Afinal a “principessa” de Da Vinci pode ser só uma funcionária de supermercado

Wikimedia

"La Bella Principessa", de Leonardo da Vinci

“La Bella Principessa”, de Leonardo da Vinci

O falsificador Shaun Greenhalgh assegura que “La Bella Principessa”, um dos quadros mais conhecidos de Leonardo Da Vinci, foi na realidade feito por si e não é mais do que uma funcionária com quem trabalhou num supermercado.

“La Bella Principessa” sempre foi vista por todos os especialistas de arte como uma obra criada pelas mãos de Leonardo Da Vinci, no século XV, na qual retrata Bianca, a filha de 13 anos do duque de Milão Ludovico Sforza.

Realizado à base de giz e tinta e, dada a técnica e o detalhe, os especialistas sempre defenderam que é uma obra autêntica daquele que é um dos renascentistas mais importantes da história.

Porém, essa é uma certeza que pode estar prestes a mudar, agora que o falsificador Shaun Greenhalgh veio a público afirmar que o quadro foi feito por si na década de 70 e que, na realidade, representa uma colega de trabalho.

Para retratar a suposta ‘princesa’, o falsificador diz que se baseou numa jovem com quem trabalhava numa loja em Bolton, no Reino Unido, conta o Daily Mail, citado pelo RT.

“Desenhei esta obra em 1978, quando trabalhava num supermercado. A modelo era uma rapariga chamada Sally que trabalhava na caixa”, conta.

Também para dar credibilidade à sua versão, Greenhalgh afirma que, na altura, utilizou materiais que datavam de 1587, semelhantes aos que Da Vinci usava.

O quadro, que foi descoberto em 1998, encontra-se na posse de um colecionador privado, tendo sido valorizada em 100 milhões de libras, cerca de 140 milhões de euros.

Greenhalgh, atualmente com 54 anos de idade, é considerado pela Metropolitan Police como um dos “mais versáteis falsificadores de arte conhecidos na história”.

Em 2007, foi condenado a quatro anos e oito meses de prisão por ter vendido obras falsificadas como se fossem originais. Na sua coleção contam-se, por exemplo, falsificações de esculturas do francês Paul Gauguin e antiguidades romanas.

ZAP / RT

PARTILHAR

RESPONDER

Oposição israelita pedirá dissolução do parlamento e novas eleições

O líder da oposição israelita, Yair Lapid, anunciou na segunda-feira que apresentará na próxima semana uma iniciativa para dissolver o Knesset (parlamento) e convocar eleições, num contexto de tensão na coligação governamental, noticiou a agência …

PSD de Castelo Branco pede demissão da deputada do PS Hortense Martins

O PSD de Castelo Branco pediu esta segunda-feira a demissão da deputada socialista Hortense Martins, alegando que não tem condições para representar o distrito, depois de condenada a pagar o arquivamento de um processo onde …

Bruxelas anuncia sexto contrato para vacinas, desta vez com a Moderna

A presidente da Comissão Europeia anunciou, esta terça-feira, um novo contrato para assegurar vacinas contra a covid-19, desta feita com a norte-americana Moderna, que fornecerá até 160 milhões de doses. "Estou feliz por anunciar que aprovámos …

Shinzo Abe investigado por alegado uso ilegal de fundos para financiar eventos privados

Procuradores no Japão estão a investigar o gabinete pessoal do antigo primeiro-ministro Shinzo Abe pela alegada utilização ilegal de fundos para financiar eventos privados, para os quais foram convidados apoiantes do líder japonês entre 2013 …

Rússia anuncia eficácia de 95% da vacina Sputnik V

A Rússia anunciou, esta terça-feira, que sua vacina Sputnik V, desenvolvida pelo Centro Nacional de Epidemiologia e Microbiologia Gamaleya, tem uma eficácia de 95%, segundo resultados preliminares. Em comunicado no site oficial da vacina russa, o Centro …

Emigrantes querem votar por correio nas presidenciais

O movimento de emigrantes "Também somos portugueses" pede a alteração urgente das leis eleitorais para que possam votar por correio, no mesmo dia em que Marcelo Rebelo de Sousa, atual Presidente da República, anuncia a …

"Um objectivo histórico". Efacec leva luz a todo o Ruanda

A Efacec instalou três sub-estações de alta tensão no Ruanda, contribuindo atingir "um objetivo histórico da República do Ruanda" com "a electrificação total do país em 2023". O projecto da empresa portuguesa está orçado em …

Portugal com mais 85 mortes e 3919 casos de covid-19. Número de internados nunca foi tão alto

Portugal regista, esta terça-feira, mais 85 mortes e 3919 novos casos de infeção por covid-19, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da DGS, dos 3919 novos casos, 2284 …

Vésperas de feriado sem confinamento obrigatório

Nos dias 30 de novembro e 07 de dezembro, que antecedem os dois feriados, não serão aplicadas as restrições de circulação definidas para os fins de semana e feriados, embora as escolas interrompam a atividade …

Eduardo Catroga: Foi o PS quem ultrapassou as "linhas vermelhas" após aceitar apoio do PCP e do BE

Eduardo Catroga, antigo ministro das Finanças de Cavaco Silva, defende que foi o PS quem ultrapassou as "linhas vermelhas" após aceitar o apoio do PCP e do Bloco de Esquerda, partidos "anti-tudo". O ex-ministro das Finanças …