Freddy Adu revela que cometeu o maior erro da carreira no Benfica

(dr) USMNT

Freddy Adu com a camisola da Seleção norte-americana.

Considerado uma eterna promessa do futebol mundial, Freddy Adu nunca conseguiu triunfar. O jogador diz que o maior erro da sua carreira foi cometido na sua passagem pelo SL Benfica.

Rotulado de o “novo Pelé”, Freddy Adu não é certamente um nome estranho aos adeptos portugueses. O norte-americano chegou ao Estádio da Luz em 2007, vindo do Real Salt Lake por 1,5 milhões de euros. O jogador acabou, no entanto, por nunca corresponder às elevadas expectativas que lhe colocaram e perdeu-se nos meandros de ligas secundárias.

Agora a jogar no Österlen FF, na Suécia, Freddy Adu é o protagonista de um podcast nos EUA, onde tem contado as peripécias da sua atribulada carreira. No mais recente episódio, o futebolista de 31 anos contou a sua experiência no SL Benfica. Foi com as ‘águias’ que Adu diz ter tomado a pior decisão da carreira.

“O maior erro que cometi na minha carreira foi ter saído do Benfica por empréstimo para o Mónaco. Digo-o de coração. Foi uma daquelas decisões que, se pudesse tomá-la de novo, não a faria. Tive três treinadores num ano no Benfica. O clube estava num momento tão disfuncional que só queria sair de lá e ir para outro lado o mais rápido possível. Mas acabou por ser a pior decisão”, começou por dizer o internacional norte-americano.

“Cheguei ao clube ao mesmo tempo que o Di María. No primeiro ano estive melhor do que ele. Joguei melhor do que ele, mas decidi sair para o Mónaco por empréstimo. E o Di María ficou no Benfica. E adivinhem? Ele teve a chance de jogar com o treinador que depois veio e tornou-se titular. Um ano ou dois depois foi para o Real Madrid. E eu acabei por ser emprestado a uma equipa secundária. Percebes o que digo? Tomei a pior decisão possível para a minha carreira. É o meu maior arrependimento”, acrescentou.

Adu fez cinco golos em 21 jogos na sua época de estreia com a camisola benfiquista. Em comparação, Di María fez 45 jogos, marcando apenas um golo e fazendo seis assistências.

Na temporada seguinte, Adu acabou por ser emprestado ao Mónaco, onde não se conseguiu afirmar. Seguiram-se empréstimos ao Belenenses, Aris Salonica e Caykur Rizespor, até uma transferência em definitivo de volta para o futebol norte-americano, para os Philadelphia Union, em 2011.

A partir daí, a sua carreira entrou em decadência. Apesar de dois anos positivos nos EUA, foi emprestado ao Bahia, onde jogou apenas seis jogos, em 2013. Desde então, jogou no FK Jagodina, KuPS, Tampa Bay Rowdies e Las Vegas Lights, e chegou este ano ao Österlen FF.

Com apenas 14 anos, Adu tornou-se o mais jovem jogador de sempre a assinar um contrato com uma equipa da Major League Soccer, tendo sido a primeira escolha do MLS SuperDraft de 2004.

Nesse mesmo ano, aos 61 minutos de um jogo entre DC United e San Jose Earthquakes, Freddy Adu entrou para o lugar de Eskandarian. Mais uma vez, foi o mais jovem jogador de sempre a jogar na principal competição de futebol nos EUA.

Daniel Costa, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.