Adam Rainer foi o único anão da História a tornar-se (literalmente) gigante

stefelix / Flickr

Imagem ilustrativa

O austríaco Adam Rainer, que se tornou o único paciente na História a ser diagnosticado com nanismo e gigantismo, desenvolveu graves problemas de saúde até ao último dia da sua vida.

O nanismo e o gigantismo são anomalias de crescimento completamente diferentes uma da outra: enquanto a primeira se caracteriza pelo tamanho inferior à média dos indivíduos do mesmo sexo e idade, a segunda destaca-se pelo desenvolvimento extraordinário.

Adam Rainer nasceu em 1899, mas foi durante a adolescência que ficou claro que era mais baixo do que os jovens da sua cidade, Graz. Segundo o IFL Science, a entrada para o Exército foi-lhe negada durante a I Guerra Mundial devido à sua própria altura – pouco mais do que 1,30 metros.



Os relatórios médicos mostraram que Rainer tinha mãos e pés excecionalmente grandes para um homem do seu tamanho. Apesar de ser muito pequeno, e tendo sido diagnosticado com nanismo, calçava o 43.

Foi aos 21 anos – uma idade em que a maioria das pessoas já não cresce – que Adam Rainer começou a crescer desalmadamente, até ter sido classificado pelos médicos como “gigante”. Aos 32 anos, media 2,18 metros de altura.

Os médicos descobriram que Rainer sofria de uma condição rara chamada acromegalia – um tumor na glândula pituitária, responsável por funções como o crescimento, o metabolismo e a produção de espermatozóides nos homens.

O distúrbio explicava as suas mãos e pés anormalmente grandes – um sintoma comum -, assim como o seu cansaço excessivo e traços faciais aumentados.

Rainer foi submetido a uma cirurgia para remover o tumor, na esperança de evitar um crescimento maior. Apesar de ter sido removido com sucesso, foi apenas o suficiente para retardar o crescimento.

Quando foi medido, no ano seguinte à cirurgia, a sua altura não se tinha alterado, mas a coluna começou a curvar-se, o que significava que o austríaco ainda estava a crescer.

À medida que crescia, a sua saúde piorava. O caso era tão grave, que o comprometeu até aos últimos dias de vida: a coluna de tal forma curvada impedia-o de conseguir ficar de pé sem ajuda e a sua visão e audição também se degradaram.

Adam Rainer acabou por falecer aos 51 anos, com 2,34 metros de altura, e entrou para a História como o único homem diagnosticado com nanismo e gigantismo.

  Liliana Malainho, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Empresa alemã explodiu o seu próprio foguetão

A Rocket Factory Augsburg (RFA), uma startup alemã, terminou recentemente um teste de pressão criogénica destrutiva a um dos seus foguetões - o RFA One. A Rocket Factory Ausgburg realizou um teste a um dos seus …

Visitas hospitalares devem apresentar certificado digital ou teste negativo

Quem visitar um doente internado ou acompanhar um utente nos serviços do SNS vai ter de apresentar o certificado digital ou um resultado negativo de um teste à covid-19, segundo uma orientação da Direção-Geral da …

Medina renuncia a cargo de vereador para facilitar a vida a Moedas

Numa carta enviada à Assembleia Municipal, Fernando Medina afirma que a sua saída ajuda ao funcionamento do executivo municipal de Carlos Moedas, novo presidente da Câmara Municipal de Lisboa. Depois de uma derrota inesperada na …

Resposta britânica à pandemia foi "dos maiores fracassos de sempre"

Um relatório do Parlamento britânico sobre a gestão pandémica no Reino Unido arrasa os esforços do executivo britânico no sentido de impedir a propagação do vírus no início da pandemia. Segundo a visão dos parlamentares, a …

PGR abre inquérito a caso de jovem agredido no Porto que acabou por morrer

A Procuradoria-Geral da República (PGR) abriu um inquérito para investigar o caso do rapaz de 23 anos que foi espancado na Baixa do Porto, na madrugada de domingo, e que acabou por morrer no hospital, …

Podia ser anedota, mas não é: equipa marcou 4 auto-golos, de propósito

Jogadoras de futsal do Banfield estavam a vencer por 2-0 quando decidiram perder propositadamente. Tudo a pensar nos play-offs. Quem abrir este artigo e analisar este vídeo, pode pensar que isto foi filmado propositadamente para os …

Portugal vai receber 6,1 milhões de vacinas até ao final do ano

Portugal vai receber cerca de 6,1 milhões de vacinas contra a covid-19 até final do ano, dispondo de doses suficientes para voltar a vacinar toda a população, caso seja necessário, anunciou hoje o coordenador da …

Objeto de Hamilton. Galáxia "dupla" intrigou astrónomos durante anos

O nosso Universo esconde vários objetos estranhos, desde estrelas em explosão a galáxias em colisão. O Hubble encontrou o que parece ser um par de objetos idênticos, tão estranhos que os astrónomos demoraram vários anos …

Neymar, de novo: "Aquilo foi uma declaração terrível para o PSG"

Jérôme Rothen avisou: Neymar disse que vai deixar o futebol depois do Mundial e pode ter que enfrentar consequências. Neymar, Neymar, Neymar. O jogador brasileiro mais falado por estes dias (e em muitos outros períodos). Desta …

Portugal regista mais 719 casos de covid-19 e oito mortos. Internamentos descem

Nas últimas 24 horas, Portugal registou mais oito mortes e 719 casos de infeção pelo coronavírus SARS-CoV-2. O número de pessoas internadas volta a descer. O boletim epidemiológico desta terça-feira informa que há menos 11 pessoas …