Afinal a “principessa” de Da Vinci pode ser só uma funcionária de supermercado

Wikimedia

"La Bella Principessa", de Leonardo da Vinci

“La Bella Principessa”, de Leonardo da Vinci

O falsificador Shaun Greenhalgh assegura que “La Bella Principessa”, um dos quadros mais conhecidos de Leonardo Da Vinci, foi na realidade feito por si e não é mais do que uma funcionária com quem trabalhou num supermercado.

“La Bella Principessa” sempre foi vista por todos os especialistas de arte como uma obra criada pelas mãos de Leonardo Da Vinci, no século XV, na qual retrata Bianca, a filha de 13 anos do duque de Milão Ludovico Sforza.

Realizado à base de giz e tinta e, dada a técnica e o detalhe, os especialistas sempre defenderam que é uma obra autêntica daquele que é um dos renascentistas mais importantes da história.

Porém, essa é uma certeza que pode estar prestes a mudar, agora que o falsificador Shaun Greenhalgh veio a público afirmar que o quadro foi feito por si na década de 70 e que, na realidade, representa uma colega de trabalho.

Para retratar a suposta ‘princesa’, o falsificador diz que se baseou numa jovem com quem trabalhava numa loja em Bolton, no Reino Unido, conta o Daily Mail, citado pelo RT.

“Desenhei esta obra em 1978, quando trabalhava num supermercado. A modelo era uma rapariga chamada Sally que trabalhava na caixa”, conta.

Também para dar credibilidade à sua versão, Greenhalgh afirma que, na altura, utilizou materiais que datavam de 1587, semelhantes aos que Da Vinci usava.

O quadro, que foi descoberto em 1998, encontra-se na posse de um colecionador privado, tendo sido valorizada em 100 milhões de libras, cerca de 140 milhões de euros.

Greenhalgh, atualmente com 54 anos de idade, é considerado pela Metropolitan Police como um dos “mais versáteis falsificadores de arte conhecidos na história”.

Em 2007, foi condenado a quatro anos e oito meses de prisão por ter vendido obras falsificadas como se fossem originais. Na sua coleção contam-se, por exemplo, falsificações de esculturas do francês Paul Gauguin e antiguidades romanas.

ZAP / RT

PARTILHAR

RESPONDER

ADN herdado dos neandertais pode aumentar o risco de covid-19

Uma nova investigação concluiu que um segmento de ADN herdado dos neandertais presente em alguns humanos pode aumentar o risco de covid-19. De acordo com o estudo levado a cabo por cientistas da Alemanha e …

Ricardo Salgado vai ser acusado de liderar organização criminosa dentro do BES

O Ministério Público (MP) prepara-se para acusar Ricardo Salgado de liderar uma associação criminosa enquanto esteve à frente do Grupo Espírito Santo (GES), avança o jornal Público este sábado. De acordo com o matutino, esta …

FC Pingzau: O clube que sonha com a Champions e que também pode ser seu por 500 euros

Deter parte de um clube com aspirações à Liga dos Campeões é possível e já pode fazê-lo por apenas 500 euros.O FC Pingzau é o clube austríaco detido por adeptos com o objetivo de chegar …

Uma pitada de poeira de rocha pode ajudar a evitar alterações climáticas catastróficas

O uso de poeira de rocha na agricultura traz não só vantagens para a colheita, mas também para o ambiente. Esta técnica permite uma remoção eficiente do dióxido de carbono. Espalhar poeira de rocha nos terrenos …

ANA avança com plano de "saídas voluntárias"

A ANA, gestora dos aeroportos nacionais, vai avançar com "um plano de saídas voluntárias", no âmbito do redimensionamento das equipas. A ANA - Aeroportos de Portugal, gestora dos aeroportos nacionais, vai avançar com “um plano de …

Cientistas detetaram estranhos objetos astronómicos circulares (e não fazem ideia do que são)

Recorrendo a telescópios, uma equipa de astrofísicos detetou quatro estranhos objetos astronómicos. Foram encontrados nos comprimentos de onda de rádio e são circulares e mais brilhantes do que as suas bordas. Estes estranhos e inesperados …

Especialista alerta sobre possíveis vírus extraterrestres que podem chegar à Terra em futuras missões

O cientista e antigo colaborador da NASA Scott Hubbard alertou para a possível chegada de vírus extraterrestres à Terra em futuras missões espaciais, notando que o interesse pela exploração do Espaço tem aumentado. O antigo …

Covid-19. A morada e a cor da pele são um fator de risco no Brasil

Enquanto que na Europa a idade é um fator de risco da covid-19, no Brasil, o sítio onde moram e a cor da sua pele definem essa fronteira entre os que têm maior ou menor …

Lagos dos Estados Unidos estão a ficar cobertos de verde. Nem os mais remotos escapam

Vários lagos montanhosos dos Estados Unidos estão a tornar-se verdes devido ao crescimento de algas que prosperam por causa das alterações climáticas, concluiu um estudo conduzido por cientistas da Universidade do Colorado. De acordo com a …

No Algarve, metade dos casos de infeção resultaram de transmissão social

Um estudo apresentado na última reunião do Infarmed, em Lisboa, veio estabelecer uma relação entre a propagação do vírus no Algarve e o fator social. De acordo com o estudo, apresentado na última reunião do Infarmed, …