Cientistas encontram provas de estranha ligação entre açúcar e demência

Os especialistas analisaram o conteúdo do açúcar no sangue em mais de 5 mil pessoas e o declínio cognitivo no cérebro humano num período de 10 anos.

Uma equipa de cientistas da China e do Reino Unido descobriu que a Diabetes tipo 2 e um nível elevado de açúcar no sangue estão associados a transtornos cognitivos, segundo um estudo publicado a semana passada na revista Diabetologia.

De acordo com as conclusões do estudo, pessoas com níveis elevados de açúcar no sangue, mesmo que não tenham diabetes, tendem a registar um declínio cognitivo a longo prazo mais acentuado do que pessoas saudáveis.

Na investigação participaram mais de 5 mil pessoas com mais de 50 anos. Os especialistas analisaram a quantidade de açúcar no sangue de pessoas com desordens cognitivas, tendo em conta o nível de colesterol, sexo, peso, doenças crónicas, maus hábitos, estado civil e outras características durante um período de 10 anos.

Os cientistas notaram uma deterioração significativa da memória, assim como da função executiva e cognitiva do cérebro.

Descobriram, além disso, que quanto maior é o nível de hemoglobina glucosilada, que reflete o conteúdo médio do açúcar no organismo humano, maior é a velocidade de deterioração do cérebro.

A principal conclusão a tirar, sustenta Wuxiang Xie, autora principal do estudo e investigadora do Imperial College de Londres, é que “controlar o nível de açúcar no sangue pode prevenir ou atenuar a deterioração do cérebro humano“.

Apesar de este estudo poder ter encontrado as primeiras provas conclusivas, não é a primeira vez que o açúcar e a diabetes são associados ao declínio cognitivo.

Pesquisas anteriores já tinham estabelecido uma ligação entre as duas condições: a diabetes tipo 2 é um fator de risco para a doença de Alzheimer. Um estudo de 2013 tinha também concluído que o excesso de açúcar no sangue provoca problemas de memória, e uma pesquisa 2015 tinha permitido concluir que a diabetes provoca declínio cognitivo.

Em contrapartida, esta estranha ligação não traz apenas más notícias. No início deste ano, um estudo realizado por uma equipa internacional de cientistas concluiu que um medicamento contra a diabetes pode reverter a perda de memória causada pelo Alzheimer.

ZAP // EurekAlert

PARTILHAR

RESPONDER

ADN antigo revela mistério do extinto macaco das Caraíbas

Uma análise de ADN do misterioso macaco extinto das Caraíbas revelou que estes animais tinham um maior grau de parentesco com os macaco-titis oriundos da América do Sul do que com qualquer outra espécie.  Há cerca …

"Queria? Já não quer?". Finalmente, o livro que revela se está ou não correto

Brevemente nas livrarias, o livro Dicionário de Erros Falsos e Mitos do Português, da autoria de Marco Neves, promete desmontar os mitos que foram construídos em redor da língua portuguesa. Não, este não é só mais um …

Itália vs Portugal | Empate valeu apuramento e primeiro lugar

Portugal foi a Milão arrancar um empate sem golos ante a Itália, em jogo do Grupo 3 da Liga das Nações, e garantiram o apuramento para a final four da Liga das Nações. Numa partida …

Vespa asiática está a propagar-se pelo centro do país

A vespa asiática, ou vespa velutina, uma espécie invasora predadora das abelhas, está a propagar-se pela região centro do país, com ninhos identificados em todo o norte do distrito de Santarém, disse hoje à Lusa …

Já há mais de mil desaparecidos nos incêndios da Califórnia

As autoridades dos Estados Unidos informaram nesta sexta-feira que o número de desaparecidos no gigantesco incêndio que queima há mais de uma semana no norte da Califórnia já superam o milhar. Em conferência de imprensa, o …

As orcas partilham traços de personalidade com humanos e chimpanzés

As orcas exibem características de personalidade semelhantes aos humanos e chimpanzés, como a brincadeira, a alegria e o afeto, de acordo com uma nova investigação divulgada pela Associação Americana de Psicologia (AAP). Investigadores em Espanha analisaram …

Manifestante morre atropelada por mãe desesperada em bloqueio dos “coletes amarelos” em França

Uma manifestante dos “coletes amarelos” morreu em Sabóia, sudeste de França, atropelada por uma condutora em pânico, disse este sábado o ministro do Interior francês, Christophe Castaner. A condutora, que levava a filha ao médico, teve …

A César o que é de César. Costa fica a saber quem manda nos deputados do PS

António Costa está "muito satisfeito" com a liberdade de voto concedida pelo líder da bancada parlamentar do PS, Carlos César, aos deputados na proposta do Governo sobre o IVA da tauromaquia. Mas o mal-estar entre …

Distracção de professora provoca lesões em 40 crianças na China

A distracção de uma professora que se esqueceu de apagar uma luz ultravioleta numa escola de Tianjin, perto de Pequim, causou ferimentos e queimaduras em mais de 40 crianças, informou esta sexta-feira a imprensa local. Os …

A Terra está a comer os seus próprios oceanos

À medida que as placas tectónicas da Terra mergulham umas nas outras, arrastam 3 vezes mais água para o interior do planeta do que se pensava - e essa quantidade de água não está a …