Afinal, as bactérias não esperam 5 segundos para infectar a comida no chão

left-hand / Flickr

-

Um grupo de investigadores americanos concluiu que a “regra dos cinco segundos” é, na verdade, um mito perigoso, porque a contaminação de um alimento que cai numa superfície com bactérias pode acontecer em menos de um segundo.

A “regra dos cinco segundos” é uma espécie de lenda urbana que defende que, se a comida ficar no chão apenas por alguns segundos, não acumulará germes que a tornem imprópria para o consumo.

Vários cientistas têm defendido esta teoria. Mas, agora, investigadores da Universidade Rutgers vieram confirmar que não existe um tempo tolerado para que a comida possa ficar numa superfície com bactérias, porque a contaminação é instantânea e aumenta conforme o tempo de contacto.

Segundo o estudo publicado na Applied and Environmental Microbiology, a transferência de bactérias começa assim que o alimento atinge o chão e, quanto mais tempo o alimento permanecer na superfície, mais bactérias poderão alcançá-lo.

Os cientistas defendem que a contaminação é influenciada pelo tipo de alimento – quanto mais húmida for a comida, mais rapidamente será infetada por bactérias.

As bactérias não têm pernas, movem-se com a humidade, e quanto mais húmida for a comida, maior é o risco de transferência”, afirmou Donald Schaffner, um dos autores do estudo.

Dos alimentos testados pela equipa, uma melancia foi contaminada por mais bactérias do que uma goma, ou seja, mesmo que nenhum alimento esteja 100% seguro depois de cair no chão, alguns apresentam vantagens sobre os outros.

Os especialistas descobriram ainda que o tipo de superfície também interfere na quantidade de bactérias que se infiltram na comida.

O aço inox parece ser a opção mais limpa mas, na verdade, os tapetes são a opção mais segura — em relação ao aço, cerâmica e madeira — provavelmente porque a textura minimiza o contacto com o chão.

De acordo com o especialista em germes Charles Gerba, da Universidade do Arizona, quando alguém come algo que caiu no chão “é como se estivesse a lamber as solas dos sapatos“.

“Mesmo que o chão esteja limpo ou a pessoa não use sapatos dentro de casa, não dá para ter a certeza de que não há quaisquer germes ali porque as bactérias são microscópicas e não conseguem ser vistas a olho nu”, adiantou.

Os especialistas afirmam que a maioria dos germes provavelmente não irá deixá-lo doente – mas é melhor pensar duas vezes antes de apanhar aquele alimento que caiu ao chão.

BZR, ZAP

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Nem são 5 segundos, nem é 1 segundo. É instantâneo. É que fica logo lixeira agarrada à comida, poeira que está no chão, cabelos, cuspidelas secas, e muitas outras impurezas. Se deixar cair em casa, na cozinha uma bolacha, ainda penso em apanha-la e comê-la sem crise.

RESPONDER

Descoberta classe de objetos bizarros perto do enorme buraco negro da Via Láctea

Astrónomos da Iniciativa Órbitas do Centro Galáctico da UCLA (Universidade da Califórnia) descobriram uma nova classe de objetos bizarros no centro da Via Láctea, não muito longe do buraco negro supermassivo chamado Sagitário A*. "Estes objetos …

David Lynch lança curta-metragem no Netflix em dia de aniversário

O realizador norte-americano lançou no Netflix, esta segunda-feira, uma curta-metragem de 17 minutos. David Lynch lançou, esta segunda-feira, no dia do seu 74.º aniversário, uma curta-metragem de 17 minutos no Netflix, escreve o jornal Público. "What Did …

Dois homens confessam ter roubado (e depois devolvido) quadro de Klimt

A dupla de assaltantes disse que tinha roubado a pintura, em fevereiro de 1997, e que a devolveu "como um presente para a cidade". Dois homens confessaram ter roubado, e logo depois devolvido, a pintura de …

Ozzy Osbourne revela que tem Parkinson

O músico britânico, de 71 anos, revelou, esta terça-feira, que foi diagnosticado com a doença de Parkinson. De acordo com o The Guardian, Ozzy Osbourne fez esta revelação durante uma entrevista no programa Good Morning America, …

Jorja Smith regressa ao NOS Alive em 2020

A cantora britânica é a mais recente confirmação do NOS Alive 2020. O Passeio Marítimo de Algés volta assim a receber Jorja Smith pelo segundo ano consecutivo. “A artista que fez história com um dos concertos …

Confirmada a autenticidade de um raro auto-retrato de Van Gogh

Os principais especialistas holandeses da obra de Van Gogh concluíram que um auto-retrato de 1889 foi realmente pintado pelo artista. A notícia é avançada pelo jornal local holandês Dutch News, que recorda que a autenticidade desta …

Serviço de streaming Disney+ chega a Portugal no verão

O serviço de streaming da Disney chega à Europa a 24 de março. Reino Unido, Irlanda, França, Alemanha, Itália, Espanha, Áustria e Suíça serão os primeiros países a receber o Disney+. Em Portugal, a plataforma …

Tal como os cães, lobos bebés também brincam ao "busca" (e surpreendem os cientistas)

Brincar ao "busca" com o seu cão não é tão fácil como parece. É uma habilidade tão avançada que muitos cientistas acreditam que só terá aparecido após milhares de anos de domesticação. No entanto, isto pode …

Corpo de Paulo Gonçalves chega a Portugal na quinta-feira

O corpo do piloto português chega a Portugal, esta quinta-feira, ao final da manhã, disse à agência Lusa fonte da Secretaria de Estado das Comunidades. O corpo de Paulo Gonçalves, que morreu na sequência de queda na sétima …

Braga 2-1 Sporting | Minhotos domam "leão" e garantem final

O Sporting de Braga está na final da Allianz Cup. A formação minhota, anfitriã da “final four”, bateu o Sporting – ainda detentor do título – na primeira das meias-finais, por 2-1, num jogo bem …