Acordou a jovem que deu à luz em coma

Giles Family / Facebook

Sharista Giles, 20 anos, deu à luz quando estava em coma.

Sharista Giles, 20 anos, deu à luz quando estava em coma.

Um trágico acidente ocorrido em dezembro transformou-se numa história de esperança. Sharista Giles, uma jovem de Madisonville, no Tennessee, EUA, estava grávida de 5 meses quando um acidente de automóvel a deixou em coma.

Um mês depois do acidente, Sharista deu prematuramente à luz um rapaz, com cerca de 1 quilo de peso. Na altura, os médicos disseram que a jovem, de 20 anos, nunca recuperaria do coma.

Mas esta quarta-feira, inesperadamente, Sharista abriu os olhos.

“Os médicos diziam que não havia nada a fazer”, diz à ABC a mãe de Sharista, Beverly Giles.

“Eles tinham desistido, mas nós nunca deixámos de ter esperança. Ela é uma lutadora”, diz Beverly, de 49 anos.

Em março, a família tinha transferido Sharista para uma unidade hospitalar especializada em reabilitação, o Harriman Care and Rehabilitation Center.

Na quarta-feira, a família recebeu um telefonema a dizer que a jovem estava acordada – e correram para o Harriman Care para a ver.

“Aquilo estava cheio de família, tínhamos ido todos para lá”, conta Beverly.

Sharista está agora consciente, mas ainda não fala. Pisca os olhos e aperta as mãos aos familiares que a reconfortam. E segue o pai com os olhos quando este se move no quarto.

O pai mostrou à jovem uma foto do seu bebé, e quando a guardou, Sharista virou a cabeça, esforçando-se por ver a foto novamente.

Os médicos tinham sido forçados em janeiro a induzir o parto para salvar a mãe e a criança, que pesa agora 3 quilos. A família ainda não o baptizou, chamam-lhe apenas “Bebé L“, conta a avó da criança.

Ainda não há um prognostico seguro para a evolução do estado de Sharista, mas a família quer dar um passo de cada vez.

E o próximo passo, assim que o Bebé L possa deixar a unidade neo-natal de cuidados intensivos, é levá-lo a ver a mãe.

ZAP

 

PARTILHAR

RESPONDER

Arcebispos de Barcelona ajudaram padre acusado de abusos a fugir à polícia

O padre Senabre, acusado de ter abusado de um menor de 13 anos, esteve desaparecido por mais de 25 anos. Foi agora encontrado no Equador e o seu caso está a ser investigado pelo Vaticano …

Problemas de direitos humanos persistem em Portugal apesar dos progressos

O mais recente relatório da Amnistia Internacional sobre direitos humanos indica que em Portugal “ainda persistem” desigualdades no acesso a habitação condigna, e diferentes formas de discriminação de pessoas e comunidades mais vulneráveis. O documento divulgado …

Theresa May adia votação do Brexit

A primeira-ministra britânica, Theresa May, confirmou, esta segunda-feira à tarde, perante o parlamento britânico, que será adiada a votação do acordo do Brexit agendada para esta terça-feira, dia 11. A decisão da primeira-ministra britânica procura evitar …

"Lobisomem da Sibéria". Maior assassino em série da Rússia era polícia e matou 78 mulheres

Um ex-polícia russo, já condenado a prisão perpétua pela morte de 22 mulheres, foi sentenciado esta segunda-feira na Sibéria por mais 56 homicídios, o que o torna no maior assassino em série da história recente …

Mais de 20 comboios vão ser suprimidos no Natal e Ano Novo

Mais de duas dezenas de ligações ferroviárias, entre Intercidades e Alfa-Pendulares, serão suprimidas nos dias 24, 25 e 31 de dezembro e 1 de janeiro de 2019, à semelhança de anos anteriores, devido à fraca …

Catalães devem seguir a via eslovena e estar "dispostos a tudo" para alcançar independência

Quim Torra disse este sábado que os catalães devem seguir o exemplo do processo de independência da Eslovénia e estar "dispostos a tudo". O presidente do governo regional da Catalunha, Quim Torra, disse este sábado que …

"Injustiça fiscal." Governo rejeita alterar IRS para salários de anos anteriores

O Governo recusou aceitar uma recomendação da Provedora de Justiça que pedia ao Executivo para atualizar o regime de IRS para rendimentos relativos a anos anteriores. No início de outubro, a Provedora da Justiça escreveu a …

Oito anos depois, pensionistas recebem subsídio de Natal por inteiro

Oito anos depois, os pensionistas recebem esta segunda-feira o subsídio de Natal por inteiro, sem cortes e no mês de dezembro. A maioria dos pensionistas da Segurança Social começa esta segunda-feira a receber a pensão de …

Carlos Ghosn, ex-presidente da Renault-Nissan, acusado por ocultar rendimentos

O Ministério Público japonês acusou oficialmente o ex-presidente da Nissan de ocultar rendimentos da empresa durante um período de cinco anos. De acordo com a agência Kyodo e o canal público NHK, o Ministério Público responsabiliza …

Casa onde Sócrates vive "pagou" salinas em Angola

O apartamento de luxo onde José Sócrates está a residir na Ericeira foi uma "dação em pagamento" de um empresário angolano ao primo do ex-primeiro-ministro, José Paulo Pinto de Sousa, que é suspeito de ser …