Afinal, ainda não há acordo entre Isabel dos Santos e o CaixaBank

isabel_santos_angola / Instagram

A empresária angolana Isabel dos Santos

A empresária angolana Isabel dos Santos

Empresária angolana lançou um comunicado este sábado à noite, no qual afirma que as negociações para vender a sua parte no BPI ainda não estão concluídas.

O acordo com os espanhóis para resolver o problema da exposição do BPI ao mercado angolano tinha sido anunciado na semana passada mas, pelos vistos, ainda há “elementos pendentes”.

Isabel dos Santos, que controla atualmente 20% do banco, divulgou este sábado à noite um comunicado em que alerta para o facto de “a proposta do CaixaBank para adquirir o controlo do BPI ainda está para ser finalmente acordada”, cita o Público.

“Tenho esperança de que as negociações em curso serão concluídas com êxito, no melhor interesse de todas as partes”, diz a empresária angolana, através do comunicado emitido pela Santoro, holding angolana controlada por si.

No último domingo, o BPI enviou um comunicado à CMVM em que anunciava que os dois principais acionistas tinham encerrado “com sucesso” as negociações.

“O Banco BPI torna público ter sido informado pelo CaixaBank, S.A. e pela Santoro Finance – Prestação de Serviços, S.A. que se encerraram hoje com sucesso as negociações que os envolveram para encontrar uma solução para a situação de incumprimento pelo Banco BPI do limite de grandes riscos”, podia ler-se.

O mesmo comunicado não adiantava qualquer detalhe do acordo com os espanhóis, que neste momento são os maiores acionistas do banco com 44%, por isso, a Comissão de Mercado dos Valores Mobiliários decidiu suspender as ações do banco na segunda-feira, situação que se mantém até hoje.

O Banco Central Europeu tinha dado até domingo passado como o prazo limite para que o BPI reduzisse o excesso de exposição a Angola – abandonando a participação no BFA, Banco Fomento de Angola, onde Isabel dos Santos também detém capital -, já que está entre os países que não têm uma regulação e supervisão equivalente às práticas europeias.

Se não houvesse acordo até esse dia, o BPI seria multado pelo BCE, pagando coimas diárias de 160 mil euros.

Mas, pelos vistos, o acordo não será assim tão certo, uma vez que a filha do presidente angolano vem agora alertar para “elementos pendentes que precisam de ser resolvidos”.

No mesmo comunicado, sublinha que a sua posição é que a “participação actual do BPI no BFA [50,1%, sendo o restante capital detido pela Unitel, que por sua vez é controlada por Isabel dos Santos] seja reduzida e que as acções do BFA sejam admitidas à cotação em bolsa; e que isso poderia acontecer através da dispersão das acções numa bolsa de valores adequada”, bolsa essa que poderá ser a de Lisboa segundo o mesmo jornal.

ZAP

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Onde é que a santinha isabel dos santos arranjou o dinheiro para ser entes dos 50 anos muitas vezes bilionária?- Com a cleptocracia de angola instalada no poder há quase 50 anos e com o ex-terrorista eduardo dos santos à frente. Achas que se o teu pai fosse um daqueles pretos sobre quem tivemos de disparar e “correr” de angola para fora que alguma vez chegavas onde estás? Mas os culpados foram os freitas, os cunhais e os soares desta bandalheira em que se tornou portugal. Espero que venha o dia em que te corram daqui para fora, não porque faças muita sombra mas porque o dinheiro não é teu. Devolve-o ao povo angolano, morto de fome, de piolhos e de ladrões.

RESPONDER

Cofundador do Twitter doa 28% da riqueza para causas solidárias. Incluindo combate à Covid-19

O cofundador do Twitter, Jack Dorsey, anunciou que vai doar mil milhões de dólares (920 milhões de euros), 28% da sua riqueza pessoal, para causas solidárias, incluindo a luta contra a pandemia da Covid-19. Numa mensagem …

Reclusos libertados e cortes de água, luz, gás e internet suspensos

Esta quarta-feira, no Parlamento, a esquerda viabilizou o projeto do Governo para libertar reclusos. O PS vai ainda viabilizar as propostas do PCP e do BE que suspendem cortes na água, luz, gás e internet. A …

Pandemia deixa passaporte português mais "forte". É o sexto mais poderoso do mundo

A pandemia desencadeada pelo novo coronavírus oriundo da China (covid-19) tornou o passaporte português mais forte. O documento português subiu uma posição no ranking da Henley Passport Index, estando agora o documento na sexta posição dos …

SAD do Leixões avança para lay-off

A SAD do Leixões propôs ao plantel "que nos próximos três meses, abril incluído, pagaria metade do salário em cada mês, valores que seriam repostos ao longo do trimestre que se seguiria". O plantel do Leixões, …

Rui Pinto colocado em prisão domiciliária

O hacker Rui Pinto, criador do Football Leaks e autor das revelações do caso Luanda Leaks, foi colocado em prisão domiciliária esta quarta-feira. Rui Pinto, que estava em prisão preventiva desde 22 de março de 2019, …

Detidas 33 pessoas desde a renovação do estado de emergência

A PSP e a GNR detiveram, até terça-feira, 33 pessoas pelo crime de desobediência desde 3 de abril, totalizando 141 as detenções feitas desde o início do estado de emergência, indicou o Ministério da Administração …

Bruxelas disponibiliza 300 milhões de euros a pequenas e médias empresas para alavancar investimentos

O programa "Escalar" disponibiliza 300 milhões de euros, através do Fundo Europeu de Investimento, para apoiar investimentos de pequenas e médias empresas "promissoras" que queiram crescer. A Comissão Europeia anunciou que vai disponibilizar 300 milhões de …

Maçonaria cancela eleições e proíbe rituais em sessões virtuais

A pandemia de Covid-19 levou o Grão Mestre do Grande Oriente Lusitano, Fernando Lima, a principal obediência maçónica em Portugal, a cancelar as eleições e a proibir os encontros com rituais maçónicos 'online', visto que …

Mourinho quebra regras e assume que errou ao ir treinar com Ndombele

Fotografias e vídeos divulgados nas redes sociais mostram José Mourinho e os jogadores do Tottenham a treinar juntos e a violar as regras de segurança impostas devido ao surto do novo coronavírus. O Tottenham, treinado por …

Rússia bate recordes de infeções diárias. Em Itália, o número de mortes voltou a diminuir

Há três dias consecutivas que o número de novos casos bate recordes de crescimento na Rússia. Já em Itália, o número de mortes voltou a diminuir esta quarta-feira. Pelo terceiro dia consecutivo, o crescimento de número …