O seu filho adolescente é agressivo? Pode haver uma razão simples

3

São 23h numa noite da semana e o seu filho adolescente ainda tem a luz do quarto acesa. Quer que ele durma o suficiente para a escola no dia seguinte, mas é uma luta.

Uma nova pesquisa mostra o que acontece com o cérebro e o comportamento de jovens adolescentes, anos depois de se tornarem “corujas da noite”.

Esta mudança no padrão de sono aumentou o risco de problemas comportamentais e atrasou o desenvolvimento do cérebro no final da adolescência.

Mas nem tudo são más notícias para os notívagos.

Mudança de hábitos de sono

Os padrões de sono das pessoas mudam durante a adolescência. Os adolescentes podem ficar acordados por mais tempo, adormecer mais tarde e mentir no dia seguinte.

Muitos adolescentes também deixam de ser passarinhos matinais e tornam-se corujas noturnas. Sentem-se mais produtivos e alertas no final da noite, preferindo dormir mais tarde e acordar mais tarde no dia seguinte.

Essa mudança para a “noite” pode entrar em conflito com a escola e o trabalho dos adolescentes. Uma falta crónica de sono, devido a esses horários de sono incompatíveis, pode explicar por que os adolescentes que são notívagos correm maior risco de problemas emocionais e comportamentais.

Pesquisas emergentes também indicam que os dois grupos têm uma estrutura cerebral diferente — isto inclui diferenças na matéria cinzenta e branca, que têm sido associadas a diferenças na memória, bem-estar emocional, atenção e empatia.

Apesar destas ligações, não está claro como esta relação pode surgir. Ser uma coruja noturna aumenta o risco de problemas emocionais e comportamentais posteriores? Ou os problemas emocionais e comportamentais levam alguém a tornar-se mais uma coruja da noite?

O impacto comportamental

Num novo estudo, os autores tentaram responder a estas perguntas, acompanhando adolescentes por muitos anos. Foram analisados mais de 200 adolescentes e os seus pais, tendo de preencher uma série de questionários sobre as preferências de sono e bem-estar emocional e comportamental. Os participantes repetiram estes questionários várias vezes ao longo de sete anos.

Os adolescentes também fizeram duas ressonâncias cerebrais, com vários anos de intervalo, para examinar o desenvolvimento do cérebro, como um foco especial nas mudanças na estrutura da matéria branca – o tecido conjuntivo do cérebro que permite que nossos cérebros processem informações e funcionem de forma eficaz.

Adolescentes que se tornaram notívagos no início da adolescência (por volta dos 12-13 anos) eram mais propensos a ter problemas comportamentais vários anos depois. Isso incluiu maior agressão, quebra de regras e comportamentos anti-sociais. Mas não estavam em maior risco de problemas emocionais, como ansiedade ou mau humor.

É importante ressaltar que esta relação não ocorreu no sentido inverso. Em outras palavras, os problemas emocionais e comportamentais anteriores não influenciam se um adolescente se torna mais uma matinal notívago no final da adolescência.

A pesquisa também mostrou que os adolescentes que passaram a ser notívagos tiveram uma taxa diferente de desenvolvimento cerebral do que os adolescentes que continuaram a ser mais matinais.

A matéria branca das corujas noturnas não aumentava no mesmo grau que os restantes adolescentes. Sabemos que o crescimento da substância branca é importante na adolescência para apoiar o desenvolvimento cognitivo, emocional e comportamental.

O lado positivo

Nem tudo são más notícias para os notívagos. As pesquisas indicam que podemos modificar as nossas preferências e hábitos de sono.

Por exemplo, a exposição à luz (mesmo à luz artificial) altera os nossos ritmos circadianos, o que pode influenciar as nossas preferências de sono. Portanto, minimizar a exposição noturna a luzes e ecrãs brilhantes pode ser uma maneira de modificar as nossas preferências e dar-nos mais sono.

A exposição à luz logo pela manhã também pode ajudar a mudar os nossos relógios internos para um ritmo mais matinal. Pode incentivar seu filho adolescente a tomar o pequeno-almoço ao ar livre, ou ir para uma varanda ou para o jardim antes de ir para a escola ou para o trabalho.

 

3 Comments

  1. Compete aos Pais estabelecer regras ! . En caso de atitude agressiva , fazer funcionar os dez mandamentos que temos nas mãos com umas palmadas amigáveis e Educativas, por vezes resulta .

  2. Identifico perfeitamente esta necessidade de exposição solar matinal.
    Na minha adolescência, quando tinha de acordar cedo, deitava-me no chão do quarto ao sol durante uns 10-15 minutos. Na altura, não tinha ideia de qualquer razão científica para o fazer. Fazia-o por instinto e porque resultava comigo, até melhor do que uma chávena de café. Não faço nada disso há quase 3 décadas, mas vou passar o truque aos próximos.
    Na minha experiência com adolescentes (e também com adultos), uma noite mal dormida torna sempre as pessoas mais intolerantes, reactivas, impacientes e bruscas.
    Conclusão: este estudo veio só confirmar o óbvio, mas muitas vezes é preciso confirmar o que já se sabe.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.