Adeus, auriculares. Novo dispositivo transmite música diretamente para o ouvido

O SoundBeamer cria uma espécie de “bolha de som” e emite música diretamente para os nossos ouvido, sem o recurso a headphones.

A empresa Noveto Systems inventou um aparelho, chamado SoundBeamer, que cria uma “bolha de som” para o utilizador que esteja a ouvir música, a ver um filme ou a jogar um videojogo. Esta nova tecnologia futurista transmite o som diretamente para os ouvidos do utilizador sem serem necessários headphones.

Para ouvirmos som de algum equipamento temos duas opções: ou o som propaga no ambiente (no caso de uma coluna, por exemplo), ou ouvimo-lo através de auriculares ou headphones. De acordo com a Associated Press, o objetivo desta tecnologia é ser uma ferramenta útil no nosso dia-a-dia.

A empresa israelita fez nascer uma outra alternativa: a tecnologia SoundBeaming permite que o utilizador ouça o som emitido apenas diretamente nos seus ouvidos, não permitindo que outras pessoas ouçam. A funcionalidade é conseguida através de ondas ultrassónicas que criam uma espécie de “bolha de som” ao redor dos ouvidos do utilizador.

As ondas são geradas através de algoritmos de processador de sinal digital (DSP) e emitidas no ar consoante uma matriz de transdutor própria. O sinal localiza os ouvidos do utilizador e o som é direcionado nesse sentido. Os sensores 3D ajudam o som a ser devidamente emitido consoante o movimento e posição da cabeça.

Ayana Wallwater, gestora de produto da Noveto Systems, diz que “não é preciso dizer ao aparelho onde se está”. “Não faz streaming para um lugar exato, segue-nos para onde quer que nos dirijamos.”

O lançamento do SoundBeamer está previsto para o mês de dezembro de 2021.

ZAP //

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

  1. As aberrações dos ditos tempos modernos em que a Raça Humana julgando que vai por um belo caminho está apenas a comer o próprio chão que pisa e a dar cabo do próprio planeta que precisa e da sua própria saúde também. Impressionante como o Homem consegue ser o animal mais burro de todos!

RESPONDER

"Liberdade para a Dinamarca". Novos incidentes em manifestação contra restrições

Uma manifestação contra as restrições impostas para conter a pandemia, organizada por um grupo radical, em Copenhaga, originou novos incidentes na noite de sábado e resultou em cinco detenções, relataram a polícia e os meios …

Pela primeira vez, um restaurante vegan ganha uma estrela Michelin em França

Um restaurante de comida totalmente vegan em França foi o primeiro do país a receber a desejada estrela Michelin. Localiza-se perto de Bordéus. A concessão da estrela ao ONA (Origine Non-Animale) é mais uma evidência de …

Onze mineiros resgatados com vida de uma mina de ouro na China

Onze mineiros presos há duas semanas dentro de uma mina de ouro na China, devido a uma explosão, foram hoje trazidos em segurança para a superfície, informou a televisão estatal chinesa. No dia 10 de janeiro, …

Multimilionário oferece 1 milhão em prémios por evidências de vida após a morte

Um empresário de Las Vegas, nos Estados Unidos, está a oferecer um milhão de dólares em prémios em troca de evidências de que existe vida após a morte. O investidor imobiliário e empresário espacial Robert Bigelow, …

Marcelo reeleito com 55% a 62% dos votos. Ana Gomes em segundo lugar

Marcelo Rebelo de Sousa foi reeleito para um segundo mandato como Presidente da República, após vencer as eleições deste domingo com 55% a 62% dos votos.  Segundo as primeiras projeções, Ana Gomes deverá ficar em …

Itália vai processar Pfizer e AstraZeneca devido a atrasos nas vacinas. UE pede "transparência"

A Itália vai processar a Pfizer Inc e a AstraZeneca devido aos atrasos na entrega das vacinas contra a covid-19 e para garantir os fornecimentos – não para obter compensações, disse neste domingo o ministro …

Declínio cognitivo relacionado com a idade pode ser reversível

Cientistas conseguiram reverter em ratos o declínio cognitivo causado pelo envelhecimento. O objetivo dos investigadores é que as farmacêuticas baseiem-se neste estudo para criar um composto que possa ser administrado em humanos. As células específicas do …

Afluência às urnas é menor (mas há mais votantes). Abstenção deverá ficar entre os 56 e 60%

A afluência às urnas às 16:00 nas presidenciais de hoje em Portugal, 35,4%, é a segunda mais baixa desde as eleições de 2006, ano em que este número passou a ser divulgado pela administração eleitoral. Esta …

Reino Unido já vacinou quase 6 milhões. Alemanha aumenta controlo nas fronteiras

O Reino Unido já administrou a primeira das duas doses da vacina contra o novo coronavírus em cerca de seis milhões de pessoas, quando o número de mortes no país devido à pandemia está perto …

Polícia desmantela rede de tráfico internacional de armas (e descobre santuário dedicado a Hitler)

Em dezembro, as autoridades espanholas conseguiram desmantelar uma rede ilegal de armas que operava em toda a Europa, e acabou por capturar os traficantes. O que a polícia não esperava era encontrar um armazém cheio …