Açores reabrem creches e jardins de infância. Aulas de 11.º e 12.º também em São Miguel

Carlos Luis M C da Cruz / wikimedia

Ilha de Santa Maria, Açores

As respostas sociais, encerradas devido à pandemia, reabrem esta segunda-feira no Pico, Faial, Terceira e São Jorge, e na ilha de São Miguel são retomadas as aulas dos 11.º e 12.º anos para alunos inscritos em exames nacionais.

As diferentes ilhas dos Açores têm prazos de retoma de atividades diferentes, sendo que, nesta altura, apenas em São Miguel e no Pico há ainda casos ativos, oito na maior ilha açoriana e um no Pico.

As creches, jardins de infância, centros de atividade ocupacionais, centros de noite e de dia e serviço de amas, do setor social e cooperativo, que estavam encerradas desde março na sequência da pandemia covid-19, reabrem esta segunda-feira no Pico, Faial, Terceira e São Jorge e em São Miguel e Graciosa está prevista a abertura destas unidades para a próxima semana.

A resolução aprovada na semana passada pelo Governo Regional também autoriza a abertura, no final do ano letivo, dos centros de atividades de tempos livres a tempo inteiro, para crianças com idades entre os 6 e os 12 anos ou, além desta idade, em situações especiais, nas ilhas do Pico, Faial, Terceira, São Jorge, São Miguel e Graciosa.

Esta abertura é precedida da realização de testes de despiste à covid-19 a todos os trabalhadores dessas valências. É determinado ainda o uso obrigatório de máscaras pelos funcionários e a disponibilização aos mesmos de desinfetante de mãos.

O Governo dos Açores sublinha que a reabertura resultou da “avaliação preconizada e do acompanhamento permanente do evoluir da pandemia, em consonância com a Autoridade de Saúde Regional, tendo sido precedida da auscultação das Instituições Particulares de Solidariedade Social e Misericórdias com intervenção nestas áreas”.

No caso das valências de creche, ama, jardim de infância e centros de atividades de tempos livres “é determinado que se mantenha o distanciamento físico das crianças, ajustando-o à natureza da atividade lúdico-pedagógica a desenvolver, sem comprometer os seus objetivos, se necessário, com recurso à redução do número de crianças por sala”, explica.

O documento refere ainda que também deve ser maximizado o distanciamento físico entre as crianças quando estão em mesas, berços ou espreguiçadeiras, o que pode ser garantido pelo cumprimento da distância recomendada de 1,5 a 2 metros entre crianças, entre outras medidas.

Para a valência de centros de atividades ocupacionais, “as orientações aplicadas devem ter em conta as adaptações às características dos utentes, a natureza das atividades desenvolvidas e dos cuidados prestados”, informa.

No que refere à comunidade escolar, a região está a testar mais de 5.600 membros no regresso às aulas presenciais, adiantou na semana passada o chefe do executivo açoriano.

De visita à Escola Secundária da Lagoa, o presidente do Governo Regional, Vasco Cordeiro, apontou que, naquela escola, “tudo está preparado para esta retoma das aulas do 11.º e 12.º anos, relativamente a alunos que estão inscritos em exames nacionais”.

A nível regional, salientou o governante, já foram e estão a ser realizados testes de despiste à covid-19 a toda a comunidade escolar, incluindo alunos, pessoal docente e funcionários.

No grupo central – Terceira, Faial, Pico, São Jorge e Graciosa -, as aulas presenciais foram retomadas na segunda-feira passada, mas apenas para os alunos que fazem exames para ingresso no ensino superior, regra que se aplica também a São Miguel a partir desta segunda-feira.

Lusa // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Este foi o sábado mais movimentado de 2021. Quatro milhões saíram à rua

O sol e a subida de temperaturas que se fizeram sentir este fim de semana convidaram milhões de pessoas por todo o país a sair de casa. O último sábado, dia 27 de fevereiro, foi …

"Só há um responsável, que sou eu", assume Luís Filipe Vieira

O presidente do Benfica assumiu, este domingo, a responsabilidade pela crise de resultados e garantiu que Jorge Jesus irá cumprir até ao fim o contrato que o liga ao clube até 2022. Numa entrevista exclusiva à …

Governo reservou 1.251 milhões para acesso à habitação. 25 câmaras captaram mais de metade do apoio

O Governo reservou no Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) 1.251 milhões de euros em subvenções para executar o programa de apoio ao acesso à habitação. Até agora, acordos com 25 câmaras já captaram mais …

Cientistas encontraram 70 mil vírus nunca antes vistos no intestino humano

Cientistas identificaram mais de 70 mil vírus, até então desconhecidos, que vivem no nosso intestino e infetam as bactérias que lá vivem (como afetam o nosso corpo é ainda um mistério). No novo estudo, conta o …

Direita ultrapassa PS com subida da Iniciativa Liberal. Chega cai

Uma sondagem da Aximage para o Diário de Notícias, Jornal de Notícias e TSF revela que o PS está a perder peso nas intenções de voto, tendo sido ultrapassado pela direita. Segundo a sondagem, divulgada pelo …

Portugal vai comprar cerca de 38 milhões de vacinas, "muito mais" do que as necessárias

Em entrevista à agência Lusa, Marta Temido anunciou que Portugal vai comprar cerca de 38 milhões de vacinas contra a covid-19. Portugal vai comprar cerca de 38 milhões de vacinas contra a covid-19, “muito mais” do …

Governo ainda está a tempo de "reverter" venda de barragens da EDP

A coordenadora do Bloco de Esquerda disse este domingo que o Governo ainda está tempo de reverter o negócio das venda de seis transmontanas, que terá permitido à EDP poupar 110 milhões em imposto de …

Cientistas encontraram abelha australiana que não era vista há 98 anos

Uma espécie de abelha nativa das florestas tropicais do leste da Austrália foi encontrada pela primeira vez em 98 anos. De acordo com o site IFLScience, trata-se da espécie Pharohylaeus lactiferus, abelha nativa do leste da …

Marcelo destaca papel de profissionais de UCI. Costa agradece à Madeira e FPF

O Presidente da República destacou e agradeceu o papel dos profissionais de saúde que estão nos cuidados intensivos, pelo seu papel no combate à pandemia, que considerou uma "saga nacional". "Eu queria, em primeiro lugar, louvar …

Entre farpas a Biden e Fauci, Trump admitiu concorrer à Casa Branca em 2024 (e vencer pela "terceira vez")

No primeiro discurso desde que saiu da Casa Branca, o antigo presidente Donald Trump deu a entender que vai concorrer novamente em 2024 e disse que Joe Biden "perdeu a Casa Branca". O ex-presidente dos Estados …