ADSE quer penalizar “más práticas” de faturação dos privados

A ADSE está a definir critérios que prevêem a penalização dos privados com “más práticas” quando pedirem um alargamento do âmbito das convenções.

Os privados com “más práticas” de faturação à ADSE terão menos probabilidade de conseguir alargar o âmbito das suas convenções, avança esta sexta-feira o Jornal de Negócios.

Em causa estão práticas como a discriminação negativa dos beneficiários do subsistema de saúde em detrimento de beneficiários de seguros ou particulares e o aproveitamento das convenções para criar carteiras de clientes e passar os benefícios para o regime livre. Segundo o Negócios, outras práticas incluem a faturação de parte dos cuidados em regime livre e parte no convencionado.

Estas informações constam de um proposta, discutida novamente esta sexta-feira pelo Conselho Geral e de Supervisão (CGS). O documento ainda não está fechado e poderão ainda haver alterações.

Na celebração de novas convenções, o critério será o preço. Haverá uma “ponderação positiva a prestadores que assegurem a prestação de serviços de qualidade mas a preço mais económico”. Além disso, não está afastada a hipótese de, no futuro, a satisfação dos beneficiários também ser alvo de análise.

Esta notícia surge numa altura em que um dos principais grupos de saúde privados anunciou a suspensão das convenções com a ADSE. No entanto, a dona da rede de hospitais Cuf decidiu recuar na decisão e voltar a aceitar marcações após 12 de abril (data de entrada em vigor).

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Se quer um coração saudável, desligue a televisão e tome um bom pequeno-almoço

É conhecida como a refeição mais importante do dia e não é por acaso. Os hábitos de vida que seguimos diariamente têm um impacto direto na nossa saúde vascular. Numa investigação recentemente apresentada na reunião anual …

Determinada temperatura das bebidas que aumenta risco de cancro

Cientistas da Universidade de Ciências Médicas de Teerão publicaram novas provas sobre a relação entre o consumo de bebidas quentes e o cancro do esófago. De acordo com o estudo publicado na revista International Journal of …

Descobertos 83 buracos negros supermassivos no Universo inicial

Astrónomos do Japão, de Taiwan e dos EUA descobriram 83 quasares alimentados por buracos negros supermassivos no universo distante, numa época em que o Universo tinha menos de 10% da sua idade atual. "É notável que …

Joy Milne consegue cheirar a doença de Parkinson antes de ser diagnosticada

Atualmente, não existe nenhum teste diagnóstico definitivo para o Parkinson, mas isso pode mudar graças a Joy Milne, uma mulher que consegue detetar a doença antes que os sintomas apareçam. Parece demasiado bizarro para ser verdade, …

Filho de José Eduardo dos Santos libertado da prisão. Estava preso desde setembro de 2018

O antigo presidente do Fundo Soberano de Angola, José Filomeno dos Santos, que se encontrava em prisão preventiva desde 24 de setembro de 2018, encontra-se já em liberdade, disse hoje à agência Lusa fonte oficial. A …

Naufrágio no Nilo é a primeira prova de que Heródoto não estava a mentir sobre os barcos egípcios

Um navio naufragado encontrado no rio Nilo pode ter permanecido inalterado durante mais de 2.500 anos. Agora, está finalmente a revelar os seus segredos: cientistas pensam que este navio revelou uma estrutura cuja existência tem …

A gravidade influencia a maneira como tomamos decisões

Todo e qualquer organismo vivo na Terra evoluiu a longo de milhares de anos sob um campo gravitacional constante, com a gravidade desempenhando um papel fundamental no comportamento e na cognição humana. Um estudo recente publicado …

"Atentado" na Disneyland Paris era apenas uma avaria nas escadas rolantes

Por volta das 21h00 em Paris, produziu-se um movimento de pânico na Disney Village, no parque de diversões francês da Disney. Rapidamente se multiplicaram mensagens sobre um "atentado". Ao jornal belga DH, uma fonte afirmou que …

Cientistas alargam limites físicos do grafeno

Até onde vão os limites físicos do grafeno? Uma equipa de cientistas do Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia (INL), em Braga, respondeu a esta questão e desafiou-os. Uma equipa de investigadores dos Departamentos de Materiais Quânticos …

Ilusionista britânico diz que vai travar o Brexit com o poder da mente

Uri Geller é um ilusionista israelista, com nacionalidade britânica, que se tornou famoso nos anos 1970 em programas de televisão em que realizava demonstrações dos seus alegados poderes paranormais. Agora, Geller deixa um aviso a Theresa …