Adeus PT: grupo adota definitivamente o nome Altice

Juntas / Wikimedia

A remoção do letreiro da marca Portugal Telecom (PT) no edifício sede da empresa em Picoas durante a passada segunda-feira assinalou o desaparecimento da marca. Este ato simbólico reforçou a mudança do nome do grupo empresarial para Altice Portugal anunciado esta terça feira.

A alteração foi divulgada por Alexandre Fonseca numa conferência de imprensa que decorreu no Altice Arena. O novo nome surge no contexto da criação de uma marca única nos países onde a Altice está presente. O CEO da Altice Portugal declarou que o grupo empresarial inicia assim a última fase de reorganização.

Não obstante, a empresa irá manter as designações MEO, Moche, PT Empresas, Sapo e UZO. Este anúncio contraria assim informações anteriormente divulgadas pelo predecessor de Alexandre Fonseca que determinavam o desaparecimento da MEO e PT até ao segundo trimestre de 2018.

A decisão deriva de um estudo de mercado que revelou a força destes nomes junto dos consumidores. “Temos aqui um conjunto de marcas que são reconhecidas, históricas”, afirmou o CEO, “Serão marcas comerciais, dos nossos produtos e serviços.

A PT foi comprada pela Altice em 2015. Até agora, a alteração mais notória para o público tinha sido a alteração do nome do MEO Arena (antigo Pavilhão Atlântico) para Altice Arena.

O que muda agora?

Durante a conferência, o CEO anunciou que será posta em marcha uma campanha de afirmação da marca.

A clarificação do posicionamento de marca seguirá um plano de atividades objetivo e bem definido, que terá momentos próprios no decorrer do ano e acompanhará um conjunto de iniciativas, avançou a Altice Portugal em declarações ao Eco.

Para além do edifício sede, também outras infraestruturas emblemáticas vão receber uma nova imagem. Aqui o destaque vai para a torre de comunicações em Monsanto, responsável pela difusão do sinal televisivo da operadora MEO.

A conferência desta terça-feira serviu também para lançar um novo produto, uma box 4K wifi. Passa assim a ser possível deslocar a box dentro de casa, uma vez que a ligação ao router é feita sem recurso a cabos.

Esta nova tecnologia vem acompanhada de um novo interface televisivo. Uma década depois do lançamento do interface atual, os utilizadores da MEO irão passar a usufruir de um sistema que, segundo o administrador João Epifânia, está “totalmente focado nos conteúdos, com uma navegação mais simples, intuitiva e organização em linha com a expectativa dos clientes

Para promover estas novidades, a marca vai lançar uma campanha sob o slogan “Humaniza-te”.  Os novos anúncios da marca contarão com a habitual presença de Cristiano Ronaldo, mas também com uma nova embaixadora.

A empresa “contratou” a robô Sophia para contracenar com CR7.  O robô mais expressivo do mundo” foi apresentado pela primeira vez em Portugal durante o Web Summit 2017.  Para além destas mudanças, a Altice tinha já anunciado que iria acabar com a MEO Music.

Andre Kosters / LUSA

Alexandre Fonseca, presidente executivo da Altice Portugal “conversa” com o robot Sophia

A multinacional Altice

A Altice é um grupo multinacional fundado em 2001 por Patrick Drahi, um empresário com as nacionalidades portuguesa, francesa e israelita. Sediada nos Países Baixos, é, segundo o site oficial,  uma empresa de “telecomunicações, conteúdos, media, entretenimento e publicidade”.

A multinacional está presente em França, Estados Unidos, Israel e Republica Dominicana. Entrou em Portugal em 2015 com a compra da PT. Na altura, a empresa portuguesa encontrava-se em crise após uma fusão mal sucedida com a brasileira Oi e na sequência do escândalo financeiro do BES.

Em 2017, iniciou o processo para se tornar a acionista maioritária da Media Capital, detentora da TVI. A compra de 94,69% das ações tem sido bastante contestada, nomeadamente pelos canais televisivos competidores. O processo está atualmente a ser analisado pela Autoridade da Concorrência.

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Tweet de Elon Musk afunda Bitcoins (e dá força à criptomoeda que nasceu como meme)

A Tesla vai deixar de aceitar Bitcoins como forma de pagamento. A revelação foi feita por Elon Musk numa publicação no Twitter e levou à queda do valor da criptomoeda no mercado. A par disso, …

Investigadores criam nova solução para óculos de realidade virtual e aumentada

Uma equipa de investigadores criou uma nova tecnologia para fornecer óculos de realidade virtual que não parecem "olhos de inseto". Num novo artigo publicado na Science Advances, os especialistas descrevem a impressão de ótica de forma …

Genética da população portuguesa pode explicar deficiência de vitamina D

Investigadores portugueses concluíram que a população portuguesa tem uma prevalência superior à média europeia de algumas alterações genéticas que levam a uma predisposição para o défice de vitamina D. Este estudo, coordenado pelo Centro Cardiovascular da …

Polónia quer comprar casa de campo francesa (para recuperar o legado de Marie Curie)

A Polónia quer comprar e renovar a casa de campo francesa de Marie Curie e transformá-la num museu, naquele que é um esforço para reivindicá-la como génio científico e pioneira polaca. Embora tenha nascido na Polónia, …

Min Nyo é jornalista, cobriu os protestos em Myanmar e foi condenado a 3 anos de prisão

Min Nyo, um jornalista birmanês de 51 anos, foi condenado a três anos de prisão pela sua cobertura dos protestos na sequência do golpe de Estado em Myanmar. Min Nyo, que trabalhava para a DVB (Voz …

McDonald's e Casa Branca unem-se para sensibilizar população a ser vacinada

Numa parceria com a Casa Branca, a cadeia de fast food norte-americana também está a dar o seu contributo para sensibilizar a população para a vacinação contra a covid-19. A ideia é promover informações relevantes sobre …

Voo "para lado nenhum" esgota em tempo recorde. Bastaram 2,5 minutos

A companhia aérea australiana Qantas vendeu os bilhetes para o próximo "voo para lugar nenhum" em tempo recorde: 2,5 minutos. A Qantas está a promover um novo "voo para lugar nenhum" que dará aos famintos por …

Todos queriam "O Senhor dos Anéis". Mas cinemas chineses foram obrigados a exibir filmes de propaganda

Pequim ordenou que os cinemas chineses divulgassem propaganda em homenagem ao Partido Comunista. Os cinéfilos do país, que clamam pelos filmes de Hollywood, revoltaram-se. A 1 de abril, no dia em que entrou em vigor um …

Presidente da República condecorou Jorge Coelho a título póstumo

Marcelo Rebelo de Sousa condecorou, a título póstumo, o antigo ministro e dirigente socialista Jorge Coelho com a grã-cruz da Ordem do Infante D. Henrique. O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, condecorou esta quinta-feira, …

Comer caladas, autocarro sem parque, pavilhão sujo: assim foi uma final europeia

Episódios quase inacreditáveis rodearam a final feminina da Taça EHF. O diretor da equipa vencedora conta tudo o que aconteceu (e há muito para contar). O Rincón Fertilidad Málaga conquistou a Taça EHF feminina desta época. …