

Segundo o presidente africano, a comunidade branca do seu país que descendente dos colonos britânicos deveria regressar ao Reino Unido, “de onde chegaram os seus antepassados”.

O Zimbabué, antiga Rodésia, foi colónia britânica até 1970.

ZAP / ABr

3 Comments

  1. Este ditador até parece ter razão neste ponto pois a ONU parece um covil para uns poucochinhos enquanto outros gravitam em redor do covil sem lhes ter acesso, veja-se agora o caso que possivelmente se está a gerar à volta da eleição do novo secretário-geral e já dá para ver até onde a trafulhice poderá ser “legal”.

  2. O Guterres está na corrida para ser o novo secretário-geral dessa tal de ONU(?).
    Este, que não sabia fazer as contas do PIB português quando foi governante(?),vai
    certamente ser fàcilmente manipulado pelos americanos que já aprenderam a arte
    de manobrar os Bonecos de Santo Aleixo com um varão por cima.

  3. Havia de ser lindo. Uma Africa, dominada por ditadores e corruptos e, consequentemente, miséria extrema, a quem vai valendo, embora pouco mas pelo menos alguma coisa, a ONU, criar uma organizacão identica à ONU mas ” á moda africana”. Aí é que morriam todos á fome.
    Este Mugabe, enfim, já são 90 anos, o homem está completamente esclerosado e demente, além de dominado pelas elites. Este cromo, que já governou um País decente noutros tempos, já devia ter saído de cena há muito tempo mas, verdade seja dita, os interesses instalados também não o deixam sair. Enquanto lá estiver, essa gentalha vai se enchendo apesar do povo morrer de fome. As forças armadas, carregadas de corruptos e gente que mantém este individuo no poder, porque também comem á grande, vão assegurando a permanência….até um dia.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.