Afastado desde a noite eleitoral, Rui Rio volta para lançar suspeitas sobre a RTP

Manuel Fernando Araújo / Lusa

O presidente do PSD, Rui Rio

Afastado dos holofotes desde a noite eleitoral e sem dizer se se vai recandidatar à liderança do PSD, Rui Rio recorreu ao Twitter para comentar as suas suspeitas sobre a RTP.

O líder social-democrata recorreu às redes sociais para sugerir implicitamente que a RTP protegeu o PS e António Costa durante as eleições. Em causa está, de acordo com o semanário Expresso, o programa de investigação jornalística “Sexta às 9” e um novo caso a envolver membros do Governo.

Rio comentou a última edição do “Sexta às 9”, programa de investigação jornalística protagonizado por Sandra Felgueiras: “Porque será que o Sexta às 9 foi suspenso antes das eleições, particularmente este programa que só pode ser emitido ontem? Pode haver mil razões, mas perante a gravidade do que aqui está…”, deixa no ar o líder social-democrata.

A não transmissão do programa “Sexta às 9” durante o período eleitoral alimentou denúncias sobre tentativas de condicionamento por parte da direção da RTP aos jornalistas em causa – acusações refutadas pelos responsáveis editoriais da estação pública. Rio aparenta ver agora essa tese como provada, sugerindo que a RTP não quis prejudicar o PS e António Costa durante as eleições.

Sandra Felgueiras e a sua equipa dão destaque ao inquérito-crime aberto pelo Ministério Público por suspeitas de crimes económicos no ato de entrega pelo Estado de uma concessão para exploração de lítio em Montalegre. No centro da investigação estão duas figuras ligadas ao universo socialista, Jorge Costa Oliveira, ex-secretário de Estado da Internacionalização e Pedro Siza Vieira, ministro Adjunto e da Economia, e uma empresa criada três dias antes do negócio.

A reportagem já motivou uma troca de argumentos entre João Galamba, secretário de Estado da Energia, e Sandra Felgueiras. Num longo texto publicado no Facebook, o socialista acusou a jornalista de se dedicar a reiterados exercícios de “desinformação” e de “alimentar mentiras”.

Já a jornalista acusou Galamba de viver em “total alheamento”. “Caro João Galamba, nenhum político nem servidor público está acima do escrutínio. A sua resposta é o reflexo pleno do total alheamento dos factos que pretende fazer desde o início. Atacar a solidez das nossas dúvidas é atacar neste momento o Ministério Público que abriu um inquérito-crime”, escreveu a jornalista.

ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Com certeza! O que o homem diz faz todo o sentido.
    Impõe-se uma justificação clara, por parte da RTP, das causas na origem da suspensão do programa naquele período.
    Eu tive oportunidade de ver o programa e, honestamente, aquilo (atribuição da licença de exploração, a constituição da empresa 3 dias antes, etc) tresanda a mafiosice e a esquema…é tudo menos claro e transparente. Confesso que fiquei revoltado com a reportagem. Há, pelo menos, dois artistas que, só de lhes ver a fronha, fica-se logo com a sensação que são trafulhas, vígaros, chico espertos…
    O poder é tentador e histórias de chulos, oportunistas e corruptos ligados aos partidos, em particular os do arco do poder (PS/PSD/CDS) são mais que muitas, portanto ninguém pode atirar pedras aos telhados dos outros, mas há algumas características que me levam a ter algum apreço por este homem. Estou saturado da politica rasteira, derrotista, em que quem está na oposição diz sempre mal do que o governo (seja qual fôr) faz, mesmo que bem feito. O país só perde com politiqueiros dessa estirpe, da estirpe Montenegro, Cristas, etc. .
    Rui Rio foi, desde o inicio, alguém que debate e confronta mas também sabe dar a mão á palmatória e reconhecer, publicamente, o que foi ou está bem feito, mesmo que seja uma medida qualquer oriunda de BE ou CDU. Pessoalmente, é um estilo que me agrada, porque me parece uma postura mais sensata e honesta.

  2. Tão ou mais grave do que a trapalhada na concessão das minas, foi a privatização da EGF que o Passos e Portas entregaram aos amigos da Monta-Engil (e para onde, só por acaso, o Portas depois foi trabalhar!), que já faz lobby para o governo alterar as leis à sua medida (prejudicando, mais uma vez, os contribuintes) e entregando de bandeja um serviço publico em monopólio a uma presa privada – e contra todas a indicações do regulador!!
    Mais uma excelente privatização (para a Mota-Engil, claro)!…
    .
    Muito boa foi a resposta da Sandra Felgueiras ao Galamba!…

RESPONDER

A Rússia criou a arma mais mortífera da história. Foi há 72 anos

Comummente conhecida por AK-47, a espingarda Kalashnikov foi responsável por milhões de mortes durante a nossa História, sendo uma das armas mais populares do mundo e a mais fabricada pela indústria de armamento. Segundo o The Conversation, …

Luxemburgo 0-2 Portugal | Campeão marca presença no Euro

Portugal venceu o Luxemburgo por 2-0 e apurou-se para a fase final do Euro2020 – a 11ª presença consecutiva da turma das “quinas” em fases finais de grandes competições. Num encontro mal jogado, em parte pelas …

Hologramas e outras tecnologias podem ajudar a combater incêndios florestais

Portugal continua a ser assombrado pela destruição sem precedentes dos incêndios florestais. Agora é a hora de aproveitar as nossas ferramentas tecnológicas e encontrar maneiras inovadoras de ajudar a aliviar o problema e também evitar …

Pombos estão a perder dedos ou patas por causa da poluição

Basta passar algum tempo na praça de uma cidade para ver que alguns pombos têm patas feridas ou dedos em falta. Embora possamos pensar que isto é causado por algum vírus ou pelos eventuais desentendimentos …

Descoberto no Japão fóssil de pássaro com 120 milhões de anos

O fóssil de um pássaro do Cretáceo recentemente descoberto no Japão pode levar os cientistas a repensarem alguns detalhes sobre a evolução do voo. Há cerca de 120 milhões de anos, um pássaro com o tamanho …

Irão corta acesso à Internet após protestos contra a subida do preço da gasolina

O Irão cortou o acesso à internet no sábado, após os protestos contra o aumento do preço da gasolina, que provocaram fortes confrontos entre manifestantes e forças de segurança. O Irão cortou o acesso à internet …

A maior parte das Testemunhas de Jeová não apresenta queixa em caso de abuso sexual. Mas uma nova lei pode alterar essa realidade

Em casos de abuso sexual dentro organização religiosa Testemunhas de Jeová, a maior parte das vítimas não acusa os agressores por receio de serem excluídas, revelou um artigo da Vice. Agora, uma nova lei norte-americana, …

Hong Kong. Agente atingido por flecha e operação policial reforçada com canhão de água

Um polícia foi atingido numa perna por uma flecha lançada por manifestantes antigovernamentais e pró-democracia, informaram as forças de segurança, que reforçaram a operação no local com um canhão de água. Um polícia foi atingido …

Príncipe André nega ter abusado sexualmente de jovem de 17 anos

O príncipe André, filho de Isabel I, é acusado de ter abusado sexualmente de Virginia Giuffre, uma jovem que na altura tinha 17 anos. O caso remonta ao dia 10 de março de 2001 e, este …

FC Porto tira pão da boca ao Sporting ao desviar central brasileiro

Os 'dragões' podem estar perto de chegar a acordo para a transferência de Gustavo Henrique. O central do Santos estava em negociações com o Sporting, mas uma forte investida do FC Porto, pode ter mudado …