Adeus Bill Gates, o dono da Zara é agora o homem mais rico do mundo

Inditex.es

Amancio Ortega, fundador do Grupo Inditex / Zara

Amancio Ortega, fundador do Grupo Inditex / Zara

Com uma fortuna avaliada em 79.600 milhões de dólares, o dono da Zara é agora o homem mais rico do mundo, segundo a Forbes.

Amancio Ortega, dono da cadeia de lojas Zara, é agora o homem mais rico do mundo, com uma fortuna de 79.600 milhões de dólares, cerca de70.653 milhões de euros, destronando Bill Gates, segundo divulgou esta sexta-feira a Forbes.

O empresário espanhol, que detém o grupo Inditex, ultrapassa, assim, o fundador da tecnológica Microsoft, Bill Gates, que tem uma fortuna avaliada em 78.100 milhões de dólares (cerca de 69.321 milhões de euros, à taxa de câmbio atual), e o magnata dos media Warren Buffett, com 64.400 milhões de dólares (57.161 milhões de euros), de acordo com a lista da Forbes.

Ainda na lista das maiores fortunas do mundo está o mexicano Carlos Slim, com 62.500 milhões de dólares (55.475 milhões de euros), o fundador da Amazon, Jeff Bezos, com 49.900 milhões de dólares (44.291 milhões de euros) e o criador da Oracle, Larry Ellison, com 47.600 milhões de dólares (42.249 milhões de euros).

A revista Forbes faz anualmente a lista dos homens mais ricos do mundo, que publica em Março e atualiza diariamente em função da cotação em bolsa das ações das empresas dos milionários, explicou hoje à Efe o editor da publicação em Espanha.

Ortega, que em Março estava em quarto lugar na classificação da revista e que acumula parte da sua fortuna em imóveis, passou a encabeçar a lista graças à revalorização das ações da Inditex, grupo que detém as marcas Zara e Massimo Dutti e é controlado pelo empresário em 59,294%.

Esta é a primeira vez que um espanhol ascende ao topo máximo dos mais ricos do mundo.

Os restantes espanhóis que estão mais perto de Amancio Ortega na lista são Sandra Ortega, sua filha, que está em 183.º, milionária com 7.400 milhões de dólares (6.568 milhões de euros), e o presidente da Mercadona, Juan Roig, em 285.ª posição, com uma fortuna avaliada em 5.200 milhões de dólares (4.615 milhões de euros).

/Lusa

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Boa! Ele que proporciona tantos postos de trabalho! Na grande maioria trabalho escravo, claro! Um exemplo para todos os patrões que querem ganhar dinheiro a todo o custo… Em Portugal, aqui ou ali, também lhe vão seguindo o exemplo: – Ganhar dinheiro a qualquer custo!

RESPONDER

Vaiado em Boticas, Galamba diz que foi obrigado a dar concessão de exploração de lítio

Depois de ter sido recebido com protestos em Boticas, devido à exploração do lítio, o secretário de Estado Adjunto e da Energia, João Galamba, assegurou que o Governo foi obrigado a dar a concessão, em …

Juventus quer esquecer drama com Ronaldo, mas colegas esperam pedido de desculpas

A Juventus vai reunir-se com Cristiano Ronaldo para resolver a situação da forma mais pacífica possível. Os colegas de equipa esperam um pedido de desculpas do português. A novela de Cristiano Ronaldo no último jogo da …

A cidade do futuro está a chegar. Volocopter promete táxis voadores já em 2022

A empresa alemã Volocopter prometeu na Web Summit que os seus táxis aéreos estarão a operar de forma comercial dentro de dois ou três anos. Em declarações ao ZAP, Alexander Zosel, co-fundador da empresa, disse …

João Mário dispensado dos trabalhos da seleção por lesão

O médio, um dos 25 convocados para os duelos de Portugal com Lituânia e Luxemburgo, de apuramento para o Euro 2020, foi dispensado da seleção nacional, esta segunda-feira, devido a problemas físicos. De acordo com uma …

12 mil anos de história genética mostram que todos os caminhos vão (mesmo) dar a Roma

Afinal, pode haver alguma verdade no famoso provérbio que diz que "todos os caminhos vão a Roma". Essa é a conclusão de investigadores que descobriram a rica história genética da área. No auge do Império Romano, …

Nuno Manta Santos anuncia saída do Marítimo

Nuno Manta Santos deixou de ser o treinador do Marítimo, anunciou, esta segunda-feira, o técnico na sua página do Facebook, deixando a equipa insular no 14.º lugar da I Liga portuguesa de futebol. A saída do …

Marcelo nota "salto" nas relações com Itália mas deixa um desafio à comunidade portuguesa

Esta segunda-feira, em Roma, o Presidente da República considerou que houve "um salto humano" nas relações luso-italianas e um "estreitamento" em termos culturais, económicos e políticos, mas pediu à comunidade portuguesa para "ir mais longe". "Agora …

Falta de funcionários. Brandão Rodrigues responsabiliza algumas escolas por atraso no processo

O ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, lembrou que algumas escolas demoraram a iniciar o processo de contratação de funcionários, garantindo que atualmente há muito mais assistentes e novas formas de colmatar as necessidades dos …

Cientistas inventam novo método para testar neurotoxinas letais sem usar cobaias

Os testes em animais não vão ser mais precisos relativamente a um grupo de neurotoxinas mortais, graças a uma nova investigação da Universidade de Queensland, na Austrália. Por mais benéfica que a Ciência seja para a Humanidade, …

México concede asilo a Morales. Ex-Presidente da Bolívia promete regressar "com mais força"

O ex-Presidente da Bolívia, Evo Morales, anunciou na segunda-feira que está de partida para o México, país que lhe concedeu asilo político, mas prometeu regressar brevemente "com mais força e energia", um dia depois de …