Afastado desde a noite eleitoral, Rui Rio volta para lançar suspeitas sobre a RTP

Manuel Fernando Araújo / Lusa

O presidente do PSD, Rui Rio

Afastado dos holofotes desde a noite eleitoral e sem dizer se se vai recandidatar à liderança do PSD, Rui Rio recorreu ao Twitter para comentar as suas suspeitas sobre a RTP.

O líder social-democrata recorreu às redes sociais para sugerir implicitamente que a RTP protegeu o PS e António Costa durante as eleições. Em causa está, de acordo com o semanário Expresso, o programa de investigação jornalística “Sexta às 9” e um novo caso a envolver membros do Governo.

Rio comentou a última edição do “Sexta às 9”, programa de investigação jornalística protagonizado por Sandra Felgueiras: “Porque será que o Sexta às 9 foi suspenso antes das eleições, particularmente este programa que só pode ser emitido ontem? Pode haver mil razões, mas perante a gravidade do que aqui está…”, deixa no ar o líder social-democrata.

A não transmissão do programa “Sexta às 9” durante o período eleitoral alimentou denúncias sobre tentativas de condicionamento por parte da direção da RTP aos jornalistas em causa – acusações refutadas pelos responsáveis editoriais da estação pública. Rio aparenta ver agora essa tese como provada, sugerindo que a RTP não quis prejudicar o PS e António Costa durante as eleições.

Sandra Felgueiras e a sua equipa dão destaque ao inquérito-crime aberto pelo Ministério Público por suspeitas de crimes económicos no ato de entrega pelo Estado de uma concessão para exploração de lítio em Montalegre. No centro da investigação estão duas figuras ligadas ao universo socialista, Jorge Costa Oliveira, ex-secretário de Estado da Internacionalização e Pedro Siza Vieira, ministro Adjunto e da Economia, e uma empresa criada três dias antes do negócio.

A reportagem já motivou uma troca de argumentos entre João Galamba, secretário de Estado da Energia, e Sandra Felgueiras. Num longo texto publicado no Facebook, o socialista acusou a jornalista de se dedicar a reiterados exercícios de “desinformação” e de “alimentar mentiras”.

Já a jornalista acusou Galamba de viver em “total alheamento”. “Caro João Galamba, nenhum político nem servidor público está acima do escrutínio. A sua resposta é o reflexo pleno do total alheamento dos factos que pretende fazer desde o início. Atacar a solidez das nossas dúvidas é atacar neste momento o Ministério Público que abriu um inquérito-crime”, escreveu a jornalista.

ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Com certeza! O que o homem diz faz todo o sentido.
    Impõe-se uma justificação clara, por parte da RTP, das causas na origem da suspensão do programa naquele período.
    Eu tive oportunidade de ver o programa e, honestamente, aquilo (atribuição da licença de exploração, a constituição da empresa 3 dias antes, etc) tresanda a mafiosice e a esquema…é tudo menos claro e transparente. Confesso que fiquei revoltado com a reportagem. Há, pelo menos, dois artistas que, só de lhes ver a fronha, fica-se logo com a sensação que são trafulhas, vígaros, chico espertos…
    O poder é tentador e histórias de chulos, oportunistas e corruptos ligados aos partidos, em particular os do arco do poder (PS/PSD/CDS) são mais que muitas, portanto ninguém pode atirar pedras aos telhados dos outros, mas há algumas características que me levam a ter algum apreço por este homem. Estou saturado da politica rasteira, derrotista, em que quem está na oposição diz sempre mal do que o governo (seja qual fôr) faz, mesmo que bem feito. O país só perde com politiqueiros dessa estirpe, da estirpe Montenegro, Cristas, etc. .
    Rui Rio foi, desde o inicio, alguém que debate e confronta mas também sabe dar a mão á palmatória e reconhecer, publicamente, o que foi ou está bem feito, mesmo que seja uma medida qualquer oriunda de BE ou CDU. Pessoalmente, é um estilo que me agrada, porque me parece uma postura mais sensata e honesta.

  2. Tão ou mais grave do que a trapalhada na concessão das minas, foi a privatização da EGF que o Passos e Portas entregaram aos amigos da Monta-Engil (e para onde, só por acaso, o Portas depois foi trabalhar!), que já faz lobby para o governo alterar as leis à sua medida (prejudicando, mais uma vez, os contribuintes) e entregando de bandeja um serviço publico em monopólio a uma presa privada – e contra todas a indicações do regulador!!
    Mais uma excelente privatização (para a Mota-Engil, claro)!…
    .
    Muito boa foi a resposta da Sandra Felgueiras ao Galamba!…

RESPONDER

Nem 8, nem 80. Centeno alerta para riscos na retirada precoce dos apoios (e do seu prolongamento)

O governador do Banco de Portugal (BdP), Mário Centeno, alertou esta terça-feira para os riscos de retirar de forma "precoce" as medidas de apoio ao emprego e ao crédito, bem como osperigos de os prolongar …

Novas restrições em Itália recebidas com protestos violentos

Manifestantes saíram à rua em várias cidades italianas, esta segunda-feira, para protestar contra as novas restrições anunciadas pelo Governo para controlar a pandemia de covid-19. De acordo com a agência Associated Press (AP), citada pelo jornal …

Número de Câmaras que devolvem parte do IRS duplicou numa década

O número de Câmaras Municipais que dão desconto no IRS aos munícipes, ao abrigo do Regime Financeiro das Autarquias locais, duplicou em dez anos. O número de Câmaras Municipais a efetuar descontos no IRS a favor …

"Melhor treinador de todos os tempos". Mourinho vai receber prémio na Web Summit

A Web Summit anunciou, esta terça-feira, que o treinador de futebol português vai ser premiado com o "Web Summit Innovation in Sport", durante o evento que decorre online entre 2 e 4 de dezembro. Em comunicado …

Afinal, novo apoio social vai chegar a 250 mil trabalhadores e custar 633 milhões de euros

As negociações do Governo com a esquerda levaram a alterações no novo apoio social, que deverá abranger mais 80 mil pessoas do que inicialmente estava previsto.  O novo apoio social previsto na proposta de Orçamento do …

Geringonça açoriana. PSD pondera ligação com CDS, PPM e Chega (e o PAN é o centro da disputa)

PSD leva em conta "casamento" político com CDS e PPM e estes podem ser opção para o executivo regional. Os sociais-democratas e os socialistas disputam o PAN. Após as eleições nos Açores, que se realizaram no …

"Dei-te quase tudo." PS dedica música ao Bloco, mas não vai em cantigas

"Dei-te quase tudo e quase tudo foi demais." A dedicatória do deputado socialista João Paulo Pedrosa resume a relação tensa do Governo com o Bloco de Esquerda. Sem acordo, parte das propostas no Código de …

Cristiano Ronaldo está a ser investigado em Itália por causa da covid-19

O ministro do Desporto de Itália, Vincenzo Spadafora, anunciou que está em curso uma investigação para "provar" que Cristiano Ronaldo quebrou o protocolo sanitário no âmbito da pandemia de covid-19. Em causa está o facto …

PEV vai abster-se na votação do Orçamento do Estado na generalidade

O Partido Ecologista "Os Verdes" junta-se ao PCP e ao PAN na abstenção da votação da proposta de Orçamento do Estado para 2021, cuja aprovação já está garantida. De acordo com o deputado José Luís Ferreira, …

Ovar volta a ativar Plano de Emergência Municipal

A Câmara Municipal de Ovar reativou o Plano Municipal de Emergência da Proteção Civil face ao aumento do número de casos de covid-19. Salvador Malheiro, decidiu ativar o Plano Municipal de Emergência, a partir das 00:00 …