Adolescente pode ser julgada por incentivar o suicídio do namorado

“Aqui não és feliz, nunca serás feliz. No céu, serás feliz. Limita-te simplesmente a fazê-lo”.

Foi o que escreveu Michelle Carter, uma jovem americana de 17 anos, durante uma conversa electrónica com o namorado, Conrad Roy, em julho do ano passado.

Michelle sabia que Roy não estava a passar por um bom momento. O jovem sofria de depressão e estava a pensar em suicidar-se, o que acabou por acontecer nesse mesmo mês.

Conrad morreu sufocado com monóxido de carbono, dentro do seu próprio carro.

Agora, Michelle Carter vê-se acusada de ter incitado o suicídio do jovem, e poderá ir a julgamento por homicídio involuntário.

Segundo a procuradoria da cidade de Bristol, no Estado americano do Massachusetts, a jovem Michelle terá convencido o namorado a tirar a própria vida.

Como prova, os advogados apresentaram mais de mil mensagens trocadas pelo casal, inclusivamente algumas poucos momentos antes do suicídio.

Segundo a BBC, os dois jovens tinham-se conhecido em 2012. Roy contou a Michelle os seus problemas pessoais. Tinha um relacionamento complicado com os pais, e falou-lhe em suicídio como forma de escape.

Michelle ajudou Conrad a cometer suicídio, ajudando-o a superar as dúvidas e pressionando-o para levar a cabo o acto num curto espaço de tempo”, explicou em comunicado a procuradoria.

Segundo as conversas electrónicas divulgadas esta semana, Michelle manteve contacto constante com o namorado, até nos momentos finais de sua vida.

Conrad terá mesmo saído de dentro do carro, quando percebeu que estava a ficar sufocado com monóxido de carbono.

Mas numa troca de mensagens, Michelle parece convencer Conrad a desistir de abortar o plano de se envenenar.

A namorada incentivou-o a voltar para o interior do veículo.

“Tu estás preparado, tudo o que precisas de fazer é ligar o motor para seres feliz e livre. Chegou a hora de parares de esperar”, diz Michelle.

As mensagens foram divulgadas pela procuradoria quando o advogado de defesa de Michelle, Joseph Cataldo, apresentou uma moção para que as acusações fosse retiradas, alegando que as mensagens estavam protegidas pelo direito à liberdade de expressão garantido pela Constituição americana.

O pedido foi negado pelo juiz e uma nova audiência está marcado para 2 de outubro. A jovem foi indiciada em fevereiro.

“As provas mostram que não estamos a falar de homicídio”, afirmou Cataldo à CNN no início da semana.

“A minha cliente tentou consolar Conrado Roy, em várias ocasiões, e aconselhou-o a procurar ajuda”, acrescenta o advogado.

“Este é um caso perigoso, que sugere que apenas palavras causaram o suicídio do rapaz”, acusa Cataldo.

No entanto, a polícia encontrou até instruções sobre como preparar o suicídio nas mensagens enviadas pela jovem – em especial a quantidade de monóxido de carbono que Conrad devia inalar para morrer.

Após a morte do namorado, Michelle criou uma conta no Twitter para celebrar sua memória e até organizou uma partida de benefeciência de basebol para arrecadar fundos para entidades de assistência a jovens com depressão.

Segundo o jornal americano Washington Post, a polícia terá também obtido mensagens enviadas por Michelle para amigos, nas quais a jovem admitia que o conteúdo da sua comunicação com o namorado poderia causar-lhe problemas.

À polícia, a jovem disse que tentou avisar a mãe de Conrad sobre os planos do filhos, mas que não tinha o seu contacto.

No entanto, quando a polícia examinou o seu telemóvel, descobriu que Michelle tinha apagado, após a morte de Conrad, mensagens que tinha trocado com a mãe do jovem, nas quais dizia que Conrad gostava dela.

A jovem aguarda agora julgamento em liberdade, sob fiança. Foi proibida pelas autoridades de usar as redes sociais.

ZAP / BBC

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

O Bennu "esconde" diferentes pedaços de outros asteróides na sua superfície

A espaçonave OSIRIS-REx da NASA avistou algumas rochas de cor estranhamente clara na superfície do asteróide Bennu. Depois de algumas investigações, os cientistas descobriram a razão: são fragmentos de um asteróide totalmente diferente e muito …

A Família Real inglesa vai ter um novo membro (e será já no início de 2021)

A Rainha Isabel II vai ter mais um bisneto. A princesa Eugénia anunciou hoje, através das redes sociais, que está à espera do seu primeiro filho. Também a Casa real já se pronunciou sobre a …

Google Maps vai localizar e mapear áreas de contágio de covid-19

O Google Maps, 'website' e aplicação de cartografia da gigante norte-americana Google, vai poder revelar nos mapas, consultados por utilizadores, as áreas de infeção da covid-19. “Ao abrir o Google Maps, clique na guia à direita …

Cabra com mais de 400 anos encontrada mumificada numa montanha de gelo

Uma cabra morta há mais de 400 anos foi descoberta por um esquiador, em Val Aurina, em Itália. Hermann Oberlechner, alpinista e campeão de esqui, estava a caminhar quando encontrou algo invulgar e inesperado no …

Norte-americano morre após overdose de guloseimas

Um homem de 54 anos morreu na sequência de uma paragem cardíaca causada por hipocaliemia severa. A ingestão de alcaçuz preto em altas quantidades é apontada como a causa da morte. Um norte-americano de 54 anos, …

Cidade brasileira de Manaus pode já ter atingido a imunidade de grupo

Um estudo liderado pela Universidade de São Paulo, no Brasil, sugere que a cidade brasileira de Manaus, a capital do estado do Amazonas, pode já ter atingido a imunidade de grupo para o novo coronavírus …

Segunda vaga da covid-19 aumenta fosso entre ricos e os pobres em Madrid

A capital de Espanha foi a mais atingida da Europa ao nível de contágios e mortes por covid-19, situação que levou a presidente da Comunidade de Madrid, Isabel Díaz Ayuso, a decretar o bloqueio parcial …

Sobrinho de Pablo Escobar terá encontrado 18 milhões escondidos na parede do apartamento do traficante

Um sobrinho do traficante colombiano Pablo Escobar disse que encontrou 18 milhões de dólares em dinheiro escondidos dentro de uma parede de um dos apartamento do seu tio. De acordo com o jornal britânico The Independent, …

Bebé nasce durante voo (e companhia aérea oferece-lhe "passagem vitalícia")

Foi durante uma viagem de avião que uma menina resolveu vir ao mundo A mãe da bebé viajava num voo da Egyptair quando entrou em trabalho de parto e teve direito a um presente inesperado. …

Pelo menos 22 mortos em queda de avião militar na Ucrânia

Pelo menos 22 pessoas morreram, esta sexta-feira, na queda de um avião militar no este da Ucrânia, entre as quais estudantes de uma escola militar, havendo ainda registo de dois feridos graves. "Vinte mortos e dois …