O alfabeto da vida duplicou. Cientistas criaram ADN sintético com oito letras

Millie Georgiadis / Universidade de Indiana

Estrutura da dupla hélice construída com quatro bases naturais G (verde), A (vermelho), C (azul), T (amarelo), e quatro bases sintéticas, B (ciano), S (cor-de rosa), P (roxo), e Z (laranja)

O ADN Hachimoji é a nova forma de ADN sintético, feito em laboratório, com o dobro dos blocos que existem no ADN natural e pode ter várias aplicações.

Cientistas criaram em laboratório o ADN HachimojiHachi significa “oito” e moji quer dizer “letra” em japonês. Trata-se de uma nova forma de ADN sintético, que contém o dobro dos blocos que existem no ADN natural. Não, não se trata de vida alienígena: este “produto” não sobrevive fora de um ambiente controlado.

“O ADN Hachimoji não consegue ir a lado nenhum sem escapar do laboratório”, garantem os investigadores. Aliás, não configura sequer uma ameaça. Pelo contrário, este novo sistema genético pode vir a ser muito útil em aplicações biológicas sintéticas, como o diagnóstico de doenças, monitorização de vírus, armazenamento de informação e terapias inovadoras.

A Biologia diz-nos desde sempre que o nosso ADN é feito com quatro letras – A, T, G e C, as iniciais das bases químicas adenina, timina, guanina e citosina. Além de codificar as informações necessárias para criar vida, o ADN tem a capacidade de armazenar, copiar e expandir a informação genética.

As combinações destas quatro letras, que escrevem o nosso código genético, não acontecem por acaso. Desta forma, e porque não se devem cometer erros de ortografia, há duas combinações possíveis: o par de bases A-T e o par de bases C-G.

Mas se com quatro letras já se faz tanto, o que seria capaz de se fazer com o dobro? Os cientistas, ambiciosos, quiseram responder a esta questão.

Assim, em 2012, um grupo de cientistas norte-americanos publicou um artigo científico no qual mostra que o ADN sintético de seis letras que havia sido criado podia ser copiado e transcrito com sucesso em ARN, uma molécula com várias funções biológicas importantes como a codificação genética, explica o Público.

Dois anos depois, uma equipa de investigadores do Instituto Scripps, nos Estados Unidos, anunciou que tinha criado células com seis letras, adiantando que o aperfeiçoamento desta técnica poderia abrir a porta a um novo mundo de novidades, como a criação de células sintéticas usadas para produzir proteínas.

Agora, foi dado mais um passo neste sentido: mas em vez de seis, oito. Num laboratório, também norte-americano, os cientistas conseguiram criar um novo ADN sintético com o dobro das letras do ADN natural – o ADN Hachimoji.

O ADN hachimoji pode fazer tudo que o ADN natural faz para sustentar a vida. Faz pares de maneira previsível e há regras que tornam possível prever a sua estabilidade. O ADN de Hachimoji pode ser copiado para produzir ARN Hachimoji, é capaz de orientar a síntese de proteínas”, adianta o comunicado de imprensa sobre o estudo.

Por esse motivo, e apesar de se tratar de um ADN sintético, os cientistas recusam o rótulo de “vida alienígena”, uma vez que para merecer essa designação precisaria de ser auto-sustentável. O ADN Hachimoji precisa de um fornecimento estável de “matéria-prima” criada em laboratório e que não existe fora desse ambiente.

Quanto a aplicações práticas, o estudo, publicado recentemente na Science, esclarece que pode ser útil no campo da biologia sintética aplicada: diagnósticos melhorados, alternativas ao silício para armazenamento de informações, proteínas com aminoácidos extras e novos tipos de fármacos, por exemplo.

LM, ZAP // Live Science

PARTILHAR

RESPONDER

António Costa avisa TAP. Plano de rotas "não tem credibilidade"

O primeiro-ministro considera que a Comissão Executiva da TAP tem o dever legal de "gestão prudente" e "não tem credibilidade" um plano de rotas sem prévia informação sobre a estratégia de reabertura de fronteiras de …

Acordo iminente entre FC Porto e PSG por Alex Telles. Dragões encaixam 25 milhões

O desportivo A Bola garante esta quarta-feira que está praticamente alcançado o acordo para a para a transferência de Alex Telles do FC Porto para o PSG. De acordo com o jornal, o negócio que levará …

Líder do CDS não descarta coligações com o Chega (nem apoio a Marcelo nas Presidenciais)

Francisco Rodrigues dos Santos disse, esta quarta-feira, que os "partidos à direita do PS" devem ter as mesmas ferramentas que a geringonça. Por esse motivo, não descarta coligações com o Chega. Numa entrevista à TSF, o …

Sem contrato com Estado, CP só tem dinheiro até junho

A CP - Comboios de Portugal enfrenta dificuldades de liquidez, não só por causa do impacto económico da pandemia, mas também porque o Estado ainda não pagou a respetiva compensação anual pelo serviço público prestado. De …

Encontradas ruínas de uma cidade chinesa construída há 5.300 anos

As ruínas de uma antiga cidade chinesa com 5.300 anos foram encontradas por uma equipa de investigadores. A descoberta revela um planeamento urbano sem precedentes. Uma equipa de investigadores encontrou as ruínas de uma antiga cidade …

Twitter coloca alerta de "verificação de factos" em publicações de Donald Trump

O Presidente dos Estados Unidos rejeitou na terça-feira a interferência do Twitter na "liberdade de expressão" que a rede social exerceu diretamente contra um texto publicado, através do novo processo de verificação de mensagens. "O Twitter …

PSP detém dois polícias suspeitos de integrar grupo criminoso violento

Dois polícias foram detidos numa operação que a PSP está a realizar, esta quarta-feira, em várias zonas do país, em particular em Lisboa e em Setúbal, no âmbito de uma investigação sobre um grupo criminoso …

Queda de 7% do PIB e desemprego nos 10%. As previsões do Governo divulgadas aos partidos

Queda de 7% no PIB, défice de 6,5% e taxa de desemprego a atingir os 10%. Estas são as previsões macroeconómicas do Governo, que continuou esta terça-feira a ronda com os partidos com assento Parlamentar. …

Proteína "antienvelhecimento" que atrasa crescimento celular é fundamental na longevidade

Uma equipa de cientistas identificou uma nova proteína antienvelhecimento, que controla o metabolismo das outras proteínas, um processo implicado no envelhecimento e na doença. Os seres humanos estão a viver mais do que nunca. No entanto, …

Em protesto, as farmácias vão fechar 23 minutos. Infarmed avisa que podem sofrer sanções

As farmácias estão vinculadas a obrigações legais e incorrem em sanções, avisou terça-feira a Infarmed, em resposta à Associação Nacional das Farmácias (ANF) que anunciou para esta quarta-feira uma paragem simbólica dos serviços farmacêuticos. “Inerente ao …