Administração de Nixon recebeu um Nobel por um cessar-fogo que não existiu

O prémio Nobel da Paz foi atribuído em 1973 ao secretário de Estado da Administração de Richard Nixon, e seu assessor de segurança nacional, Henry Kissinger, e ao político vietnamita Le Duc Tho.

As duas personalidades foram galardoadas pelos seus esforços conjuntos para negociar um cessar-fogo na guerra no Vietname que, na verdade, nunca existiu, conta a BBC.

“Logo depois do anúncio do prémio, em outubro, os Estados Unidos bombardearam o Camboja e o norte do Vietname. Kissinger não era claramente um defensor da paz segundo os valores e as intenções de Alfred Nobel”, relembra escritor norueguês Unni Turretini, ouvido pela BBC num trabalho sobre o prémio sueco.

A atribuição deste Nobel da Paz foi polémica: Le Duc Tho recusou o galardão e dois membros do comité sueco deixaram os seus cargos em protesto.

Kissinger não é uma figura consensual: enquanto alguns lhe rasgam elogios pelo seu brilhantismo e experiência ao nível diplomático, outros consideram-no um criminoso de guerra por apoiar ditaduras anti-comunistas, especialmente na América Latina.

Decisão parte da Noruega

A atribuição do Nobel da Paz é decidida na Noruega, ao contrário dos restantes prémios no campo da Física, Medicina, Economia, Química e Literatura.

Na altura da morte de Alfred Nobel, o industrial sueco que inventou a dinamite e criou a atribuição destes prémios, a Noruega estava unificada com a Suécia como um só reino e, na época, tal como atualmente, tinha a reputação de defender a paz mundial.

No entanto, Turretini acredita que este Nobel foi atribuído por causa de outros fatores: “Ocorreu durante a Guerra Fria, e os especialistas acreditam que, dada a proximidade geográfica com a Rússia, a Noruega estava a tentar fortalecer sua aliança com os EUA“.

A decisão é tomada por cinco noruegueses, que são, por norma, políticos ativos ou reformados, recorda ainda a emissora britânica.

Personalidade que fizeram parte de outros comités do Nobel, como o virologista sueco Erling Norrby, têm algumas questões sobre a atribuição deste galardão. “É provavelmente a parte mais fraca do testamento, porque toda a responsabilidade cabe ao comité”.

E continua: “Houve altos e baixos, alguns difíceis de explicar: como é que podem ter dado a Barack Obama um Nobel da Paz quando este mal tinha quatro semanas como Presidente dos Estados Unidos?”, questiona, antes de arriscar uma justificação.

“Estavam claramente a enviar uma mensagem. O Governo norueguês e o comité do Nobel demonstrram repetidas vezes insatisfação com as políticas e ações do Governo de Bush, e o prémio para Obama dizia: ‘Este é o tipo de presidente que queremos nos EUA'”.

No seu entender, o Prémio Nobel da Paz tornou-se muito prestigioso e os cinco membros do comité norueguês ditam as suas próprias regras: “Acham que podem tomar as decisões que quiserem e, tal como o processo de seleção, as suas discussões e anotações são secretas há 50 anos. Sentem que não precisam de dar qualquer justificação”.

O Prémio Nobel

O Prémio Nobel foi instituído no início do século XX a partir dos planos de Alfred Nobel, um industrial sueco que inventou a dinamite, tal como escreve a emissora britânica.

Inicialmente o prémio agraciava aqueles que trabalhavam no campo da Física, Química, Medicina, Literatura e Paz, sendo em 1968 acrescentado o Nobel da Economia.

Tal como explica a historiadora de Ciência Ruth Lewin Sime, este prémio da academia sueca é extremamente conceituado, sendo considerado o maior de todos os prémios.

“Um cientista será lembrado para sempre se estiver nesta lista de vencedores do Nobe (…) Uma das coisas que o Nobel faz é atribuir uma espécie de imortalidade. Esta é a natureza, a aura que envolve o Prémio Nobel”, explica.

Contudo, do outro lado da moeda, podem ser ofuscados cientistas e personalidades importantes que nunca o chegam a receber.  “À medida que a história avança, desaparecem gradualmente se estão nas sombras, tornando-se invisíveis”.

  ZAP // BBC

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Bloco faz ultimato: vota contra o OE se até 4ª feira o Governo "insistir em impor recusas"

A coordenadora do Bloco de Esquerda, Catarina Martins, avisou este domingo que o BE votará contra o orçamento se até quarta-feira “o Governo insistir em impor recusas onde a esquerda podia ter avanços”, mantendo, no …

Nova faca de madeira é três vezes mais afiada do que as de aço - e pode ser lavada após ser usada

Através do uso de métodos alternativos, uma equipa de cientistas criou uma nova forma endurecida da madeira que pode ser transformada em facas afiadas. A equipa da Universidade de Maryland, nos Estados Unidos, refere que as …

Áustria planeia confinar não vacinados contra covid-19

O governo austríaco anunciou que, se ocupação de camas de Unidades de Cuidados Intensivos com pacientes covid-19 atingir nível crítico, pessoas não imunizadas poderão sair de casa apenas em casos excepcionais, como compras essenciais e …

"Deixa os homens cantar". Ex-paraquedistas vaiam e pedem demissão do ministro da Defesa

Centenas de ex-paraquedistas vaiaram e pediram hoje a demissão do ministro da Defesa e do Chefe do Estado Maior do Exército durante a cerimónia militar nas comemorações do Dia do Exército, em Aveiro. A iniciativa, que …

Portugal com mais quatro óbitos e 604 casos de covid-19

Portugal regista hoje mais 604 novos casos de covid-19 confirmados e quatro óbitos pela doença, assim como mais 243 pessoas recuperadas e menos internamentos em enfermaria e unidades de cuidados intensivos, segundo o boletim oficial. De …

Retrato de Monsieur Lavoisier e a sua esposa Marie-Anne-Pierrette Paulze.

Análise revela composição secreta debaixo de retrato de Lavoisier

Um icónico retrato do químico francês Antoine-Laurent de Lavoisier e da sua esposa, Marie-Anne, mostrou ter uma composição escondida debaixo dele. Antoine-Laurent de Lavoisier foi um químico francês fundamental para a revolução deste campo científico no …

Combustíveis: governantes "não fizeram o trabalho de casa"

A presidente executiva da OZ Energia, Micaela Silva, defendeu que o “Governo devia intervir menos” no mercado dos combustíveis, porque é liberalizado e não tem margens excessivas de comercialização, mas é “muito penalizado” pela quantidade …

Implante cerebral permite que paciente totalmente cega consiga ver formas e letras

Os cientistas da Universidade Miguel Hernández de Elche (UMH), em Espanha, fizeram com que uma mulher completamente cega conseguisse ver formas simples e letras, através da colocação de um implante no seu córtex visual. Os investigadores …

Teoria dos primatas pedrados. Podem os cogumelos mágicos ter sido a chave para a nossa evolução?

A teoria já era conhecida desde os anos 90, mas um novo estudo veio trazê-la à baila novamente. O argumento é de que os cogumelos com efeitos psicadélicos podem ter ajudado a tornar os nossos …

Ainda sem fumo branco para o OE, Bloco e PCP reúnem órgãos máximos

O PCP e o Bloco de Esquerda reúnem hoje os respetivos órgãos máximos entre congressos com a proposta orçamental para 2022 no centro do debate. As conclusões da reunião da Mesa Nacional do BE serão apresentadas …