Administração Trump deixa de publicar lista de visitas à Casa Branca

Aude Guerrucci / EPA

Kellyanne Conway, a assessora de Donald Trump, tira uma fotografia com os pés no sofá da Sala Oval da Casa Branca

Kellyanne Conway, a assessora de Donald Trump, tira uma fotografia com os pés no sofá da Sala Oval da Casa Branca

O presidente norte-americano, Donald Trump, anunciou esta sexta-feira que vai deixar de publicar voluntariamente a lista de visitantes à Casa Branca, uma política adotada pelo seu antecessor, Barack Obama.

A equipa de Trump não publicava a lista de visitantes desde que tomou posse, em janeiro, e agora anunciou que só vai divulgar os nomes das personalidades que visita a Casa Branca quando a sua equipa assim entender.

Segundo o jornal The Washington Post, a Casa Branca justificou a decisão com “graves riscos de segurança nacional e preocupações sobre a privacidade

Apenas serão públicos os registos das visitas de agências que organicamente não são parte da Casa Branca, como a Agência de Gestão e Orçamento, cuja sede está também na mansão presidencial.

A Casa Branca diz que a decisão de não atualizar a base de dados das visitas, que era publicada na internet e estava ao acesso de todos, irá poupar 70.000 dólares aos contribuintes até 2020.

O ex-presidente dos Estados Unidos da América Barack Obama revelava periodicamente a quase totalidade dos visitantes da Casa Branca, uma medida de transparência a que a administração Trump agora põe fim.

A administração de Barack Obama não publicava, no entanto, algumas visitas à Casa Branca, como as entradas meramente privadas (como as amigas das duas filhas) ou visitas altamente sensíveis (como os nomeados para o Supremo Tribunal).

// Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.