Afinal ganhar a lotaria muda a vida das pessoas (sim, para melhor)

Marcial Guillen / EPA

Estudos das últimas décadas sugeriam que o dia a dia de vencedores da lotaria não mudaria muito porque o entusiasmo acabaria por desaparecer. Contudo, um novo trabalho mostra que ganhar a lotaria pode mesmo levar a uma maior satisfação na vida.

Para o estudo “Long-run Effects of Lottery Wealth on Psychological Well-being”, disponível no National Bureau of Economic Research, foram inquiridos 3362 jogadores da lotaria, vencedores e perdedores, sobre o seu bem estar 5 e 22 anos depois do sorteio.

A investigação mostrou que ganhar a lotaria tem um efeito positivo em todas as partes analisadas: felicidade, saúde mental, satisfação financeira e satisfação na vida em geral.

O mais interessante para os investigadores, de acordo com o Business Insider, prende-se com o facto de esses efeitos não se dissiparem ao longo do tempo, com exceção da satisfação financeira.

“Vencedores de grandes prémios experienciam aumentos na satisfação da vida em geral que persistem por mais de um década e não mostram sinais de dissipação com o tempo”, explicam investigadores, citados pela CNBC.

Este último resultado vai contra estudos feitos anteriormente que concluíam que ganhar a lotaria não tinha efeitos positivos significativos na satisfação na vida dos vencedores do sorteio.

Um exemplo pode ser a investigação, disponível no repositório da Universidade de Purdue desde fevereiro deste ano, que demonstra que ficar rico não é necessariamente melhor para o aumento da satisfação a longo termo e para o bem estar emocional.

Contudo, Robert Ostling, líder da investigação publicada em maio desde ano, explicou que a satisfação na vida se refere ao que as pessoas sentem em relação à qualidade de vida e a felicidade mede as emoções do dia a dia dos participantes. “Os nossos resultados sugerem que é mais fácil melhorar a satisfação do que a felicidade”, acrescentou.

As conclusões do trabalho mostraram ainda que os vencedores não gastam o dinheiro todo de uma vez. Pelo contrário, a tendência é investir uma parte do prémio e muitos até continuam a trabalhar, ainda que reduzam as suas horas.

Há quem continue a dizer que o dinheiro traz mesmo a felicidade. Mas na realidade, traz “apenas” satisfação.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

O "caminho ainda é longo", mas Portugal já administrou um milhão de vacinas

Esta sexta-feira, Portugal ultrapassou o marco do primeiro milhão de vacinas administradas, mas o "caminho ainda é longo". Portugal ultrapassou, esta sexta-feira, um milhão de vacinas contra a covid-19 administradas, uma marca que o secretário de …

Cavaco fala em "democracia amordaçada" (e na "vergonha" dos números da pandemia)

Este sábado, numa participação na Academia de Formação Política das Mulheres Sociais-Democratas, Cavaco Silva deixou duras críticas ao Executivo de António Costa, sublinhando que a pandemia mostrou um "SNS fragilizado por decisões erradas do governo". O …

Remédio contra piolhos está a ser usado contra covid-19. Infarmed e DGS investigam

"Centenas" de doentes de covid-19, em Portugal, têm sido tratados com o antiparasitário Ivermectina que é usado contra piolhos e lombrigas. Há médicos que o prescrevem e que também o tomam a título preventivo, embora …

Sporting bate recorde histórico, mas até o do 6-3 era melhor (quando Amorim não estava "do lado certo")

O Sporting não perde há 22 jogos e bateu o recorde de invencibilidade dos leões em jogos do campeonato que pertencia à equipa de 1981/1982. Um dado que deixa Ruben Amorim orgulhoso, mas o treinador …

"Estou a morrer." Constança luta por um medicamento para se salvar, Infarmed diz que não recebeu pedido do Hospital

Constança Bradell fez um apelo nas redes sociais, numa publicação em que descreve a luta que está a travar contra a fibrose quística. A jovem, de 24 anos, pede a aprovação do medicamento que lhe …

Um século de luta comunista comemorado com 100 ações pelo país

O mais antigo partido político comemora, esta sábado, 100 anos de existência. PCP vai festejar o aniversário com 100 ações pelo país. O PCP assinala, este sábado, os seus 100 anos com 100 ações, em mais …

Relações esfriadas. Moedas consultou Marcelo, mas dispensou conselhos de Passos

Antes de anunciar a sua candidatura a Lisboa, Carlos Moedas consultou Marcelo Rebelo de Sousa e falou com Paulo Portas. Com Pedro Passos Coelho só falou um dia depois de o seu nome ter sido …

Portugal não pode perder o comboio da Europa. Para Marcelo, é hora de aproveitar o novo ciclo

A crise que assolou o nosso país tem de ser aproveitada para "olhar para os problemas estruturais". A mensagem foi deixada pelo Presidente da República, nesta sexta-feira, na conferência de abertura do Festival P, com …

Santana não desiste e admite candidatar-se à Figueira (mesmo à revelia do PSD local)

Pedro Santana Lopes não fecha totalmente a porta e admite vir a candidatar-se à Figueira da Foz como independente. Mesmo que a concelhia do PSD já tenha tomado uma decisão e avance com Pedro Machado, Pedro …

Um Papa na "Terra de Abraão" pela primeira vez na História. Francisco em viagem inédita ao Iraque

Depois de 15 meses em Itália, o Papa Francisco regressou às viagens pastorais com uma visita de quatro dias ao Iraque, uma viagem inédita de um líder da Igreja Católica ao Iraque.  O Papa Francisco desafiou …