Estão de volta: activistas climáticos enchem com cimento buracos de 10 campos de golfe

2

Porque o golfe “consome mais água do que Madrid e Barcelona juntas”, Extinction Rebellion tapou buracos em várias cidades espanholas.

Vandalismo em obras de arte, ocupar escolas, furar pneus ou inutilizar buracos em campos de golfe.

Repetindo gestos que já ocorreram no ano passado, elementos do grupo Extinction Rebellion taparam, incluindo com cimento, buracos em 10 campos de golfe, inutilizando assim aqueles espaços.

“Saboteámos 10 campos de golfe em todo o território espanhol”, anuncia o grupo no Twitter. As regiões “atacadas” foram Barcelona, Madrid, Valencia, Bizkaia, Navarra e Ibiza.

O motivo para este protesto: “Denunciar o desperdício de água que o golfe acarreta no meio de uma das piores secas da história” em Espanha.

O grupo alega que o golfe “consome mais água do que Madrid e Barcelona juntas” e dá números: são mais de 100 mil litros de água por dia para manter o relvado em condições.

“Não podemos continuar a permitir este tipo de ócio elitista…”, continua o Extinction Rebellion.

O grupo também lamenta as “perdas milionárias” no mundo rural devido à seca e à falta de água em Espanha, enquanto um “entretenimento” gasta tanta água – e um desporto que só 0,6% dos espanhóis praticam.

Os activistas pelo clima exigem uma “planificação democrática da utilização de água de forma imediata e a utilização de ferramentas verdadeiramente democráticas e participativas para decidirem sobre os recursos”.

Nuno Teixeira da Silva, ZAP //

Siga o ZAP no Whatsapp

2 Comments

  1. Que venham fazer o mesmo no Alentejo e Algarve! É inconcebível que permitam este tipo de atividades em zonas com extrema escassez de água!

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.