Adolescente pode ser julgada por incentivar o suicídio do namorado

“Aqui não és feliz, nunca serás feliz. No céu, serás feliz. Limita-te simplesmente a fazê-lo”.

Foi o que escreveu Michelle Carter, uma jovem americana de 17 anos, durante uma conversa electrónica com o namorado, Conrad Roy, em julho do ano passado.

Michelle sabia que Roy não estava a passar por um bom momento. O jovem sofria de depressão e estava a pensar em suicidar-se, o que acabou por acontecer nesse mesmo mês.

Conrad morreu sufocado com monóxido de carbono, dentro do seu próprio carro.

Agora, Michelle Carter vê-se acusada de ter incitado o suicídio do jovem, e poderá ir a julgamento por homicídio involuntário.

Segundo a procuradoria da cidade de Bristol, no Estado americano do Massachusetts, a jovem Michelle terá convencido o namorado a tirar a própria vida.

Como prova, os advogados apresentaram mais de mil mensagens trocadas pelo casal, inclusivamente algumas poucos momentos antes do suicídio.

Segundo a BBC, os dois jovens tinham-se conhecido em 2012. Roy contou a Michelle os seus problemas pessoais. Tinha um relacionamento complicado com os pais, e falou-lhe em suicídio como forma de escape.

Michelle ajudou Conrad a cometer suicídio, ajudando-o a superar as dúvidas e pressionando-o para levar a cabo o acto num curto espaço de tempo”, explicou em comunicado a procuradoria.

Segundo as conversas electrónicas divulgadas esta semana, Michelle manteve contacto constante com o namorado, até nos momentos finais de sua vida.

Conrad terá mesmo saído de dentro do carro, quando percebeu que estava a ficar sufocado com monóxido de carbono.

Mas numa troca de mensagens, Michelle parece convencer Conrad a desistir de abortar o plano de se envenenar.

A namorada incentivou-o a voltar para o interior do veículo.

“Tu estás preparado, tudo o que precisas de fazer é ligar o motor para seres feliz e livre. Chegou a hora de parares de esperar”, diz Michelle.

As mensagens foram divulgadas pela procuradoria quando o advogado de defesa de Michelle, Joseph Cataldo, apresentou uma moção para que as acusações fosse retiradas, alegando que as mensagens estavam protegidas pelo direito à liberdade de expressão garantido pela Constituição americana.

O pedido foi negado pelo juiz e uma nova audiência está marcado para 2 de outubro. A jovem foi indiciada em fevereiro.

“As provas mostram que não estamos a falar de homicídio”, afirmou Cataldo à CNN no início da semana.

“A minha cliente tentou consolar Conrado Roy, em várias ocasiões, e aconselhou-o a procurar ajuda”, acrescenta o advogado.

“Este é um caso perigoso, que sugere que apenas palavras causaram o suicídio do rapaz”, acusa Cataldo.

No entanto, a polícia encontrou até instruções sobre como preparar o suicídio nas mensagens enviadas pela jovem – em especial a quantidade de monóxido de carbono que Conrad devia inalar para morrer.

Após a morte do namorado, Michelle criou uma conta no Twitter para celebrar sua memória e até organizou uma partida de benefeciência de basebol para arrecadar fundos para entidades de assistência a jovens com depressão.

Segundo o jornal americano Washington Post, a polícia terá também obtido mensagens enviadas por Michelle para amigos, nas quais a jovem admitia que o conteúdo da sua comunicação com o namorado poderia causar-lhe problemas.

À polícia, a jovem disse que tentou avisar a mãe de Conrad sobre os planos do filhos, mas que não tinha o seu contacto.

No entanto, quando a polícia examinou o seu telemóvel, descobriu que Michelle tinha apagado, após a morte de Conrad, mensagens que tinha trocado com a mãe do jovem, nas quais dizia que Conrad gostava dela.

A jovem aguarda agora julgamento em liberdade, sob fiança. Foi proibida pelas autoridades de usar as redes sociais.

ZAP / BBC

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Descoberta nova quasipartícula: o π-ton

Foi descoberta uma nova quasipartícula no Instituto de Tecnologia de Viena. Os cientistas batizaram-na de π-ton, uma quasipartícula que contém dois eletrões e duas lacunas. Existem diferentes tipos de partículas. Um deles, as quasipartículas, são excitações …

É oficial. Friends está de volta para um episódio especial

As preces dos fãs foram finalmente ouvidas. O elenco de Friends vai reunir-se para um episódio especial exclusivo na HBO Max. Jennifer Aniston, Courteney Cox, Lisa Kudrow, Matt LeBlanc, Matthew Perry e David Schwimmer voltarão ao …

Dieta ocidental está a deixar as pessoas menos inteligentes

Uma dieta pouco saudável, à base de hambúrgueres e doces está literalmente a deixar as pessoas menos inteligentes apenas no espaço de uma semana. Esta foi a conclusão de um estudo de investigadores da Universidade …

Pedro Proença: Sociedade deve atuar no combate ao racismo

O presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) disse, esta sexta-feira, que a sociedade portuguesa deve atuar no combate ao racismo, violência, xenofobia e intolerância. A Liga vai lançar, durante este fim-de-semana, uma campanha com …

Na última década, Coreia do Norte gastou mais de meio milhão de dólares em cavalos russos

A Coreia do Norte gastou recentemente dezenas de milhares de dólares na aquisição de 12 cavalos provenientes da Rússia, de acordo com os dados alfandegários. A Coreia do Norte gastou quase meio milhão de dólares (584.302 …

O caranguejo "supervilão" do Canadá vai ser transformado em plástico biodegradável

Uma equipa de cientistas no Canadá desenvolveu um plano para transformar uma espécie invasora de crustáceo - conhecida como como caranguejo supervilão - em copos e talheres  de "plástico", usando as suas carapaças para criar …

Covid-19. Tripulante de navio japonês pode ser o primeiro português infetado

Um português que é tripulante do navio Princess Cruises, atracado no porto de Yokohama, no Japão, pode ter sido diagnosticado "positivo" com o novo coronavírus. Contactada pela agência Lusa, a diretora-geral de Saúde, Graça Freitas, afirma …

Harry e Meghan vão deixar de poder usar a marca Sussex Royal

O duque e a duquesa de Sussex vão deixar de poder usar a marca Sussex Royal, anunciou, esta sexta-feira, um porta-voz da casa real. "Estando o duque e a duquesa focados nos seus planos de estabelecer …

Messi marca quatro e embala Barcelona para o topo da La Liga

Um póquer de Lionel Messi embalou o FC Barcelona, este sábado, para a liderança da Liga espanhola, com uma "mão cheia" de golos na receção ao Eibar (5-0). Os catalães subiram ao topo de La Liga …

Fátima esperava pela mãe à porta da escola. Foi torturada e assassinada

A menina de sete anos desapareceu, no dia 11, quando esperava pela mãe à porta da escola, num bairro da capital mexicana. O seu corpo foi encontrado alguns dias depois, com sinais de tortura. Fátima Anton, …