/

Adam Rainer foi o único anão da História a tornar-se (literalmente) gigante

stefelix / Flickr

Imagem ilustrativa

O austríaco Adam Rainer, que se tornou o único paciente na História a ser diagnosticado com nanismo e gigantismo, desenvolveu graves problemas de saúde até ao último dia da sua vida.

O nanismo e o gigantismo são anomalias de crescimento completamente diferentes uma da outra: enquanto a primeira se caracteriza pelo tamanho inferior à média dos indivíduos do mesmo sexo e idade, a segunda destaca-se pelo desenvolvimento extraordinário.

Adam Rainer nasceu em 1899, mas foi durante a adolescência que ficou claro que era mais baixo do que os jovens da sua cidade, Graz. Segundo o IFL Science, a entrada para o Exército foi-lhe negada durante a I Guerra Mundial devido à sua própria altura – pouco mais do que 1,30 metros.

Os relatórios médicos mostraram que Rainer tinha mãos e pés excecionalmente grandes para um homem do seu tamanho. Apesar de ser muito pequeno, e tendo sido diagnosticado com nanismo, calçava o 43.

Foi aos 21 anos – uma idade em que a maioria das pessoas já não cresce – que Adam Rainer começou a crescer desalmadamente, até ter sido classificado pelos médicos como “gigante”. Aos 32 anos, media 2,18 metros de altura.

Os médicos descobriram que Rainer sofria de uma condição rara chamada acromegalia – um tumor na glândula pituitária, responsável por funções como o crescimento, o metabolismo e a produção de espermatozóides nos homens.

O distúrbio explicava as suas mãos e pés anormalmente grandes – um sintoma comum -, assim como o seu cansaço excessivo e traços faciais aumentados.

Rainer foi submetido a uma cirurgia para remover o tumor, na esperança de evitar um crescimento maior. Apesar de ter sido removido com sucesso, foi apenas o suficiente para retardar o crescimento.

Quando foi medido, no ano seguinte à cirurgia, a sua altura não se tinha alterado, mas a coluna começou a curvar-se, o que significava que o austríaco ainda estava a crescer.

À medida que crescia, a sua saúde piorava. O caso era tão grave, que o comprometeu até aos últimos dias de vida: a coluna de tal forma curvada impedia-o de conseguir ficar de pé sem ajuda e a sua visão e audição também se degradaram.

Adam Rainer acabou por falecer aos 51 anos, com 2,34 metros de altura, e entrou para a História como o único homem diagnosticado com nanismo e gigantismo.

Liliana Malainho, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.