Aeroporto de Roma-Fiumicino reaberto após incêndio desta madrugada

Massimo Percossi / EPA

-

O aeroporto Fiumicino de Roma reabriu esta quinta-feira à tarde, depois de um incêndio no terminal três ter obrigado ao encerramento durante toda a manhã.

O primeiro voo saiu cerca das 14h locais (13h em Lisboa), mas o regresso à normalidade prevê-se demorado no principal aeroporto da capital italiana, com longas filas de espera em toda a aerogare.

A companhia italiana Alitalia, que anulou todos os voos a partir e a chegar a Fiumicino, previstos até às 14h, à exceção de 13 voos intercontinentais, anunciou que o terminal três ia continuar fechado e que todas as operações iam ficar concentradas no Terminal 1.

Uma centena de funcionários foi mobilizada para ajudar os passageiros, acrescentou a companhia, que também preveniu que toda a rede ia registar atrasos e anulações durante o dia, devido a esta perturbação num dos principais pontos nevrálgicos.

De acordo com Vito Riggio, presidente da Autoridade de Aviação Civil Italiana (ENAC), o incêndio deflagrou perto da meia-noite na zona comercial do terminal três, “provavelmente devido a um curto-circuito“.

Os bombeiros intervieram rapidamente, mas só conseguiram dominar as chamas cerca das 05:00, acrescentou Riggio, sublinhando ser impossível, de momento, avaliar o valor dos estragos.

O administrador delegado da empresa Aeroportos de Roma (ADR), Lorenzo Lo Presti, afirmou que os terminais um, dois e cinco estão completamente operacionais.

Suspensas ao amanhecer, as ligações ferroviárias e rodoviárias com o aeroporto de Fiumicino foram já restabelecidas.

Quando o incêndio deflagrou, o terminal estava vazio.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.