Afinal a “principessa” de Da Vinci pode ser só uma funcionária de supermercado

Wikimedia

"La Bella Principessa", de Leonardo da Vinci

“La Bella Principessa”, de Leonardo da Vinci

O falsificador Shaun Greenhalgh assegura que “La Bella Principessa”, um dos quadros mais conhecidos de Leonardo Da Vinci, foi na realidade feito por si e não é mais do que uma funcionária com quem trabalhou num supermercado.

“La Bella Principessa” sempre foi vista por todos os especialistas de arte como uma obra criada pelas mãos de Leonardo Da Vinci, no século XV, na qual retrata Bianca, a filha de 13 anos do duque de Milão Ludovico Sforza.

Realizado à base de giz e tinta e, dada a técnica e o detalhe, os especialistas sempre defenderam que é uma obra autêntica daquele que é um dos renascentistas mais importantes da história.

Porém, essa é uma certeza que pode estar prestes a mudar, agora que o falsificador Shaun Greenhalgh veio a público afirmar que o quadro foi feito por si na década de 70 e que, na realidade, representa uma colega de trabalho.

Para retratar a suposta ‘princesa’, o falsificador diz que se baseou numa jovem com quem trabalhava numa loja em Bolton, no Reino Unido, conta o Daily Mail, citado pelo RT.

“Desenhei esta obra em 1978, quando trabalhava num supermercado. A modelo era uma rapariga chamada Sally que trabalhava na caixa”, conta.

Também para dar credibilidade à sua versão, Greenhalgh afirma que, na altura, utilizou materiais que datavam de 1587, semelhantes aos que Da Vinci usava.

O quadro, que foi descoberto em 1998, encontra-se na posse de um colecionador privado, tendo sido valorizada em 100 milhões de libras, cerca de 140 milhões de euros.

Greenhalgh, atualmente com 54 anos de idade, é considerado pela Metropolitan Police como um dos “mais versáteis falsificadores de arte conhecidos na história”.

Em 2007, foi condenado a quatro anos e oito meses de prisão por ter vendido obras falsificadas como se fossem originais. Na sua coleção contam-se, por exemplo, falsificações de esculturas do francês Paul Gauguin e antiguidades romanas.

ZAP / RT

PARTILHAR

RESPONDER

Madeira. Sondagem da RTP indica que PSD perde maioria absoluta

De acordo com uma nova sondagem da Universidade Católica para a RTP, o PSD pode perder a maioria absoluta na Madeira, enquanto que o PS pode aumentar o número de assentos no parlamento regional. Uma nova …

Secretário de Estado da Proteção Civil demite-se

Artur Neves, secretário de Estado da Proteção Civil, apresentou o pedido de demissão ao Ministro de Administração Interna esta quarta-feira. "Na sequência do pedido de exoneração, por motivos pessoais, do Secretário de Estado da Proteção Civil, …

Câmara de Lisboa volta a dar isenção de taxas ao Rock in Rio

A Assembleia Municipal de Lisboa aprovou, esta terça-feira, que a organização do Rock in Rio fica novamente isenta do pagamento de taxas, no valor de três milhões de euros, pela realização das edições de 2020 …

Pelo menos 23 crianças morreram em incêndio em escola na Libéria

Um incêndio deflagrou nesta quarta-feira num colégio interno nos subúrbios da capital da Libéria, Monróvia. Dezenas de crianças morreram - 23 segundo a BBC, 27 de acordo com a Reuters. “As crianças estavam a aprender o …

Diferenças entre Rio e Costa "ficaram muito marcadas" no debate

Apesar de esclarecedor, Rui Rio sublinhou que o debate de segunda-feira "não foi decisivo", frisando que, até 6 de outubro, "ainda há um caminho a percorrer". O líder do PSD, Rui Rio, defende que as …

WhatsApp começa a ganhar relevância nas eleições em Portugal

Uma investigadora do ISCTE atribui muita importância aos grupos que começam agora a surgir no WhatsApp, que "não são uma coisa muito visível", mas "chega às pessoas de uma forma diferente" e "mais personalizada". Ainda …

Avioneta da Força Aérea espanhola cai no Mar Menor. Instrutor de voo e aluna morreram

Um instrutor e uma aluna morreram esta quarta-feira depois de um avioneta da Força Aérea Espanhola ter caído no Mar Menor, perto da localidade de San Javier, na região de Múrcia. As duas vítimas mortais eram …

Rosa Grilo reafirma inocência. Amante nega qualquer envolvimento no crime

A segunda sessão do julgamento foi marcada por contradições da arguida Rosa Grilo, acusada do homicídio do marido, em coautoria com o amante. Segundo a SIC Notícias, nesta segunda sessão do julgamento, no Tribunal de Loures, …

Primeiro debate a seis começou com divergências nas pensões e terminou com carne e peixe

Realizou-se nesta quarta-feira o primeiro debate da campanha eleitoral com todos os líderes dos partidos políticos com assento parlamentar. Transmitido pelas Rádios TSF, Renascença e Antena 1, o debate deixou a nu as divergências ideológicas …

Missão do PPM é alertar para "revolução bolchevique" em Portugal

A missão do Partido Popular Monárquico (PPM) nas eleições legislativas é alertar para "a revolução bolchevique" que está em curso em Portugal, país que corre o risco de se transformar numa Venezuela, segundo o presidente …