ADSE perdeu 100 mil beneficiários desde que a Troika chegou

Desde 2011, a ADSE perdeu cerca de 100 mil beneficiários, de acordo com números revelados esta quinta-feira pelo Diário Económico. 

A ADSE tinha, em janeiro de 2011, 1.345.390 beneficiários, ficando-se atualmente pelos 1.244.143 inscritos, incluindo os familiares dos contribuintes.

A explicação para esta redução de 101.247 beneficiários ao longo do período em que foi implementado o programa de assistência financeira estará não apenas numa reação ao aumento dos descontos, mas também pela perda de benefícios (tais como restrição de acesso aos descendentes maiores de idade), a regularização informática de registos com informações sobre óbitos e o fim de contrato de pessoal docente. Só em janeiro deste ano, o número caiu 30 mil face a dezembro de 2014, devido à atualização dos ficheiros.

O Diário Económico sublinha que beneficiários com salários mais elevados terão optado por sair na sequência do aumento dos descontos – desde junho de 2014 que estão nos 3,5% -, trocando a ADSE por seguros de saúde privados, facto que pode comprometer a sustentabilidade do subsistema de saúde.

A contribuir atualmente estão os 508 mil funcionários públicos no ativo e os reformados da Caixa Geral de Aposentações com pensões superiores ao salário mínimo, que ainda descontam 1,5%.

Entre o aumento dos descontos e a redução de beneficiários, ainda assim, as receitas estão a subir, passando de 221 milhões de euros em 2011 a 285 milhões em 2014.

Ao longo do ano passado, houve 2.965 funcionários que desistiram da ADSE, de acordo com os dados oficiais divulgados pelo Sindicato dos Trabalhadores da Administração Pública (Sintap). Apesar de se tratar de uma minoria face ao universo de 508 mil titulares no ativo, a evolução das saídas traduz um crescimento assinalável em relação às 319 desistências de 2013, de acordo com os dados fornecidos pelo ministério das Finanças no ano passado.

ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

"The Crown" domina Emmys e "The Handmaid's Tale" é a derrotada da noite

A série da Netflix “The Crown” foi a grande vencedora da 73.ª edição dos Prémios Emmy, levando pela primeira vez a estatueta de Melhor Série Dramática e dominando por completo a categoria na maior noite …

Vacina contra a covid-19 em spray nasal tem vários benefícios - e pode estar para breve

Atualmente, receber uma vacina contra a contra a covid-19 é sinónimo de levar uma injeção no braço. Contudo, esta realidade pode mudar, já que um novo estudo garante a eficácia de vacinas administradas de forma …

Messi substituído e surpreendido

Jogo contra o Lyon não estava a correr bem para o PSG e o treinador Mauricio Pochettino decidiu colocar Lionel Messi no banco de suplentes. O Paris Saint-Germain "sobreviveu" neste domingo - mas já sem Lionel …

“Este senhor é primeiro-ministro? Não, mas vai ser“. Em tempo de autárquicas, Pedro Nuno faz campanha dupla

Pedro Nuno Santos tem aproveitado a campanha autárquica para prosseguir a sua campanha interna. Um dia será sucessor de António Costa e a ocasião é perfeita para ganhar simpatizantes dentro do próprio partido. Entre sexta e …

Pelo menos oito mortos e seis feridos num tiroteio em universidade na Rússia

Pelo menos oito pessoas morreram e seis outras ficaram feridas após um atirador abrir fogo hoje numa universidade na cidade russa de Perm, segundo o Comité de Investigação da Rússia citado pela agência de notícias …

Vulcão nas Canárias em erupção e destrói casas. Cinzas podem chegar à Madeira

O vulcão Cumbre Vieja, na ilha espanhola de La Palma, entrou este domingo em erupção na zona de Las Manchas, depois de mais de uma semana em que foram registados milhares de sismos na região. A …

Cientistas queriam estudar a propagação das borboletas, mas criaram uma matriosca de parasitas

Objetivo dos cientistas era perceber, através da introdução da espécie de borboletas Glanville fritillary qual o seu poder de dispersão numa ilha finlandesa. No entanto, acabaram com um retrato alarmante para todos os investigadores que …

Marcelo encontra-se em Nova Iorque com Presidentes das Maldivas e Peru

O Presidente da República tem agendados encontros bilaterais com cinco chefes de Estado, em Nova Iorque, à margem da Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), entre os quais os presidentes das Maldivas e …

Erupção do Fagradalsfjall dura há seis meses. É a mais longa na Islândia em 60 anos

A erupção vulcânica perto de Reykjavik se tornou a mais longa da história da Islândia desde 1960, marcando seis meses de expulsão de gás, pedra e lava no domingo (18). Milhares de espectadores ficaram maravilhados com …

Cientistas foram à procura de matéria escura e acabaram por encontrar energia escura

Uma equipa de cientistas foi à procura de matéria escura e pode ter encontrado energia escura em vez disso. Os investigadores querem ter a certeza que não foi uma casualidade. A energia escura é uma forma …