/

Brancos que voltem para a sua terra, diz Mugabe

GovernmentZA / Flickr

Robert Mugabe, presidente do Zimbabué

Robert Mugabe, presidente do Zimbabué

O presidente do Zimbabué, Robert Mugabe, considerou que a comunidade branca descendente dos colonos britânicos que vive no país deveria regressar ao Reino Unido, “de onde chegaram os seus antepassados”, informou hoje a imprensa local.

O presidente Robert Mugabe, de 90 anos, o mais antigo de África, proferiu estas declarações durante uma cerimónia celebrada com líderes tradicionais e membros do seu partido, a União Nacional Africana do Zimbabué – Frente Patriótica (ZANU-PF), no governo do país.

“Por acaso os brancos não sabem de onde vieram os seus antepassados? Todos os britânicos que estão aqui deveriam regressar ao Reino Unido”, afirmou Mugabe, em declarações recolhidas pelo jornal digital independente NewZimbabwe.com.

Mugabe lançou um controverso plano de reformas há 14 anos, quando o Estado expropriou a maioria das terras que pertenciam a brancos.

As quintas foram redistribuídas entre os apoiantes do líder da ZANU-PF, mas alguns negros voltaram a arrendar as terras a brancos, o que Mugabe interpreta como um fracasso do seu programa de reforma agrária.

Tendes de deixar de trazer brancos. É um acordo perigoso”, advertiu Mugabe na noite de sexta-feira, durante o jantar com condiscípulos.

Após a independência do Zimbabué, em 1980, Mugabe foi aclamado pela sua política de reconciliação com a comunidade branca, mas, desde 2000, o governo tem adotado medidas muito duras para com os descendentes dos colonos britânicos.

Mugabe acusou os fazendeiros brancos de apoiar o principal partido da oposição, o Movimento para a Mudança Democrática (MDC).

Os fazendeiros brancos têm denunciado um aumento dos ataques e das expulsões, depois de o líder do Zimbábue ter dito, em julho passado, que não deveria ser permitida a presença de brancos no país.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.