/

Afinal, autoridades iraquianas dizem que líder do Daesh está vivo

(dr)

Abu Bakr al-Baghdadi, líder do grupo terrorista Estado Islâmico

O líder do Estado Islâmico estará vivo e na Síria, segundo Abú Alí al Basri, um alto responsável do Ministério do Interior iraquiano em declarações ao portal de notícias iraquianos IraqiNews.

Abú Alí al Basri, diretor dos serviços de Inteligência e Antiterrorismo do Ministério do Interior, assegurou que Abu Bakr al-Baghdadi estaria na Síria, apesar de não estar em Raqqa, considerada a “capital” do grupo nesse país.

Segundo as equipas em campo, há informação precisa sobre os movimentos do líder terrorista. A Equipa Soqur nega que al-Baghdadi esteja morto. “A informação difundida recentemente é falsa”, disse ao diário Al Sabá.

A única aparição pública de al-Baghdadi aconteceu em junho de 2014, na Grande Mesquita de Al Nouri, em Mossul, onde foi, na altura, proclamado o seu califado e, recentemente, destruída durante a ofensiva do exército iraquiano para expulsar os jihadistas da cidade.

O líder do Estado Islâmico foi dado como morto há cerca de um mês pelo Ministério da Defesa da Rússia, e após a vitória iraquiana e a libertação de Mossul, o grupo terrorista confirmou oficialmente a morte do seu líder.

Segundo as televisões locais, o grupo já nomeou o sucessor do terrorista.

“O Estado Islâmico publicou uma breve declaração em distintos meios do distrito de Tal Afar, a oeste de Mossul, na qual confirmou a morte do líder al-Baghdadi, sem precisar mais detalhes”, assinalou a fonte.

Os jihadistas incentivaram os seus membros a continuar com a luta para manter a estabilidade da fortaleza do Estado Islâmico. A mesma fonte acrescentou ainda, na altura, que “o anúncio já se esperava desde que há dois dias o grupo terrorista levantou a proibição de se falar publicamente sobre a morte de al-Baghdadi”.

Agora, em declarações à Reuters, citadas pela Renascença, Lahur Talabany diz que tem informações seguras de que o terrorista permanece vivo e em fuga. “Al-Bagdadi está vivo, sem dúvida. Não morreu. A nossa informação é de que está vivo. Acreditamos nisso com 99% de certeza”, afirma.

Segundo este especialista, não se pode esquecer que al-Baghdadi tem uma longa experiência em escapar-se às autoridades. “Não esqueçam que as raízes dele remontam aos dias da Al-Qaeda no Iraque. Já na altura escondia-se dos serviços de segurança. Ele sabe bem o que está a fazer”.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.