Adeus ervas daninhas. Robô autónomo usa lasers para destruir 100 mil plantas por hora

As ervas daninhas podem ser um problema para quem trabalha com agricultura ou possui jardins. Agora, a Startup Carbon Robotics lançou uma máquina autónoma que tem essas plantas incómodas na mira, usando uma combinação de visão computacional e lasers de alta potência para as eliminar.

Os avanços na robótica abriram algumas possibilidades interessantes no campo do controlo agrícola, onde as soluções tradicionais tendem a envolver trabalho manual intensivo ou o uso de produtos químicos que podem ser caros e apresentar riscos ambientais.

Ao prover máquinas automatizadas com o equipamento necessário para detetar plantas invasoras indesejáveis, a esperança é que esse processo possa poupar tempo e dinheiro.

Assim, a Carbon Robotics construiu um robô de quatro rodas, e de 4.300 kg, que usa GPS e visão computacional para percorrer as plantações em busca de ervas daninhas.

O dispositivo conta com um supercomputador integrado e câmaras de alta resolução para identificar plantas indesejadas. Possui oito lasers de 150 W que operam simultaneamente para as matar com energia térmica. O robô consegue alcançar uma taxa de mais de 100.000 ervas daninhas por hora.

A máquina totalmente autónoma funciona a diesel e pode operar durante 24 horas, cobrindo cerca de 6 a 8 hectares por dia, enquanto os seus lasers deixam o solo circundante intacto para preservar sua microbiologia.

A empresa considera o Weeder, uma solução económica para melhorar a produtividade das colheitas, especialmente para produtores orgânicos e todos os que adotam práticas agrícolas regenerativas de modo a garantir a sustentabilidade do solo.

“A inteligência artificial e a tecnologia estão a criar eficiências numa variedade de setores e estamos entusiasmados em aplicá-las à agricultura”, disse o fundador e CEO da Carbon Robotics, Paul Mikesell.

“Os agricultores, e outros elementos da cadeia global de abastecimento de alimentos, estão a inovar mais do que nunca para manter o mundo alimentado. O nosso objetivo é criar ferramentas que abordem os seus problemas mais desafiantes”, explicou.

A Carbon Robotics tem vindo a desenvolver os robôs autónomos desde 2018, e já vendeu todos os seus modelos de 2021. Contudo, as encomendas da linha de 2022 já estão abertas, escreve o New Atlas.

Ana Isabel Moura, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Junta militar de Myanmar está a sequestrar familiares de pessoas que pretende deter, diz especialista da ONU

A junta militar de Myanmar está a sequestrar familiares de pessoas que pretende deter, incluindo crianças com 20 semanas de idade, segundo o relator especial da Organização das Nações Unidas (ONU) destacado para o país, …

Regiões portuguesas entre as que mais colocaram trabalhadores em teletrabalho

  Apesar dos números elevados registados em Portugal, futuro do modelo está ainda em aberto, face à preferência dos patrões em ter os funcionários a trabalhar em ambiente de escritório. De acordo com dados revelados pelo Eurostat, …

Reino Unido em choque. Sabina Nessa pode ter sido assassinada por um estranho ainda em liberdade

Sabina Nessa, de 28 anos, terá sido assassinada enquanto caminhava pelo Cator Park, no sudeste de Londres, na passada sexta-feira. O percurso da sua casa até a um bar ia demorar apenas cinco minutos, mas …

A corrida a secretário-geral da UGT terá dois candidatos

É a primeira vez que a corrida à liderança da UGT conta com dois candidatos: além de José Abraão, atual dirigente da Federação de Sindicatos da Administração Pública (Fesap), Mário Mourão, presidente do Sindicato dos …

Colapso da Evergrande. China pede a governos regionais que se "preparem para a possível tempestade"

As autoridades chinesas estão a pedir aos governos regionais para se prepararem para um possível colapso da Evergrande. O The Wall Street Journal noticia, esta quinta-feira, que as autoridades chinesas estão a pedir aos governos regionais …

Governo vai testar 35 mil funcionários de creches e pré-escolar até 3 de outubro

Os funcionários das creches, do pré-escolar e a rede nacional de amas começaram esta quinta-feira a ser testados à covid-19, numa ação que até 3 de outubro abrangerá 35 mil pessoas em todo o país. O …

Bem-vindo à última fase do desconfinamento: fim do certificado em restaurantes, máscara em transportes e lares

"Estamos em condições para avançar para a terceira fase de desconfinamento." Foi com esta frase que António Costa deu início à conferência de imprensa após o Conselho de Ministros desta quinta-feira. Portugal vai avançar para a …

EUA reabrirá campo de detenção de migrantes perto da prisão de Guantánamo

A administração do Presidente dos Estados Unidos (EUA) Joe Biden se prepara para reabrir um campo de detenção de migrantes na Baía de Guantánamo, após um aumento de migrantes e requerentes de asilo no sul …

Défice desce para 5,3% do PIB no 2.º trimestre do ano

O défice orçamental do primeiro semestre deste ano é de 5,5% do PIB. A meta do ministro das Finanças para o ano de 2021 é de 4,5%.  O défice orçamental fixou-se em 5,3% do PIB no …

É a maior contração desde 1995. INE revê queda do PIB para 8,4%

A queda foi pior do que se esperava: o Produto Interno Bruto (PIB) recuou 8,4% e não 7,6%, indicam os recentes dados do Instituto Nacional de Estatística (INE). O Produto Interno Bruto (PIB) caiu 8,4% em …