/

Adeus, auriculares. Novo dispositivo transmite música diretamente para o ouvido

7

O SoundBeamer cria uma espécie de “bolha de som” e emite música diretamente para os nossos ouvido, sem o recurso a headphones.

A empresa Noveto Systems inventou um aparelho, chamado SoundBeamer, que cria uma “bolha de som” para o utilizador que esteja a ouvir música, a ver um filme ou a jogar um videojogo. Esta nova tecnologia futurista transmite o som diretamente para os ouvidos do utilizador sem serem necessários headphones.

Para ouvirmos som de algum equipamento temos duas opções: ou o som propaga no ambiente (no caso de uma coluna, por exemplo), ou ouvimo-lo através de auriculares ou headphones. De acordo com a Associated Press, o objetivo desta tecnologia é ser uma ferramenta útil no nosso dia-a-dia.

A empresa israelita fez nascer uma outra alternativa: a tecnologia SoundBeaming permite que o utilizador ouça o som emitido apenas diretamente nos seus ouvidos, não permitindo que outras pessoas ouçam. A funcionalidade é conseguida através de ondas ultrassónicas que criam uma espécie de “bolha de som” ao redor dos ouvidos do utilizador.

As ondas são geradas através de algoritmos de processador de sinal digital (DSP) e emitidas no ar consoante uma matriz de transdutor própria. O sinal localiza os ouvidos do utilizador e o som é direcionado nesse sentido. Os sensores 3D ajudam o som a ser devidamente emitido consoante o movimento e posição da cabeça.

Ayana Wallwater, gestora de produto da Noveto Systems, diz que “não é preciso dizer ao aparelho onde se está”. “Não faz streaming para um lugar exato, segue-nos para onde quer que nos dirijamos.”

O lançamento do SoundBeamer está previsto para o mês de dezembro de 2021.

ZAP //

7 Comments

  1. As aberrações dos ditos tempos modernos em que a Raça Humana julgando que vai por um belo caminho está apenas a comer o próprio chão que pisa e a dar cabo do próprio planeta que precisa e da sua própria saúde também. Impressionante como o Homem consegue ser o animal mais burro de todos!

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.