Brancos que voltem para a sua terra, diz Mugabe

GovernmentZA / Flickr

Robert Mugabe, presidente do Zimbabué

Robert Mugabe, presidente do Zimbabué

O presidente do Zimbabué, Robert Mugabe, considerou que a comunidade branca descendente dos colonos britânicos que vive no país deveria regressar ao Reino Unido, “de onde chegaram os seus antepassados”, informou hoje a imprensa local.

O presidente Robert Mugabe, de 90 anos, o mais antigo de África, proferiu estas declarações durante uma cerimónia celebrada com líderes tradicionais e membros do seu partido, a União Nacional Africana do Zimbabué – Frente Patriótica (ZANU-PF), no governo do país.

“Por acaso os brancos não sabem de onde vieram os seus antepassados? Todos os britânicos que estão aqui deveriam regressar ao Reino Unido”, afirmou Mugabe, em declarações recolhidas pelo jornal digital independente NewZimbabwe.com.

Mugabe lançou um controverso plano de reformas há 14 anos, quando o Estado expropriou a maioria das terras que pertenciam a brancos.

As quintas foram redistribuídas entre os apoiantes do líder da ZANU-PF, mas alguns negros voltaram a arrendar as terras a brancos, o que Mugabe interpreta como um fracasso do seu programa de reforma agrária.

Tendes de deixar de trazer brancos. É um acordo perigoso”, advertiu Mugabe na noite de sexta-feira, durante o jantar com condiscípulos.

Após a independência do Zimbabué, em 1980, Mugabe foi aclamado pela sua política de reconciliação com a comunidade branca, mas, desde 2000, o governo tem adotado medidas muito duras para com os descendentes dos colonos britânicos.

Mugabe acusou os fazendeiros brancos de apoiar o principal partido da oposição, o Movimento para a Mudança Democrática (MDC).

Os fazendeiros brancos têm denunciado um aumento dos ataques e das expulsões, depois de o líder do Zimbábue ter dito, em julho passado, que não deveria ser permitida a presença de brancos no país.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

John Cleese esgota três coliseus em 48 horas

John Cleese vai estar no Coliseu de Lisboa com “Last Time To See Me Before I Die” durante três dias. O humorista britânico esgotou as três datas em apenas 48 horas. Durante esta madrugada (10), a …

Descoberta no Egito múmia de grande animal semelhante a um leão

O Ministério das Antiguidades egípcio anunciou esta segunda-feira que uma equipa de arqueólogos desenterrou uma múmia de um grande animal incomum, semelhante a um leão ou uma leoa. “É um animal muito estranho, como um gato …

Ex-agentes da DEA revelam detalhes da vida de Escobar na prisão que o próprio construiu

Dois dos agentes do DEA, que durante mais de um ano participaram na operação de captura de Pablo Escobar, revelaram alguns detalhes sobre a vida do narcotraficante e ex-líder do cartel de Medellín na prisão La …

Num jardim zoológico da Austrália, há concertos ao vivo (para entreter os elefantes)

https://vimeo.com/372400002 O jardim zoológico de Melbourne está a desenvolver um programa mundial de músicos para tocar para a sua multigeracional manada de elefantes asiáticos em perigo de extinção para que melhore a ligação entre os seis …

Montijo: ANA pede mais tempo para analisar medidas de mitigação ambiental

A ANA – Aeroportos de Portugal pediu à Agência Portuguesa do Ambiente (APA) uma prorrogação do prazo para analisar as medidas de mitigação propostas pela entidade na Declaração de Impacte Ambiental (DIA) do futuro aeroporto …

Sérgio Conceição ultrapassa número de jogos de José Mourinho

No jogo deste domingo, que o FC Porto acabou por vencer o Boavista com um golo solitário de Alex Telles, Sérgio Conceição cumpriu o seu 128.º jogo como treinador dos dragões - mais uma partida …

Governo australiano acusado de censurar livro sobre história de Timor-Leste

O Ministério dos Negócios Estrangeiros australiano está alegadamente a tentar censurar partes do primeiro de dois volumes da história de operações militares em Timor-Leste, o dedicado à Força Internacional para Timor-Leste (Interfet), segundo revelou a imprensa …

Norte-americanos acordaram com mensagens de texto estranhas nos seus telemóveis

Na passada quinta-feira, uma grande parte da população norte-americana recebeu mensagens estranhas e inexplicáveis, muitas das quais desconfortáveis e até preocupantes. Stephanie Bovee, uma norte-americana de 28 anos de Portland, no oeste dos Estados Unidos, acordou …

Pai que fugiu por 15 países com os dois filhos no ano passado encontrado pela PSP

O pai mudou 15 vezes de país com as crianças desde o verão passado sempre sem o consentimento da mãe e sem que a mãe tivesse qualquer notícia do paradeiro dos filhos, revela a PSP. A …

Daesh está a tentar criar um novo Estado islâmico nas Filipinas

Há dois anos que a bandeira negra do Daesh deixou de esvoaçar no topo de um edifício da cidade de Marawi, em Mindanau, no sul das Filipinas, e o Presidente, Rodrigo Duterte, declarou tê-lo derrotado. …