Família real do Dubai diz que princesa Latifa “está em casa e em segurança”

BBC

Latifa Mohamed

Segundo a família real do Dubai, a princesa Latifa está em casa. O comunicado, sem vídeo ou declarações da princesa, desmente o relato de várias testemunhas.

Pelo menos é o que garante a família real do Dubai, na informação divulgada esta quarta-feira, sem vídeo ou declarações da princesa Latifa Bint Mohammed al-Maktoum, desaparecida desde março deste ano.

A filha do emir do Dubai e primeiro-ministro dos Emirados Árabes, Mohammed bin Rashid al-Maktoum, não é vista em público há cerca de 9 meses e os amigos dizem não saber do seu paradeiro. Segundo várias pessoas, Latifa planeou a sua fuga durante 7 anos, mas já estava em alto mar num iate quando foi travada pelas autoridades do país.



O desaparecimento da princesa foi sempre um mistério. No entanto, sabe-se que a princesa tentou fugir da alçada do regime controlado pelo pai e que, quando as autoridades se aperceberam da situação, entraram em ação, capturando o iate em que seguia. Mas desde aí que não se conhecia qualquer outra informação.

Esta quarta-feira, no dia em que a princesa celebrava 33 anos, a família emitiu um comunicado a desmentir tudo. A divulgação da informação aconteceu um dia após a BBC revelar que iria transmitir um documentário intitulado “Escape from Dubai: The mystery of the missing princess” com entrevistas exclusivas a pessoas envolvidas no plano de fuga.

Segundo o Observador, o Sheikh Mohammed bin Rashid al-Maktoum garante, no comunicado, que a princesa está em casa e “em segurança”.

“Latifa e a sua família estão ansiosos para comemorar seu aniversário hoje [quarta-feira], em privacidade e paz, para construir um futuro feliz e estável”, lê-se no comunicado, citado pelo The Guardian.

A irmã mais velha de Latifa também não é vista em público desde 2000, após uma tentativa de fuga fracassada. O comunicado faz também referência a Shamsa, garantindo que ambas são “adoradas e estimadas pela família”.

Esta não é, contudo, a primeira tentativa de fuga de Latifa. A princesa, com 16 anos, tentou fugir, mas o plano saiu também furado, acabando por ser apanhada pelas autoridades do Dubai, afirmando ter sido espancada e torturada durante três anos. Foi por este motivo que planeou a sua segunda fuga tão meticulosamente, durante sete anos.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Euro2020, 2º dia: Bélgica e Finlândia vencem em dia marcado pelo colapso de Eriksen

A Bélgica estreou-se hoje no Euro2020 de futebol com uma vitória expressiva sobre a Rússia (3-0), no Grupo B, num dia histórico para a Finlândia, mas manchado pelo colapso do dinamarquês Christian Eriksen, que lançou …

Bélgica 3-0 Rússia | Diabos belgas à solta em São Petersburgo

A Bélgica entrou com tudo nesta fase final do EURO 2020. Na noite deste sábado, os “diabos vermelhos” andaram à solta e silenciaram São Petersburgo. A Bélgica entrou hoje com o pé direito no Campeonato da …

Um braço robótico conseguiu ajudar um paciente a sentir o mundo

Recentemente, um implante neural permitiu que as pessoas escrevessem uma mensagem apenas com o pensamento. Agora, um novo braço robótico controlado por um implante está a criar curiosidade por conseguir enviar feedback tátil para o …

Dinamarca 0-1 Finlândia | Todos a pensar em Eriksen

A Finlândia venceu o seu encontro de estreia em fases finais de Campeonatos da Europa, num jogo em que o mais importante não foi o resultado final, mas sim a luta de Eriksen pela vida. A …

Polícia chinesa prende mais de mil suspeitos de lavagem de dinheiro com criptomoedas

As autoridades chinesas intensificaram o controlo de esquemas que envolvem criptomoedas e prenderam mais de 1.100 suspeitos de usar os ativos digitais para lavagem de fundos ilícitos. A mega operação ocorreu em 23 províncias, regiões e …

#CancelCanadaDay. População quer pôr fim ao Dia do Canadá

Uma cidade canadiana e uma "Primeira Nação" do país cancelaram formalmente o Dia do Canadá alegando que não querem continuar a homenagear a "tentativa de genocídio" contra os povos indígenas. A prefeita da cidade de Victoria, …

Plástico é responsável por 80% do lixo nos oceanos

Um estudo global publicado na quinta-feira revelou que 80% do lixo encontrado nos oceanos é composto por plástico, sobretudo sacolas e garrafas. Em seguida surge o metal, vidro, roupas e outros artigos têxteis, borracha, papel …

Governo sabia da partilha de dados de ativistas russos desde março

O Governo sabia do envio para a embaixada russa dos dados pessoais dos manifestantes anti-Putin desde março. A notícia foi avançada pela RTP. Os ativistas russos revelaram que a sua queixa sobre a atitude da Câmara …

Nome "Donald" atingiu um recorde de baixa popularidade nos EUA

Donald Trump parece ter garantido que será o "Donald" mais notável dos próximos anos, já que o nome do ex-presidente dos Estados Unidos atingiu o recorde de baixa popularidade, em 2020. Um novo relatório da Social …

Euro2020. Eriksen caiu inanimado no relvado, mas já está "estável"

O encontro entre Dinamarca e Finlândia, da primeira jornada do Grupo B do Euro2020, foi interrompido ao minuto 43 depois do médio Christian Eriksen ter caído inanimado do relvado. O jogador do Inter Milão, de 29 …