Afinal, os suplementos de cálcio e vitamina D não protegem os ossos

Comer vegetais, fazer exercício ou tomar vitaminas são três ações, aparentemente, benéficas para a nossa saúde. No entanto, os cientistas ainda não conseguiram encontrar provas concretas de que as vitaminas trazem benefícios.

Este novo estudo, publicado em dezembro no Journal of the American Medical Association, é uma revisão de mais de 33 estudos. Com ele, os cientistas queriam descobrir se as pessoas que tomavam cálcio, vitamina D ou ambas apresentavam menor probabilidade de sofrer fraturas ósseas.

A investigação, liderada por Jia-Guo Zhao, médico do Departamento de Cirurgia Ortopédica, do Hospital de Tianjin, na China, não encontrou nenhuma relação entre os suplementos e a proteção contra fraturas ósseas.

A equipa de investigadores comparou o uso de suplementos com vitamina D, cálcio ou de ambos com o uso de um placebo. Comparou, também, o não uso de suplementos com o surgimento de novas fraturas ósseas. Os estudos incluíam mais de 50 mil adultos, com mais de 50 anos de idade.

Com esta investigação, os cientistas chegaram à conclusão de que os suplementos estudados não estavam, afinal, associados a um menor risco de surgimento de novas fraturas. Este resultado desafia as diretrizes que recomendam a toma de suplementos de cálcio e vitamina D para protegerem os ossos de fraturas.

Embora os suplementos possam parecer inofensivos, muitos deles são desnecessários, enganadores e, até, perigosos. Segundo o ScienceAlert, a indústria dos suplementos está desregulada. Nos EUA, os suplementos enviam, todos os anos, cerca de 23 mil pessoas para os hospitais.

“Isto significa que a Food and Drug Administration (FDA) e os consumidores não têm como saber se o que está na caixa é o que está efetivamente no rótulo. Não há como saber, com certeza, se o produto é seguro”, afirma Bryn Austin, professor de ciências comportamentais da Harvard T.H. Chan School of Public Health.

Geralmente, os nutrientes não são processados de forma eficiente, pelo que é preciso ter em conta que, quando ingerimos uma vitamina ou um suplemento, não estamos a ingerir alimentos reais.

Assim, tomar suplementos como meio de compensar as deficiências nutricionais – que podem ser derivadas, por exemplo, de uma alimentação pouco saudável – pode não funcionar como previsto. Ou, pelo menos, como gostaria que funcionasse.

ZAP //

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Mas que o calcitrim, o calcio+ o omega gold e por ai fora dá fartura dinh€iro a alguns não deve haver dúvidas que o digam as vedetas da TV alguns até parecem médicos/farmacêuticos a falar e que aquilo é produto fabricado por eles (os vendedores modernos de “banha da cobra”).

  2. Na Europa a legislação e o controlo são bem diferentes do praticado nos EUA, Lá apenas interessa o lucro, seja através daquilo que seja. Em Portugal, existe algum aproveitamento, é verdade, mas também existem marcas bastante responsáveis e controladas e de vez em quando as autoridades intervêm. Atenção que em Portugal há profissionais e técnicos de grande prestígio mesmo a nível internacional e em muitas áreas, na saúde isso até é bastante notório, por isso eu continuo a acreditar nos Portugueses que são trabalhadores, competentes e inovadores, não nos que querem vida fácil e dinheiro para os copos.

  3. Num país onde existem proibições de tudo e + alguma coisa, não se compreende como é que os canais de TV portugueses se parecem com autenticas farmácias para vender produtos de que ninguem sabe a origem nem são acreditados por nenhum organismo competente.
    ja têm aparecido notícias sobre a venda ilegal de comprimidos de origem duvidosa na internet, alguem poderá explicar me qual é a diferença entre essa venda de comprimidos pela a internet e esses pseudo-complementos milagrosos tais como calcitrim, omega gold, cogumelo do tempo ( este ultimo ate o nome dá vontade rir) e tantos outros.
    Não estará na hora das autoridades competentes proibirem esses anuncios que visam sobretudo pessoas com mais idade e menos informadas so e apenas para lhes extorquir o dinheirito da reforma?
    sei de um caso em que essa treta do cogomelo do tempo quase levou á morte uma senhora idosa e provoucou pedras nos rins a outras pessoas, (isto dito por um médico).
    A julgar pelos anuncios que estas empresas fazem na tv, a esses comprimidos só não conseguem ressucitar mortos, ja que parecem ser a solução para todos e quaisquer problemas de saude.

    se fosse verdade, a classe médica em Portugal estaria condenada á extinção.
    Será que está?…

RESPONDER

Freira intriguista é como uma terrorista, diz o Papa

Durante uma visita este domingo a um convento em Lima, capital da Peru, o Papa Francisco afirmou que freiras "fofoqueiras" podem ser consideradas como "terroristas". O Papa Francisco recorreu ao humor no último dia da sua …

Refugiados sírios que fugiam para o Líbano encontrados congelados

Os corpos de 15 refugiados sírios, entre os quais crianças, foram encontrados congelados numa área montanhosa, depois de um grupo ter tentado fugir para o Líbano após uma onda de frio extremo ter atingido a …

Os exoplanetas são como ervilhas numa vagem

Uma equipa internacional liderada pela astrofísica Lauren Weiss, da Universidade de Montreal, descobriu que os exoplanetas que orbitam a mesma estrela tendem a ter tamanhos semelhantes e um espaçamento orbital regular. Este padrão, revelado pelas novas …

Manuel Alegre e Agustina Bessa-Luís votados para o Nobel

A Academia de Ciências de Lisboa apontou Manuel Alegre e Agustina Bessa-Luís a possíveis candidatos para receberem o próximo Prémio Nobel da Literatura, após convite do Comité Nobel da Academia Sueca. Ainda faltam alguns meses para …

Sushi e peixe cru podem provocar “anisakiasis”

As infecções por parasitas intestinais estão a aumentar com a popularidade do sushi e os riscos do consumo de peixe cru ficaram novamente ilustrados com um caso insólito. O caso foi relatado pelo médico norte-americano Kenny Banh …

Casa dos Horrores: o pai das crianças já tinha raptado a companheira

O mundo ainda está em choque com a descoberta macabra feita pela polícia da Califórnia no passado domingo. Mas o horror vem de trás. O casal David e Louise Turpin é suspeito de manter os 13 …

Fisco espanhol acusa Shakira de fraude fiscal

O fisco espanhol pediu ao Ministério Público para acusar a cantora colombiana Shakira de fraude fiscal, que terá cometido entre 2011 e 2014, noticiou hoje o jornal espanhol La Vanguardia. A administração fiscal espanhola apresentou este …

A fórmula do plástico mais resistente do mundo continua perdida

Uma invenção revolucionária que poderia deixar o mundo mais seguro. Assim foi definido o starlite, material resistente ao fogo e a altas temperaturas, cuja fórmula permanece desconhecida - e poderá estar perdida. O material foi criado …

Não, ter plantas em casa não é prejudicial para a saúde

Desde sempre que a ideia de que ter plantas em casa é prejudicial para a saúde está enraizada na mente de todos - crença, no entanto, comprovadamente errada. A ideia surgiu pelo facto de, no processo …

Deco registou quatro queixas por dia sobre compras online em 2017

A Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor, Deco, recebeu 1.642 reclamações sobre compras feita pela internet em 2017, numa média de quatro queixas por dia, número que sobe para 8.538 no caso da rede …