Adeus Bill Gates, o dono da Zara é agora o homem mais rico do mundo

Inditex.es

Amancio Ortega, fundador do Grupo Inditex / Zara

Amancio Ortega, fundador do Grupo Inditex / Zara

Com uma fortuna avaliada em 79.600 milhões de dólares, o dono da Zara é agora o homem mais rico do mundo, segundo a Forbes.

Amancio Ortega, dono da cadeia de lojas Zara, é agora o homem mais rico do mundo, com uma fortuna de 79.600 milhões de dólares, cerca de70.653 milhões de euros, destronando Bill Gates, segundo divulgou esta sexta-feira a Forbes.

O empresário espanhol, que detém o grupo Inditex, ultrapassa, assim, o fundador da tecnológica Microsoft, Bill Gates, que tem uma fortuna avaliada em 78.100 milhões de dólares (cerca de 69.321 milhões de euros, à taxa de câmbio atual), e o magnata dos media Warren Buffett, com 64.400 milhões de dólares (57.161 milhões de euros), de acordo com a lista da Forbes.

Ainda na lista das maiores fortunas do mundo está o mexicano Carlos Slim, com 62.500 milhões de dólares (55.475 milhões de euros), o fundador da Amazon, Jeff Bezos, com 49.900 milhões de dólares (44.291 milhões de euros) e o criador da Oracle, Larry Ellison, com 47.600 milhões de dólares (42.249 milhões de euros).

A revista Forbes faz anualmente a lista dos homens mais ricos do mundo, que publica em Março e atualiza diariamente em função da cotação em bolsa das ações das empresas dos milionários, explicou hoje à Efe o editor da publicação em Espanha.

Ortega, que em Março estava em quarto lugar na classificação da revista e que acumula parte da sua fortuna em imóveis, passou a encabeçar a lista graças à revalorização das ações da Inditex, grupo que detém as marcas Zara e Massimo Dutti e é controlado pelo empresário em 59,294%.

Esta é a primeira vez que um espanhol ascende ao topo máximo dos mais ricos do mundo.

Os restantes espanhóis que estão mais perto de Amancio Ortega na lista são Sandra Ortega, sua filha, que está em 183.º, milionária com 7.400 milhões de dólares (6.568 milhões de euros), e o presidente da Mercadona, Juan Roig, em 285.ª posição, com uma fortuna avaliada em 5.200 milhões de dólares (4.615 milhões de euros).

/Lusa

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Boa! Ele que proporciona tantos postos de trabalho! Na grande maioria trabalho escravo, claro! Um exemplo para todos os patrões que querem ganhar dinheiro a todo o custo… Em Portugal, aqui ou ali, também lhe vão seguindo o exemplo: – Ganhar dinheiro a qualquer custo!

RESPONDER

Os Simpsons podem ter previsto o surto do novo coronavírus da China

A série de televisão animada "Os Simpsons" é conhecida por ter feito profecias que, com o passar do tempo, se tornaram mesmo realidade. Agora, os fãs do programa parecem ter encontrado um episódio que prediz …

Identificada nova espécie de dinossauro que viveu há mais de 150 milhões de anos

Paleontólogos identificaram, nos Estados Unidos, uma nova espécie de dinossauro do género dos alossauros, que viveu há mais de 150 milhões de anos. A espécie, que tem o nome de Allosaurus jimmadseni, foi identificada a partir …

Escorpião com 436 milhões de anos foi dos primeiros animais a pisar a Terra

Cientistas descobriram um escorpião com 436 milhões de anos que terá sido um dos primeiros animais da Terra a migrar dos habitats aquáticos para os terrestres. Foram encontrados dois fósseis da espécie num antigo mar tropical …

Bruno de Carvalho disposto a liderar SAD do Sporting com Varandas

O ex-presidente do Sporting admitiu, esta sexta-feira, estar disposto a liderar a SAD do clube, mesmo com Frederico Varandas como presidente. No seu comentário semanal na Rádio Estádio, Bruno de Carvalho disse estar disposto a regressar …

A Inteligência Artificial teria resolvido o mistério da fuga de Alcatraz

Um programa de Inteligência Artificial (IA) poderia ter resolvido o mistério da fuga dos irmãos irmãos John e Clarence Anglin e Frank Morris da prisão de Alcatraz, que foi considerada uma das mais seguras dos …

Mais de 30 militares dos EUA ficaram com lesões cerebrais após ataque iraniano

Mais de 30 militares norte-americanos ficaram com lesões cerebrais traumáticas na sequência do ataque iraniano na base militar de Ain al-Assad, no Iraque. 34 militares norte-americanos ficaram com lesões cerebrais traumáticas na sequência do ataque levado …

Homem que torturou suspeitos de planear o 11 de setembro diz que o voltaria a fazer

James Mitchell torturou os cinco suspeitos de terem planeado o ataque de 11 de setembro de 2001. Em tribunal, disse que não tem remorsos e que o voltaria a fazer. James Mitchell foi o psicólogo responsável …

Belenenses e Belenenses SAD chegam a acordo para suspender ações judiciais

A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) anunciou, esta sexta-feira, que foi alcançada uma suspensão das ações judiciais entre o Belenenses e a Belenenses SAD. Em comunicado publicado na sua página oficial, a FPF informou que o …

Amazon quer que os clientes paguem com as mãos

A gigante tecnológica Amazon quer que os  clientes comprem e efetuem o pagamento com um aceno da mão em vez de passar um cartão numa máquina. De acordo com o Wall Street Journal, que cita fontes …

59 autarcas constituídos arguidos na Operação Éter

O Ministério Público constituiu 74 arguidos, 59 dos quais autarcas e ex-autarcas de 47 câmaras do Norte e Centro, no processo da investigação às Lojas Interativas da Turismo do Porto e Norte, realizada no âmbito …