Afinal ganhar a lotaria muda a vida das pessoas (sim, para melhor)

Marcial Guillen / EPA

Estudos das últimas décadas sugeriam que o dia a dia de vencedores da lotaria não mudaria muito porque o entusiasmo acabaria por desaparecer. Contudo, um novo trabalho mostra que ganhar a lotaria pode mesmo levar a uma maior satisfação na vida.

Para o estudo “Long-run Effects of Lottery Wealth on Psychological Well-being”, disponível no National Bureau of Economic Research, foram inquiridos 3362 jogadores da lotaria, vencedores e perdedores, sobre o seu bem estar 5 e 22 anos depois do sorteio.

A investigação mostrou que ganhar a lotaria tem um efeito positivo em todas as partes analisadas: felicidade, saúde mental, satisfação financeira e satisfação na vida em geral.

O mais interessante para os investigadores, de acordo com o Business Insider, prende-se com o facto de esses efeitos não se dissiparem ao longo do tempo, com exceção da satisfação financeira.

“Vencedores de grandes prémios experienciam aumentos na satisfação da vida em geral que persistem por mais de um década e não mostram sinais de dissipação com o tempo”, explicam investigadores, citados pela CNBC.

Este último resultado vai contra estudos feitos anteriormente que concluíam que ganhar a lotaria não tinha efeitos positivos significativos na satisfação na vida dos vencedores do sorteio.

Um exemplo pode ser a investigação, disponível no repositório da Universidade de Purdue desde fevereiro deste ano, que demonstra que ficar rico não é necessariamente melhor para o aumento da satisfação a longo termo e para o bem estar emocional.

Contudo, Robert Ostling, líder da investigação publicada em maio desde ano, explicou que a satisfação na vida se refere ao que as pessoas sentem em relação à qualidade de vida e a felicidade mede as emoções do dia a dia dos participantes. “Os nossos resultados sugerem que é mais fácil melhorar a satisfação do que a felicidade”, acrescentou.

As conclusões do trabalho mostraram ainda que os vencedores não gastam o dinheiro todo de uma vez. Pelo contrário, a tendência é investir uma parte do prémio e muitos até continuam a trabalhar, ainda que reduzam as suas horas.

Há quem continue a dizer que o dinheiro traz mesmo a felicidade. Mas na realidade, traz “apenas” satisfação.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Companhia aérea fez mais de 80 voos sem nenhum passageiro a bordo (e não se sabe porquê)

Um relatório revelou que a companhia aérea Pakistan International Airlines (PIA) fez mais de 80 voos sem ter nenhum passageiro a bordo. Estas operações aconteceram durante dois anos, desde 2016 até 2017, e as perda financeiras …

Rússia adere definitivamente ao acordo de Paris

A Rússia assinou, esta segunda-feira, uma resolução governamental que consagra a adesão definitiva ao Acordo de Paris sobre redução de emissões de gases com efeito de estufa, assinado por 195 países. "O primeiro-ministro russo, Dmitri Medvedev, …

"Roubaram-me os sonhos e a infância", acusa Greta Thunberg na Cimeira do Clima

A jovem ativista sueca criticou, esta segunda-feira, os líderes mundiais pela inação face às alterações climáticas e acusou-os de lhe roubarem os sonhos e a infância. "Como é que se atreveram? Vocês roubaram-me os sonhos e …

Jerónimo frisa que passes de transportes mais baratos foram obra da CDU

O secretário-geral comunista vincou o papel do PCP e "Os Verdes" na redução dos preços dos passes dos transportes públicos, numa sessão pública com trabalhadores das empresas do setor, na estação de comboios de Santa …

Morte de menina de oito anos com bala perdida revolta Brasil

A morte de Ágatha Félix, uma menina de oito anos atingida, alegadamente, por uma bala perdida da polícia do Rio de Janeiro, está a provocar indignação no Brasil. Ágatha Felix tinha oito anos e foi baleada …

Nós, Cidadãos! defende mudanças na escolha do PGR para combater corrupção

O presidente do partido Nós, Cidadãos! defende mudanças na escolha do Procurador-Geral da República, afirmando que boa parte dos 42 mil milhões de euros que a corrupção custou aos portugueses se deveu à inoperância desta …

"Estranhos sintomas" que afligiam diplomatas em Cuba podem ter sido causados por pesticidas

A misteriosa origem dos estranhos sintomas (entre eles, zumbidos, tonturas, náuseas, perdas de audição e de memória e outras dificuldades cognitivas) que afligiram diplomatas canadianos e norte-americanos em Cuba entre 2016 e 2018 dever-se-á a …

Testes rápidos ao VIH já podem ser feitos em casa

A partir da próxima semana vai ser possível comprar nas farmácias autotestes ao vírus da SIDA para fazer em casa. Os resultados demoram apenas 15 minutos. As farmácias portuguesas vão começar a vender, a partir da …

Polícia dispara balas de borracha sobre manifestantes em Hong Kong

A polícia disparou no domingo balas de borracha em confrontos com manifestantes pró-democracia, em Hong Kong, perto de um centro comercial no qual causaram distúrbios. Pelo décimo sexto fim de semana de mobilização, milhares de manifestantes …

Portugal já paga juros mais baixos que Itália e Espanha, diz Costa

"Todos em Portugal estão hoje a viver melhor do que viviam há quatro anos", afirmou António Costa, durante uma ação de campanha do PS. António Costa disse, este domingo, que Portugal já está a pagar a …