Adeptos do Celta de Vigo querem clube no campeonato português

1

Ricardo Nascimento / Lusa

O ex-benfiquista Franco Cervi (Celta) e David Neres (Benfica)

Grande parte dos adeptos do Celta de Vigo considera que as arbitragens espanholas estão a prejudicar, deliberadamente, o clube e, por isso, querem que o Celta passe a pertencer à liga portuguesa, onde “os árbitros são melhores (não os conhecemos, mas piores do que estes é impossível)” – defendem.

O Celta de Vigo está em antepenúltimo lugar da liga espanhola, com apenas sete pontos, ao fim de 12 jogos.

Os adeptos dizem que as arbitragens estão a prejudicar o clube, de forma deliberada, considerando que a melhor solução é mesmo a transferência para a liga portuguesa.

O fim-de-semana passado voltou a ser tenso em Vigo. O Celta empatou no seu reduto, frente ao Sevilha, por 1-1, mas com muitas queixas sobre a arbitragem.

Os galegos conseguiram chegar à vantagem na primeira parte, mas, no segundo tempo, o curso do jogo mudou e os Célticos a responsabilizarem o VAR e o árbitro Hernández Hernández.

O médio do Celta Renato Tapia foi expulso ao minuto 65 – e, com mais um jogador em campo, os sevillistas chegaram ao golo do empate, aos 84′, por intermédio de Youssef En-Nesyri.

Já nos descontos um “penálti polémico” a favor do Celta foi revertido pelo VAR.

O lance motivou de tal maneira a revolta do capitão dos Célticos Iago Aspas que atirou o monitor do vídeo-árbitro ao chão – tendo-se retratado já do episódio, com um pedido de desculpas: “Não é o exemplo quero dar aos mais pequenos”.

“Temos mais ligação a Portugal”

Os adeptos do Celta acreditam que as arbitragens do campeonato espanhol estão a prejudicar, deliberadamente, a equipa, jogo após jogo. A solução? Para eles é fácil: passarem a jogar no campeonato português.

Uma conta, na rede social X (antigo Twitter), dedicada ao Celta sugeriu que o clube devia ir “o quanto antes” para a Liga portuguesa, referindo que “só há vantagens”: “tem melhores árbitros (não os conhecemos, mas piores do que estes é impossível); é mais perto; temos mais ligação a Portugal; lutaríamos pela entrada na Liga dos Campeões; não há andaluzes”.

O Nós Diario fez, depois do jogo de sábado, uma sondagem, onde perguntou aos adeptos se apoiariam uma eventual passagem do clube para o campeonato português: mais de 90% disse que apoiaria.

Mas será que os adeptos do Benfica também apoiariam esta “transferência”?

O traumático Celta 7-0 Benfica de 1999, para a Taça UEFA, ainda hoje é motivo de conversa e “brincadeiras” dentro do mundo do futebol.

Esta quarta-feira, o Benfica perdeu frente à Real Sociedad, em jogo a contar para a Liga dos Campeões – também no norte de Espanha, em San Sebastián, País Basco. O início do jogo – com 3-0 aos 21 minutos – quase fez adivinhar um “Vigo 2.0”.

Miguel Esteves, ZAP //

1 Comment

  1. Por favor amigos galegos de Vigo, não se juntem ao nosso campeonato português, aqui as arbitragens são ainda PIORES que em Espanha!! Cumprimentos amistosos! Viva a relação norte de Portugal/Galiza!

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.