Açores sem infetados por covid-19. Último paciente internado recuperou

Homem de Gouveia / Lusa

Os Açores estão oficialmente livres de covid-19. Dois meses e meio depois do primeiro caso na região, os Açores não têm qualquer registo de infetados por covid-19.

Vasco Cordeiro, presidente do Governo Regional, anunciou no Facebook que os Açores não têm qualquer registo de infetados por covid-19. “Esta é uma excelente notícia e quero, em primeiro lugar, felicitar o povo açoriano, e, em especial, todos aqueles que, em qualquer posição e a qualquer título, tornaram possível esta extraordinária vitória”, escreveu.

A Autoridade de Saúde Regional emitiu um comunicado, esta sexta-feira, a anunciar a “última recuperação” no arquipélago: uma mulher de 40 anos residente em São Miguel.

“Vencemos mais uma etapa, mas é muito importante que não nos iludamos: este caminho ainda não terminou. Não terminou porque temos de ter sempre presente a probabilidade de surgimento de novos casos”, acrescentou ainda o socialista, referindo que a região já está empenhada na “luta seguinte”, que é “reerguer a economia”.

De acordo com o comunicado de hoje da Autoridade de Saúde Regional, os Açores estão sem qualquer caso ativo de…

Publicado por Vasco Cordeiro em Sexta-feira, 5 de junho de 2020

Desde o primeiro caso, a 15 de março, os Açores registaram 146 infetados pelo novo coronavírus: 108 em São Miguel, 11 na Terceira, cinco na Graciosa, sete em São Jorge, dez no Pico e cinco no Faial. No total, 126 recuperaram e 16 morreram. Segundo o Público, as ilhas das Flores, Corvo e Santa Maria nunca registaram qualquer caso.

Ainda assim, com a reabertura da economia e o regresso das ligações com o exterior, existe possibilidade de aparecerem novos casos no arquipélago. A TAP nunca deixou de voar para a região, mas a Azores Airlines irá retomar a operação entre os Açores e o continente a 15 de junho e a 1 de julho para destinos internacionais.

Por esse motivo, a Autoridade de Saúde Regional sublinha, no comunicado, “a necessidade de serem cumpridas todas as recomendações” para evitar a propagação do novo coronavírus.

“As medidas de prevenção e contenção da pandemia devem ser mantidas e reforçadas, sempre que possível, por cidadãos e organizações públicas, privadas e do sector social”, remata.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Multas de transportes públicos não são cobradas há três anos (e já chegam aos 17,6 milhões de euros)

As multas nos transportes públicos não estão a ser cobradas desde setembro de 2017 e já chegam a mais de 17,68 milhões de euros. As primeiras multas desde que foi alterado o regime de sanções, …

Football Leaks. PGR e FPF só souberam de ataques informáticos pela PJ

A Procuradoria Geral da República (PGR) e a Federação Portuguesa de Futebol (FPF) só souberam que tinham sido alvo de ataques informáticos através da Polícia Judiciária (PJ), revelou esta quinta-feira o inspetor José Amador no …

Governo prolonga prazo das moratórias até setembro de 2021. Portugal em contingência até 14 de outubro

O Conselho de Ministros decidiu prorrogar, esta quinta-feira, a vigência da situação de contingência em Portugal continental até às 23h59 de 14 de outubro. As moratórias de crédito foram prolongadas até 30 de setembro de …

Trump diz que diretrizes mais rigorosas para aprovação de vacina são “jogada política”

O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse, esta quarta-feira, que a Casa Branca “pode ou não” aprovar novas directrizes da Food and Drug Administration. As novas diretrizes para aprovação de vacina contra a covid-19 exigem …

Maduro insta ONU a criar fundo que garanta alimentos e medicamentos

O Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, propôs que a Organização das Nações Unidas (ONU) crie um fundo rotativo de compras públicas para garantir o acesso a alimentos e a produtos de saúde, financiado com recursos …

Mais três mortes e 691 novos casos de covid-19 em Portugal

Portugal regista, esta quinta-feira, mais três mortes e 691 novos casos de infeção por covid-19 em relação a quarta-feira, mostra o boletim mais recente da Direção-Geral de Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da …

2 em 1. Ryanair está a oferecer um voo na compra de outro (e é só hoje)

Já estava com saudades de viajar e conhecer novos países? A Ryanair não quer que lhe falte nada. A companhia aérea low cost lança uma promoção “inédita” e garante uma oferta 2 em 1. As …

Autarca de Almada diz que declarações sobre Bairro Amarelo foram descontextualizadas

A presidente da Câmara de Almada disse esta quarta-feira que as suas afirmações sobre o Bairro Amarelo surgiram em resposta a uma pergunta feita pelo Bloco de Esquerda (BE), considerando que foram descontextualizadas devido …

Vendas tardam em recuperar. Empresas pouco preparadas para mudanças

Um estudo do Banco de Portugal (BdP), publicado na quarta-feira, revelou que as empresas enfrentam um "cenário de recuperação muito gradual" do volume de negócios para níveis anteriores à pandemia e poucas estão preparadas para …

Hospital de Lisboa deixou entrar pessoas sem máscara

O Hospital da Luz, em Lisboa, permitiu a entrar e circulação de pessoas sem máscara dentro das instalações. O hospital garante que foi um "erro humano" e que não voltará a acontecer. A Rádio Renascença escreve, …