Administração de Nixon recebeu um Nobel por um cessar-fogo que não existiu

O prémio Nobel da Paz foi atribuído em 1973 ao secretário de Estado da Administração de Richard Nixon, e seu assessor de segurança nacional, Henry Kissinger, e ao político vietnamita Le Duc Tho.

As duas personalidades foram galardoadas pelos seus esforços conjuntos para negociar um cessar-fogo na guerra no Vietname que, na verdade, nunca existiu, conta a BBC.

“Logo depois do anúncio do prémio, em outubro, os Estados Unidos bombardearam o Camboja e o norte do Vietname. Kissinger não era claramente um defensor da paz segundo os valores e as intenções de Alfred Nobel”, relembra escritor norueguês Unni Turretini, ouvido pela BBC num trabalho sobre o prémio sueco.

A atribuição deste Nobel da Paz foi polémica: Le Duc Tho recusou o galardão e dois membros do comité sueco deixaram os seus cargos em protesto.

Kissinger não é uma figura consensual: enquanto alguns lhe rasgam elogios pelo seu brilhantismo e experiência ao nível diplomático, outros consideram-no um criminoso de guerra por apoiar ditaduras anti-comunistas, especialmente na América Latina.

Decisão parte da Noruega

A atribuição do Nobel da Paz é decidida na Noruega, ao contrário dos restantes prémios no campo da Física, Medicina, Economia, Química e Literatura.

Na altura da morte de Alfred Nobel, o industrial sueco que inventou a dinamite e criou a atribuição destes prémios, a Noruega estava unificada com a Suécia como um só reino e, na época, tal como atualmente, tinha a reputação de defender a paz mundial.

No entanto, Turretini acredita que este Nobel foi atribuído por causa de outros fatores: “Ocorreu durante a Guerra Fria, e os especialistas acreditam que, dada a proximidade geográfica com a Rússia, a Noruega estava a tentar fortalecer sua aliança com os EUA“.

A decisão é tomada por cinco noruegueses, que são, por norma, políticos ativos ou reformados, recorda ainda a emissora britânica.

Personalidade que fizeram parte de outros comités do Nobel, como o virologista sueco Erling Norrby, têm algumas questões sobre a atribuição deste galardão. “É provavelmente a parte mais fraca do testamento, porque toda a responsabilidade cabe ao comité”.

E continua: “Houve altos e baixos, alguns difíceis de explicar: como é que podem ter dado a Barack Obama um Nobel da Paz quando este mal tinha quatro semanas como Presidente dos Estados Unidos?”, questiona, antes de arriscar uma justificação.

“Estavam claramente a enviar uma mensagem. O Governo norueguês e o comité do Nobel demonstrram repetidas vezes insatisfação com as políticas e ações do Governo de Bush, e o prémio para Obama dizia: ‘Este é o tipo de presidente que queremos nos EUA'”.

No seu entender, o Prémio Nobel da Paz tornou-se muito prestigioso e os cinco membros do comité norueguês ditam as suas próprias regras: “Acham que podem tomar as decisões que quiserem e, tal como o processo de seleção, as suas discussões e anotações são secretas há 50 anos. Sentem que não precisam de dar qualquer justificação”.

O Prémio Nobel

O Prémio Nobel foi instituído no início do século XX a partir dos planos de Alfred Nobel, um industrial sueco que inventou a dinamite, tal como escreve a emissora britânica.

Inicialmente o prémio agraciava aqueles que trabalhavam no campo da Física, Química, Medicina, Literatura e Paz, sendo em 1968 acrescentado o Nobel da Economia.

Tal como explica a historiadora de Ciência Ruth Lewin Sime, este prémio da academia sueca é extremamente conceituado, sendo considerado o maior de todos os prémios.

“Um cientista será lembrado para sempre se estiver nesta lista de vencedores do Nobe (…) Uma das coisas que o Nobel faz é atribuir uma espécie de imortalidade. Esta é a natureza, a aura que envolve o Prémio Nobel”, explica.

Contudo, do outro lado da moeda, podem ser ofuscados cientistas e personalidades importantes que nunca o chegam a receber.  “À medida que a história avança, desaparecem gradualmente se estão nas sombras, tornando-se invisíveis”.

ZAP // BBC

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Federer acusado de manobrar a tabela ATP

Contas da associação de tenistas foram alteradas por causa do coronavírus. Roger Federer está no quinto lugar mas só disputou um torneio ao longo de 2020. Em ano anormal, contas anormais: a tabela oficial da Associação …

Astrónomo do Instituto SETI garante que vamos encontrar extraterrestres até 2036

Seth Shostak, astrónomo e astrofísico do Instituto SETI (Search for Extraterrestrial Intelligence) está convencido de que os humanos vão encontrar uma civilização extraterrestre inteligente até 2036. “O SETI duplica a velocidade aproximadamente a cada dois anos …

Mais leve e elegante. Assim é a nova e-bike que vai chegar às ruas da Europa

A startup Urban Cycles Oy, com sede em Helsínquia, demarcou uma espécie de lacuna no mercado europeu de bicicletas elétricas e por isso quis preenchê-la. O objetivo era produzir uma bicicleta elegante e mais leve. Um …

Incêndio reduz a maior ilha de areia do mundo a metade. É Património da Humanidade

Quase metade de Fraser, a maior ilha de areia do mundo, que se situa no nordeste da Austrália e foi classificada como Património da Humanidade pela UNESCO, foi destruída por um incêndio florestal. O incêndio queimou …

"Toca de bruxaria" permaneceu até agora numa casa do século XVI. Encontrados crânios de cavalo e veneno

Uma casa cheia de objetos ocultos foi recentemente alvo de grande interesse. O espaço estava localizado dentro de numa casa do século XVI no País de Gales, e encontrava-se repleto de objetos ocultos, incluindo crânios …

Em 1843, o primeiro cartão de Natal foi considerado "escandaloso" (agora vai ser leiloado pela Christie)

Um exemplar do primeiro cartão de Natal impresso comercialmente, em 1843, que retratava uma cena da era vitoriana que escandalizou a população, vai ser posto à venda esta sexta-feira e é considerado um item raríssimo. Este …

Marcelo quer alívio de restrições no Natal sem pôr em xeque janeiro

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, afirmou esta sexta-feira esperar que a "possível exceção" no Natal ao quadro de restrições para conter a covid-19 "seja bem entendida e bem vivida" e não provoque …

Bill Gates diz que o mundo estará de volta à normalidade já na primavera de 2021

Bill Gates, que desde 2015 tinha vindo a lançar alguns alertas sobre uma possível pandemia, deixou agora uma mensagem de esperança ao dizer que acredita que os EUA irão voltar ao normal na primavera de …

Mais um passo na hegemonia. China constrói aldeia nos Himalaias, em zona também disputada pela Índia e pelo Butão

Novas imagens de satélite mostram que a China construiu uma aldeia nos Himalaias, ao longo de uma fronteira que também é disputada pela Índia e pelo Butão, e que foi palco de um impasse agressivo …

João Félix eleito jogador do mês da liga espanhola. Ronaldo vence prémio em Itália

O português João Félix, do Atlético de Madrid, foi eleito o melhor jogador da Liga espanhola de futebol do mês de novembro. O luso revelou-se uma peça fundamental durante todo o mês e ajudou a equipa …