/

Adeus ervas daninhas. Robô autónomo usa lasers para destruir 100 mil plantas por hora

As ervas daninhas podem ser um problema para quem trabalha com agricultura ou possui jardins. Agora, a Startup Carbon Robotics lançou uma máquina autónoma que tem essas plantas incómodas na mira, usando uma combinação de visão computacional e lasers de alta potência para as eliminar.

Os avanços na robótica abriram algumas possibilidades interessantes no campo do controlo agrícola, onde as soluções tradicionais tendem a envolver trabalho manual intensivo ou o uso de produtos químicos que podem ser caros e apresentar riscos ambientais.

Ao prover máquinas automatizadas com o equipamento necessário para detetar plantas invasoras indesejáveis, a esperança é que esse processo possa poupar tempo e dinheiro.

Assim, a Carbon Robotics construiu um robô de quatro rodas, e de 4.300 kg, que usa GPS e visão computacional para percorrer as plantações em busca de ervas daninhas.

O dispositivo conta com um supercomputador integrado e câmaras de alta resolução para identificar plantas indesejadas. Possui oito lasers de 150 W que operam simultaneamente para as matar com energia térmica. O robô consegue alcançar uma taxa de mais de 100.000 ervas daninhas por hora.

A máquina totalmente autónoma funciona a diesel e pode operar durante 24 horas, cobrindo cerca de 6 a 8 hectares por dia, enquanto os seus lasers deixam o solo circundante intacto para preservar sua microbiologia.

A empresa considera o Weeder, uma solução económica para melhorar a produtividade das colheitas, especialmente para produtores orgânicos e todos os que adotam práticas agrícolas regenerativas de modo a garantir a sustentabilidade do solo.

“A inteligência artificial e a tecnologia estão a criar eficiências numa variedade de setores e estamos entusiasmados em aplicá-las à agricultura”, disse o fundador e CEO da Carbon Robotics, Paul Mikesell.

“Os agricultores, e outros elementos da cadeia global de abastecimento de alimentos, estão a inovar mais do que nunca para manter o mundo alimentado. O nosso objetivo é criar ferramentas que abordem os seus problemas mais desafiantes”, explicou.

A Carbon Robotics tem vindo a desenvolver os robôs autónomos desde 2018, e já vendeu todos os seus modelos de 2021. Contudo, as encomendas da linha de 2022 já estão abertas, escreve o New Atlas.

Ana Isabel Moura, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.