Afinal, autoridades iraquianas dizem que líder do Daesh está vivo

(dr)

Abu Bakr al-Baghdadi, líder do grupo terrorista Estado Islâmico

O líder do Estado Islâmico estará vivo e na Síria, segundo Abú Alí al Basri, um alto responsável do Ministério do Interior iraquiano em declarações ao portal de notícias iraquianos IraqiNews.

Abú Alí al Basri, diretor dos serviços de Inteligência e Antiterrorismo do Ministério do Interior, assegurou que Abu Bakr al-Baghdadi estaria na Síria, apesar de não estar em Raqqa, considerada a “capital” do grupo nesse país.

Segundo as equipas em campo, há informação precisa sobre os movimentos do líder terrorista. A Equipa Soqur nega que al-Baghdadi esteja morto. “A informação difundida recentemente é falsa”, disse ao diário Al Sabá.

A única aparição pública de al-Baghdadi aconteceu em junho de 2014, na Grande Mesquita de Al Nouri, em Mossul, onde foi, na altura, proclamado o seu califado e, recentemente, destruída durante a ofensiva do exército iraquiano para expulsar os jihadistas da cidade.

O líder do Estado Islâmico foi dado como morto há cerca de um mês pelo Ministério da Defesa da Rússia, e após a vitória iraquiana e a libertação de Mossul, o grupo terrorista confirmou oficialmente a morte do seu líder.

Segundo as televisões locais, o grupo já nomeou o sucessor do terrorista.

“O Estado Islâmico publicou uma breve declaração em distintos meios do distrito de Tal Afar, a oeste de Mossul, na qual confirmou a morte do líder al-Baghdadi, sem precisar mais detalhes”, assinalou a fonte.

Os jihadistas incentivaram os seus membros a continuar com a luta para manter a estabilidade da fortaleza do Estado Islâmico. A mesma fonte acrescentou ainda, na altura, que “o anúncio já se esperava desde que há dois dias o grupo terrorista levantou a proibição de se falar publicamente sobre a morte de al-Baghdadi”.

Agora, em declarações à Reuters, citadas pela Renascença, Lahur Talabany diz que tem informações seguras de que o terrorista permanece vivo e em fuga. “Al-Bagdadi está vivo, sem dúvida. Não morreu. A nossa informação é de que está vivo. Acreditamos nisso com 99% de certeza”, afirma.

Segundo este especialista, não se pode esquecer que al-Baghdadi tem uma longa experiência em escapar-se às autoridades. “Não esqueçam que as raízes dele remontam aos dias da Al-Qaeda no Iraque. Já na altura escondia-se dos serviços de segurança. Ele sabe bem o que está a fazer”.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

O maior avião do mundo vai ser uma plataforma de lançamento para veículos hipersónicos

A empresa que criou o maior avião do mundo, que apenas voou uma vez, encontrou uma nova funcionalidade para a aeronave: será usado como plataforma de lançamento para veículos hipersónicos, o que poderá revolucionar a …

Sondas da missão a Mercúrio vão passar pela Terra (e vão ser visíveis a olho nu)

A missão conjunta europeia e japonesa BepiColombo está a caminho de Mercúrio. Porém, para chegar lá, terá de passar novamente pela Terra. Este evento acontecerá em 10 de abril e as pessoas nas latitudes do sul …

Xiaomi lança máscara elétrica que carrega via USB

A pandemia de Covid-19 tem impulsionado o surgimento de alguns recursos melhorados para fazer face ao combate do novo coronavírus. É o caso da nova máscara de esterilização elétrica da Xiaomi, que carrega via USB. A …

Em paradeiro incerto, ministra da Guiné-Bissau diz correr perigo de vida

Ruth Monteiro, ministra da Justiça e dos Negócios Estrangeiros no Governo da Guiné-Bissau deposto no golpe do dia 27 de fevereiro, está em parte incerta e diz correr perigo de vida. De acordo com o semanário …

Ovelhas e bactérias estão a ajudar a combater o coronavírus

Anticorpos que podem ajudar a combater o SARS-CoV-2, o vírus que causa a covid-19, estão a ser testados em ovelhas. Estes podem ser usados para desenvolver testes de diagnóstico. O SARS-CoV-2, o vírus que causa a …

Marcelo sai uma vez por semana, usa máscara e luvas nas compras (e passa a Páscoa em Belém)

O Presidente da República afirmou este sábado que, para se proteger do surto de covid-19, só sai em trabalho uma vez semana, usa máscara nas compras e vai passar a Páscoa confinado no Palácio de …

A procura por sumo de laranja está a disparar (e a culpa é do coronavírus)

A procura por sumo de laranja tem disparado nos últimos tempos, muito devido à pandemia de covid-19. As pessoas querem reforçar o seu sistema imunitário. Já quase ninguém está indiferente à ameaça da pandemia de covid-19, …

Nove pessoas com covid-19 curadas após receberem plasma de doentes recuperados

Pelo menos nove pessoas internadas nos cuidados intensivos em Itália com covid-19 já foram curadas, depois de receberem plasma de pacientes recuperados. De acordo com o jornal italiano Corriere della Sera, os doentes receberam o plasma …

Grace tem seis anos e pode ser a autora mais nova de sempre de um artigo científico

Uma menina de seis anos, que vive na Austrália, pode ser a autora mais nova de sempre a ter um artigo científico publicado numa revista da especialidade. Grace Fulton tem uma enorme paixão por animais e, …

Geco encheu Lisboa com autocolantes (e a polícia de Roma está a pedir ajuda para o encontrar)

A polícia de Roma está a pedir ajuda à Associação Vizinhos de Lisboa para encontrar o graffiter Geco, cujas pinturas e autocolantes se podem ver por toda a capital portuguesa, e que está em investigação …