Furar pneus de carros: o novo protesto climático

11

Buecherwurm / Rawpixel; Tyre Extinguishers

Depois do vandalismo que se multiplicou em obras de arte, agora o alvo são os carros. Eis os “extintores de pneus”.

As últimas semanas ficaram marcadas, em diversos museus, por protestos contra as alterações climáticas e combustíveis fósseis, marcados por vandalismo em obras de arte.

Os primeiros casos, pelo menos mais mediáticos, surgiram ainda em Julho, no Reino Unido.

Nos últimos tempos espalhou-se por outros países e, em Itália, os bilhetes de entrada nos museus podem ficar mais caros – para os activistas pensarem melhor antes de entrar.

E agora, “era mesmo disto que precisávamos!”, começa o artigo do jornal Bild sobre a recente forma de protesto contra as alterações climáticas.

Os alemães apresentam os The Tire Extinguishers. Ou seja, os “extintores de pneus”. Sim, é o que está a pensar: estes activistas andam pelas ruas a furar pneus.

O alvo são SUVs. No portal oficial do movimento, há mesmo indicações sobre como identificar um SUV. Os activistas apresentam listas de características frequentes e de marcas de carros SUV.

E, logo a seguir, o site apresenta um manual de instruções sobre como furar um pneu de um SUV.

Ainda na noite passada pelo menos oito SUVs ficaram com os pneus furados em Hannover, tendo também havido incidentes semelhantes em Saarland. Os ataques têm-se acumulado ao longo deste mês, Novembro.

Seguindo o que se lê nas redes sociais, o próprio grupo “The Tire Extinguishers” já furou pneus de 900 carros SUVs em quatro países: Alemanha, França, Reino Unido e Países Baixos.

Além de furarem os pneus, os activistas deixam uma carta no limpa pára-brisas. É uma espécie de carta de confissão.

“Fizemos isto porque conduzir um veículo grande em áreas urbanas tem consequências enormes para os outros”, lê-se no folheto – que também tem versão em português no site.

A confissão classifica os SUV e os 4×4 como “um desastre para o nosso meio ambiente”, indicando que os SUV são a segunda maior causa do aumento global de emissões de dióxido de carbono, ao longo da última década.

O folheto abre com “Vais ficar com raiva mas não leves isto para o lado pessoal. O problema não és tu: é o teu carro”. E fecha com: “Não vais ter dificuldade em ir sem o teu grande bebedor de gasolina. Vais a pé, de bicicleta ou de transporte público”.

E também avisa que, mesmo que o proprietário do SUV tenha um carro híbrido ou eléctrico, esse carro também é “poluente e perigoso”.

Um médico também foi afectado por este método. Um vizinho desse médico deixou a pergunta: “E se tivesse uma emergência? Como iria para a clínica?”

Outro caso, o carro de um advogado, mereceu este comentário: “Estou chateado. Não consigo perceber esta acção. O carro foi construído em 1996, já andou mais de 100 mil quilómetros e vai durar mais 30 anos. Ou seja, é mais sustentável do que alguns carros eléctricos. Estou a pensar se isto tem chance de sucesso”.

O Ministério Público e a polícia de Hannover estão a investigar estes casos de “danos materiais”.

ZAP //

11 Comments

  1. É serem apanhados em flagrante e sofrerem as consequências. Em vez de se ocuparem a serem produtivos para a sociedade estão numa de pseudo-preocupação climática. Isto não passa de puro vandalismo, o que é punível pela lei. Estamos com um problema mundial de aquecimento neste Inverno e vêm estes “seres” em modo “virtue signaling” — onde é que as energias renovaveis vão aquecer as pessoas este Inverno?

    Pura demagogia, indocrinação e vandalismo.

  2. Têm razão em defender as questões climáticas, sou completamente a favor se for esse o objetivo.
    No entanto pergunto um individuo que fica inibido de utilizar o seu SUV por umas horas, compensa a poluição gerada pela produção de pneu novos, que o utilizador do veiculo irá comprar imediatamente…..
    Assim sou a favor dos ativistas conscientes, que na própria casa separam o lixo, apagam as luzes que não necessitam, reduzem o consumo de água desnecessária, etc….. e fazem ações na rua para as pessoas usarem e abusarem da reciclagem, e, não ações de vandalismo…
    Faço a minha VÉNIA AOS ACTIVISTAS CONSCIENTES!!!

  3. Os paizinhos dos meninos, devem ser obrigados a pagar os estragos e a serem proibidos a levar e buscar esses meninos as escolas.

  4. Isso é que deve ser considerado terrorismo, atacar os outros por algo que não tem culpa. Vão destruir as espaçonaves que levam os ricos para o espaço por 10 minutos poluem milhões de vezes mais que muitos SUVs por aí.

  5. Eu acho que têm muita sorte em não serem apanhados em flagra pelo dono, eu acho que se acontecesse comigo ia passar o resto dos meus dias na prisão… não sei… depende do meu estado de espirito nessa altura

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.