Cientistas encontram provas de estranha ligação entre açúcar e demência

Os especialistas analisaram o conteúdo do açúcar no sangue em mais de 5 mil pessoas e o declínio cognitivo no cérebro humano num período de 10 anos.

Uma equipa de cientistas da China e do Reino Unido descobriu que a Diabetes tipo 2 e um nível elevado de açúcar no sangue estão associados a transtornos cognitivos, segundo um estudo publicado a semana passada na revista Diabetologia.

De acordo com as conclusões do estudo, pessoas com níveis elevados de açúcar no sangue, mesmo que não tenham diabetes, tendem a registar um declínio cognitivo a longo prazo mais acentuado do que pessoas saudáveis.

Na investigação participaram mais de 5 mil pessoas com mais de 50 anos. Os especialistas analisaram a quantidade de açúcar no sangue de pessoas com desordens cognitivas, tendo em conta o nível de colesterol, sexo, peso, doenças crónicas, maus hábitos, estado civil e outras características durante um período de 10 anos.

Os cientistas notaram uma deterioração significativa da memória, assim como da função executiva e cognitiva do cérebro.

Descobriram, além disso, que quanto maior é o nível de hemoglobina glucosilada, que reflete o conteúdo médio do açúcar no organismo humano, maior é a velocidade de deterioração do cérebro.

A principal conclusão a tirar, sustenta Wuxiang Xie, autora principal do estudo e investigadora do Imperial College de Londres, é que “controlar o nível de açúcar no sangue pode prevenir ou atenuar a deterioração do cérebro humano“.

Apesar de este estudo poder ter encontrado as primeiras provas conclusivas, não é a primeira vez que o açúcar e a diabetes são associados ao declínio cognitivo.

Pesquisas anteriores já tinham estabelecido uma ligação entre as duas condições: a diabetes tipo 2 é um fator de risco para a doença de Alzheimer. Um estudo de 2013 tinha também concluído que o excesso de açúcar no sangue provoca problemas de memória, e uma pesquisa 2015 tinha permitido concluir que a diabetes provoca declínio cognitivo.

Em contrapartida, esta estranha ligação não traz apenas más notícias. No início deste ano, um estudo realizado por uma equipa internacional de cientistas concluiu que um medicamento contra a diabetes pode reverter a perda de memória causada pelo Alzheimer.

ZAP // EurekAlert

PARTILHAR

RESPONDER

Megaoperação de combate à pedofilia detém mais de 30 pessoas

Mais de 30 pessoas foram detidas em onze países no âmbito de uma megaoperação de combate à pornografia infantil realizada pela Europol e pela polícia nacional de Espanha, país onde foram presos mais de metade …

Grandes hotéis acusados de ignorar tráfico sexual. Queixa em grupo relata casos de 13 mulheres

Uma ação judicial deu entrada segunda-feira em Columbus, Ohio, nos Estados Unidos (EUA), com vários grandes grupos hoteleiros a serem acusados de lucrar com o tráfico sexual, ignorando os crimes e os danos nas vítimas. Segundo …

Líder da Birmânia, Suu Kyi, vai a Haia defender o país de acusação de genocídio

A líder birmanesa Aung San Suu Kyi decidiu comparecer perante o Tribunal Internacional de Justiça (TIJ) para defender o seu país da acusação de genocídio contra a minoria muçulmana rohingya, durante uma audiência de três …

Impeachment. Democratas preparam-se para avançar com duas acusações formais contra Trump

Os democratas estarão a planear apresentar esta terça-feira dois artigos de impeachment que acusam Donald Trump de abuso de poder e obstrução do Congresso. De acordo com o jornal norte-americano The New York Times, o Comité …

Esquema de venda de droga na darkweb. Fortuna em bitcoins fica nas mãos do Estado

Pedro e Rita vendiam droga para todo o mundo na darkweb. Agora, a fortuna em bitcoins acabou por ficar nas mãos do Estado. Pedro, um engenheiro informático, e Rita, uma web designer, montaram um esquema para …

CDS e PAN querem regime protetor do denunciante no combate à corrupção

CDS e PAN vão apresentar propostas no combate à corrupção que tem sido discutido desde segunda-feira. Os partidos querem um regime protetor do denunciante. Numa iniciativa de combate à corrupção, o CDS e o PAN vão …

Morreu Marie Fredriksson, vocalista dos Roxette

A cantora sueca Marie Fredriksson, dos Roxette, morreu segunda-feira aos 61 anos, anunciou esta terça-feira a sua manager em comunicado. Marie Fredriksson, vocalista e co-fundadora da banda Roxette, faleceu esta segunda-feira, aos 61 anos. A morte …

Taxa de sucesso no ensino profissional atinge os 63%. É o valor mais alto de sempre

No ano letivo de 2017/2018, 63% dos alunos inscritos no ensino profissional concluíram os seus cursos no tempo previsto, mais dez pontos percentuais do que quatro anos antes, avança o jornal Público. De acordo com um …

Regra para filhos de pais separados em casas alternadas divide partidos

A lei já prevê que os filhos de pais separados possam ficar em residência alternada se o tribunal assim o decidir. Porém, as regras não são claras e vai ser discutida a melhor forma de …

Helicóptero do INEM avariou durante missão. Vítima que ia socorrer acabou por morrer

Um helicóptero do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), localizado em Loulé, teve uma avaria a meio de uma missão de socorro, sendo obrigado a abortar a viagem que visava ajudar uma mulher de 22 …