Afinal, piloto capturado na Líbia não é português. É norte-americano

(cv)

O mercenário capturado pelas forças rebeldes na Líbia no início de maio e que disse ser português é, afinal, norte-americano. O homem, que dizia chamar-se Jimmy Reis, chamar-se-á Jamie Sponaugle.

De acordo com a notícia avançada pelo The Washington Post, o piloto será um veterano de guerra de 31 anos e residente na Florida, nos Estados Unidos.

O norte-americano já foi libertado pelas forças do Lybian National Army depois de seis meses de detenção nas mãos deste grupo que luta na guerra civil daquele país. O piloto foi capturado quando sobrevoava num Mirage F1, que foi abatido na operação. O Exército Nacional Líbio afirmou que a detenção foi um “erro” e que o piloto iria ser libertado e entregue ao país de origem.

Ainda assim, dias depois do anúncio da captura, o Exército Nacional Líbio (LNA) disse que iria julgar o piloto como mercenário e sem direito a qualquer proteção do direito internacional relativo a prisioneiros de guerra e podendo mesmo ser condenado à morte.

O vídeo da sua captura correu mundo. O piloto falava aos captores em língua inglesa, assegurando que tinha língua portuguesa. No vídeo do suposto piloto, um dos combatentes do ENL pergunta-lhe em inglês se é militar e ele responde: “Não. Sou um civil“. Num dos vídeos divulgados, o piloto disse chamar-se “Jimmy Reese” e ter 29 anos. Acrescentou ter sido contratado por destruir “estradas e pontes” por uma pessoa chamada Al Hadi, cujo apelido desconhece.

O Ministério dos Negócios Estrangeiros, em Lisboa, investigou a veracidade desta informação mas, pelo menos oficialmente, nunca conseguiu confirmar a identidade ou nacionalidade do mercenário. Fonte oficial do Ministério da Defesa diz que “não se trata de qualquer militar que esteja integrado numa operação da Força Aérea naquela zona”.

À época, Portugal não tinha naquele momento qualquer avião ao serviço da operação, mas já participou com um avião de patrulha e reconhecimento Orion, que foi, entretanto, retirado. A operação em causa visa de garantir a segurança das fronteiras marítimas europeias e conter o fluxo da imigração irregular. A União Europeia não confirmou ter perdido alguma aeronave.

Porém, de acordo com a informação esta tarde divulgada, o governo dos EUA sabia que o homem era norte-americano, mas pediu aos meios de comunicação do país que não noticiassem a sua detenção para poder negociar com as forças armadas da Líbia a sua a libertação. Apesar de identificada a nacionalidade do piloto, fica por esclarecer o motivo pelo qual o homem se identificou como português.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Enjoos na TAP. Sindicato negoceia novas medidas para resolver odores no A330

O Sindicato Nacional do Pessoal de Voo da Aviação Civil (SNPVAC) discutiu esta tarde com responsáveis da TAP novas medidas mitigadoras da contaminação do ar no A330 que está a provocar enjoos, vómitos, cansaço e …

Sindicatos querem que Ministério Público investigue suicídios na polícia

O presidente adjunto da Federação Nacional dos Sindicatos de Polícia, Peixoto Rodrigues, disse esta terça-feira que vai pedir à Procuradoria-Geral da República (PGR) para investigar os casos de suicídio registados este ano na PSP. Em declarações …

Por problemas éticos, Polícia dos Políticos. Ser deputado já não será a mesma coisa

Depois de uma legislatura vincada por vários problemas éticos no interior do Parlamento, houve ajustes a fazer. As regras para deputados advogados, subsídios ou moradas mudaram e, a partir de outubro, ser deputado será um …

Interrogatórios sobre queda de árvore na Madeira só depois das eleições regionais

Os interrogatórios sobre a queda da árvore do Monte, na Madeira, só vão decorrer depois das eleições regionais, avança a imprensa madeirense. A tragédia aconteceu a 15 de agosto do ano passado, antes de uma procissão …

Lagosta e vinho caro. Excentricidades levaram ministro francês do Ambiente a demitir-se

Após a polémica em torno dos seus grandes gastos enquanto presidente da Assembleia Nacional francesa e governante, François de Rugy saiu do Governo. No entanto, diz-se vítima de "linchamento mediático". François de Rugy, ministro francês do …

Os escoceses estão a gerar energia eólica suficiente para abastecer duas Escócias

No primeiro semestre de 2019, a Escócia gerou energia eólica suficiente para abastecer as suas casas duas vezes. Segundo divulgou esta quarta-feira o Science Alert, as turbinas geraram 9,8 milhões de megawatts-hora de eletricidade entre janeiro …

Comentários racistas de Trump condenados na Câmara de Representantes

A Câmara dos Representantes dos Estados Unidos aprovou na terça-feira uma moção na qual condena o presidente Donald Trump pelos "comentários racistas" dirigidos a quatro mulheres congressistas, sugerindo-lhes que "regressassem aos seus países de origem". A …

PCP quer creches gratuitas e passes sociais em todo o país

O secretário-geral comunista destacou sete compromissos, incluindo a ideia de uma rede de creches gratuitas e o limite máximo de 40 euros para os passes sociais, na apresentação do programa eleitoral do partido, num hotel …

Governo retira estatuto do antigo combatente na véspera de votação

O Governo retirou a proposta de lei sobre o estatuto do antigo combatente por dificuldades no modelo de sustentabilidade financeira resultantes das propostas apresentadas pelos partidos no Parlamento. O anúncio da retirada da proposta foi feito …

Bolsonaro "está decidido". Vai indicar filho para embaixador nos Estados Unidos

Jair Bolsonaro disse que "está decidido" que irá indicar o filho Eduardo Bolsonaro para embaixador em Washington, capital dos Estados Unidos da América. Esta terça-feira, o Presidente do Brasil disse que “está decidido” a indicar o …