/

ADN num cachimbo com 200 anos revela detalhes da vida de uma escrava

(dr) Maryland State Highway Administration

Um grupo de arqueólogos e geneticistas dos Estados Unidos mostrou que um fragmento partido de um cachimbo encontrado numa plantação de tabaco pode ser um testemunho substancial da história e da antropologia do século XIX.

O fragmento, que pertencia a uma escrava de uma quinta nos arredores de Annapolis, Maryland, que morava num bairro de escravos há cerca de 200 anos, tem algumas marcas, depois de a mulher o ter apertado com os dentes enquanto trabalhava.

A descoberta pode não servir para ser exposta num museu, mas preservou algo que os cientistas nunca poderiam imaginar: o ADN daquela escrava. Primeiro de tudo, o material genético permitiu determinar que era uma mulher. Além disso, a sua linhagem está ligada à atual Serra Leoa, na África Ocidental, e provavelmente pertencia ao povo mende, que viveu durante séculos naquele país.

Para chegar a esta última conclusão, os investigadores compararam o sequenciamento realizado com as coleções de ADN disponíveis daqueles que hoje habitam nove países africanos que possuem costa atlântica.

Todas estas descobertas foram sistematizadas num artigo que o Journal of Archaeological Science publicou esta semana. Segundo os autores, pode ter sido a primeira vez que uma conexão física foi estabelecida entre um objeto antigo, uma pessoa no passado e um grupo de pessoas em outro continente de onde veio.

A arqueóloga-chefe da Administração de Rodovias do Estado de Maryland, Julie Schablitsky, que participou na investigação, disse ao The Washington Post que “nós sabíamos que era tão vanguardista que poderia ajudar os arqueólogos no futuro”.

“Neste contexto particular e desde aquele período, acho que foi o primeiro”, disse o professor assistente Hannes Schroeder, da Universidade de Copenhague, que também fazia parte do grupo.

“Ser capaz de obter o ADN de um objeto como este é bastante empolgante”, acrescentou. “Também é empolgante para as comunidades descendentes” desses escravos, aos quais a tecnologia permite estabelecer uma conexão tanto com o local histórico como com outro, retroativo com a África, explicou.

De acordo com o artigo científico, é uma “ferramenta viável para abordar questões sobre comunidades e origens ancestrais“. As descobertas feitas em Maryland “têm o potencial de conectar descendentes atuais com as casas dos seus ancestrais”.

O local onde os achados foram encontrados foi descoberto em 2015 durante uma escavação na antiga plantação de Belvoir. Estimava-se que os escravos viveram lá entre 1736 e 1864.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.