/

Adolescente detido na Austrália por suspeita de preparar atentado terrorista

sidkid / Flickr

Polícia de Sydney em serviço durante o Anzac Day

Polícia de Sydney em serviço durante o Anzac Day

Um rapaz de 16 anos foi detido este domingo na Austrália e acusado de estar a preparar um atentado terrorista no dia em que o país homenageia os seus soldados mortos, anunciou a polícia.

Segundo os serviços antiterroristas australianos, o suspeito foi detido em casa, no oeste de Sydney, quando preparava um atentado para esta segunda-feira, o “Anzac Day” australiano.

Decidimos actuar na véspera de um dia sagrado no calendário australiano para garantir a segurança da população”, segundo um comunicado da polícia, que não dá detalhes sobre os alegados planos do detido.

O “Anzac Day”, ou Australia and New Zealand Army Corps Day, é celebrado a 25 de abril na Austrália, na Nova Zelândia e em alguns países do sul do Pacífico.

“Este dia é para ser celebrado sem medo por toda a população“, declarou à imprensa o Comissário da Polícia de Sydney, Andrew Scipione.

Segundo Scipione, o jovem, que se encontrava sob vigilância da polícia, ter-se-á “radicalizado online”, mas terá agido sozinho.

“O mais preocupante neste caso é mesmo a idade do terrorista – apenas 16 anos”, disse o responsável policial à ABC australiana.

O alegado terrorista adolescente deveria ser ouvido por um juiz ainda hoje, mas a audiência foi adiada para esta terça-feira.

O crime de que o jovem é acusado é punível na Austrália com uma pena máxima de prisão perpétua.

ZAP

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.