Cientistas encontram provas de estranha ligação entre açúcar e demência

Os especialistas analisaram o conteúdo do açúcar no sangue em mais de 5 mil pessoas e o declínio cognitivo no cérebro humano num período de 10 anos.

Uma equipa de cientistas da China e do Reino Unido descobriu que a Diabetes tipo 2 e um nível elevado de açúcar no sangue estão associados a transtornos cognitivos, segundo um estudo publicado a semana passada na revista Diabetologia.

De acordo com as conclusões do estudo, pessoas com níveis elevados de açúcar no sangue, mesmo que não tenham diabetes, tendem a registar um declínio cognitivo a longo prazo mais acentuado do que pessoas saudáveis.

Na investigação participaram mais de 5 mil pessoas com mais de 50 anos. Os especialistas analisaram a quantidade de açúcar no sangue de pessoas com desordens cognitivas, tendo em conta o nível de colesterol, sexo, peso, doenças crónicas, maus hábitos, estado civil e outras características durante um período de 10 anos.

Os cientistas notaram uma deterioração significativa da memória, assim como da função executiva e cognitiva do cérebro.

Descobriram, além disso, que quanto maior é o nível de hemoglobina glucosilada, que reflete o conteúdo médio do açúcar no organismo humano, maior é a velocidade de deterioração do cérebro.

A principal conclusão a tirar, sustenta Wuxiang Xie, autora principal do estudo e investigadora do Imperial College de Londres, é que “controlar o nível de açúcar no sangue pode prevenir ou atenuar a deterioração do cérebro humano“.

Apesar de este estudo poder ter encontrado as primeiras provas conclusivas, não é a primeira vez que o açúcar e a diabetes são associados ao declínio cognitivo.

Pesquisas anteriores já tinham estabelecido uma ligação entre as duas condições: a diabetes tipo 2 é um fator de risco para a doença de Alzheimer. Um estudo de 2013 tinha também concluído que o excesso de açúcar no sangue provoca problemas de memória, e uma pesquisa 2015 tinha permitido concluir que a diabetes provoca declínio cognitivo.

Em contrapartida, esta estranha ligação não traz apenas más notícias. No início deste ano, um estudo realizado por uma equipa internacional de cientistas concluiu que um medicamento contra a diabetes pode reverter a perda de memória causada pelo Alzheimer.

ZAP // EurekAlert

PARTILHAR

RESPONDER

A colisão com um planeta anão pode ter "estragado" o lado oculto da Lua

Da Terra, vemos sempre o mesmo da Lua. Contudo, esse lado é bem diferente do lado oculto do nosso satélite natural. O contraste entre as duas partes da Lua tem intrigado os astrónomos. Se se …

Fugitivo promete entregar-se se tiver 15.000 "gostos". Polícia dos EUA aceita

A Polícia de Connecticut, nos Estados Unidos, informou esta quarta-feira que um fugitivo com vários mandados de prisão concordou entregar-se, mas com uma condição insólita: arrecadar 15.000 "gostos" no Facebook. De acordo com a Esquadra …

Há um pequeno satélite a revolucionar o setor espacial. Chama-se CubeSat

Apesar das pequenas dimensões do CubeSat, o satélite é capaz de efeitos extraordinários que estão a revolucionar o setor espacial. Os avanços da microeletrónica das últimas décadas permitiram desenvolver sistemas espaciais eficazes, de forma mais rápida …

Guardiola já terá chegado a acordo com a Juventus

O treinador espanhol Pep Guardiola já terá chegado a acordo com a Juventus para ser o próximo treinador dos bianconeri, avança a agência italiana AGI.  De acordo com a mesma fonte, Guardiola, de 48 anos, prepara-se …

Porto quer declarar guerra às gaivotas. "É uma questão de saúde"

Vários organismos reclamam que é necessário tomar medidas para controlar o excesso de gaivotas nas zonas urbanas, que se tem tornado num problema de saúde pública. São várias as queixas na zona do Porto por incidentes …

Esta cigarra é a mais ameaçada em Portugal. Só existe em dois ou três sítios do Alentejo

A Euryphara contentei - há quem lhe chame só cigarrinha e há quem diga cigarrinha-verde - resiste apenas em alguns locais exíguos da planície alentejana. É a mais ameaçada das 13 espécies de cigarras que …

EUA anunciam ajuda de 16 mil milhões de dólares a agricultores prejudicados pela disputa comercial com a China

A administração Trump disponibilizará 16 mil milhões de dólares (cerca de 14 mil milhões de euros) para manter os agricultores à tona durante a guerra comercial entre os Estados Unidos (EUA) e a China, anunciou …

Perdeu a família e foi violada. Quase duas décadas depois, recebeu a maior indemnização de sempre na Índia

Na primavera de 2002, uma jovem de 19 anos, grávida de cinco meses, foi violada por 11 homens que lhe mataram a família. Teve que fingir-se de morta para escapar. Agora, 17 anos depois, o …

Ivo Rosa questiona legalidade de provas da ​Operação Marquês

O juiz de instrução criminal da Operação Marquês, Ivo Rosa, tem dúvidas sobre a legalidade de algumas provas recolhidas na investigação, tendo assinado um despacho que enviou para os advogados dos arguidos para se pronunciarem. Segundo …

"Desprezo" do Governo terá "consequências terríveis" no futuro, avisa Fenprof

O secretário-geral da Fenprof, Mário Nogueira, argumentou que o Governo “desrespeita, desvaloriza e até chega a manifestar desprezo pelos professores”, o que terá “consequências terríveis para o futuro”, como a falta de docentes. “O que temos …