Acusado de corrupção no SEF, Palos volta ao “local do crime” antes do julgamento

RTP / Flickr

Director nacional do SEF, Manuel Jarmela Palos

Director nacional do SEF, Manuel Jarmela Palos

O ex-director-geral do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), Manuel Palos, está de volta ao trabalho neste serviço, depois de ter sido impedido de exercer o lugar em que é acusado de corrupção, no âmbito do processo dos Vistos Gold, cujo julgamento arranca na segunda-feira, 13 de Fevereiro.

O Diário de Notícias avança que Manuel Palos regressou ao SEF, onde faz parte dos quadros há 25 anos, na quinta-feira, depois de o juiz titular do caso Vistos Gold ter revogado a medida de coacção de “proibição do exercício de actividade profissional” naquele organismo, a que esteve sujeito.

Palos esteve detido preventivamente na cadeia de Évora e depois, passou ao regime de prisão domiciliária com pulseira electrónica. Agora, está apenas sujeito ao Termo de Identidade e Residência e à “proibição de contactos com arguidos e testemunhas da acusação, entre os quais estão alguns funcionários do próprio SEF”, conforme atesta o DN.

A situação assume assim, contornos inusitados, tanto mais que acontece nas vésperas do arranque do julgamento que tem como arguidos o ex-ministro Miguel Macedo, o presidente do Instituto de Registos e Notariado, António Figueiredo, e a ex-secretária-geral do Ministério da Justiça, Maria Antónia Anes.

Em causa estão crimes de corrupção, branqueamento de capitais e tráfico de influências.

Palos está acusado de corrupção passiva e de prevaricação, e a tese do Ministério Público (MP) é que este facilitou a atribuição de autorizações de residência a investidores dos chamados Vistos Gold, actuando a pedido de amigos de Miguel Macedo.

O MP alega que Palos queria agradar ao ex-ministro, para manter o seu lugar no SEF, e considera que nunca terá recebido qualquer contrapartida em troca dos alegados “favores”.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Tudo é permitido nas altas esferas. Vão a Évora fazer um retiro espiritual e regressam renovados e prontos pra outra. Só não entendo é como é que não foi promovido.

RESPONDER

Vulcão, La Palma

Vulcão nas Canárias com períodos mais explosivos já devastou 240 hectares

O vulcão Cumbre Vieja, na ilha de La Palma (Canárias) mantém-se ativo, apresentando períodos mais explosivos e tendo já devastado cerca de 240 hectares de terrenos num perímetro de cerca de 16 quilómetros. Dados também fornecidos …

IVAucher só poderá ser utilizado em 1% dos restaurantes e hotéis

A apenas uma semana do início da segunda fase do IVAucher, só 1.500 empresas de restauração, alojamento e cultura, de um total de 118 mil, estão inscritas no programa. Até ao fim de agosto, os consumidores …

"Ganhámos com a covid-19". Depois do "ridículo", Secretário de Estado explica-se

O Secretário de Estado da Internacionalização, Eurico Brilhante Dias, entrou na campanha eleitoral pelos piores motivos. Tudo porque disse que "ganhámos com a covid". Uma frase que já veio explicar depois de ter sido arrasado, …

Fora dos planos de Jesus, Gabriel pode estar de saída para o Qatar

O Al-Gharafa quer Gabriel por empréstimo com duração de uma temporada. O negócio está perto de se concretizar e envolve uma opção de compra de 6 milhões de euros. O Benfica continua à procura de solução …

Ex-presidente da Catalunha detido em Itália (e pode vir aí mais uma derrota para Espanha)

Carles Puigdemont, o ex-presidente da Catalunha, foi detido em Itália, na Sardenha. O também eurodeputado era alvo de um mandado internacional e vai tentar, mais uma vez, escapar à extradição para Espanha. Fontes contactadas pela agência …

Detida boliviana investigada pelo acidente do avião que transportava o Chapecoense

A Polícia Federal do Brasil deteve na quinta-feira uma cidadã boliviana sob investigação pelo desastre aéreo ocorrido em 2016, no qual morreram 71 pessoas, incluindo futebolistas, treinadores e diretores do Chapecoense. Segundo a polícia de Corumbá, …

"Foi uma opção equilibrada". Especialista refere que nova fase de desconfinamento é essencial

A última fase de desconfinamento está prestes a chegar. O momento foi ansiado por muitos portugueses que agora vão podem ter mais liberdade no seu dia a dia. Especialista refere que este passo é essencial. Ao …

Tite tem os dias contados na canarinha. "Com esta forma de jogar, o Brasil vai ser atropelado"

O ex-internacional brasileiro Romário teceu duras críticas a Tite, sugerindo que o treinador deveria abandonar o comando técnico da seleção 'canarinha'. O antigo jogador do Barcelona disse que, a continuar a jogar assim, o Brasil será …

Para responder às acusações de eleitoralismo, Costa puxou do calendário. "Nada disto é novidade"

Proximidade do anúncio do fim das restrições para conter o avanço da pandemia às eleições autárquicas foi vista pelos partidos da oposição como uma manobra eleitoral para capitalizar os votos nos candidatos do PS. Após o …

Quem vai orientar o Barcelona contra o Benfica?

Nova exibição decepcionante do Barcelona e novo empate no campeonato. Situação de Koeman é realmente frágil. Não dá para mais. A frase de Piqué - "Somos o que somos agora, é o que temos" - está …