Acordou a jovem que deu à luz em coma

Giles Family / Facebook

Sharista Giles, 20 anos, deu à luz quando estava em coma.

Sharista Giles, 20 anos, deu à luz quando estava em coma.

Um trágico acidente ocorrido em dezembro transformou-se numa história de esperança. Sharista Giles, uma jovem de Madisonville, no Tennessee, EUA, estava grávida de 5 meses quando um acidente de automóvel a deixou em coma.

Um mês depois do acidente, Sharista deu prematuramente à luz um rapaz, com cerca de 1 quilo de peso. Na altura, os médicos disseram que a jovem, de 20 anos, nunca recuperaria do coma.

Mas esta quarta-feira, inesperadamente, Sharista abriu os olhos.

“Os médicos diziam que não havia nada a fazer”, diz à ABC a mãe de Sharista, Beverly Giles.

“Eles tinham desistido, mas nós nunca deixámos de ter esperança. Ela é uma lutadora”, diz Beverly, de 49 anos.

Em março, a família tinha transferido Sharista para uma unidade hospitalar especializada em reabilitação, o Harriman Care and Rehabilitation Center.

Na quarta-feira, a família recebeu um telefonema a dizer que a jovem estava acordada – e correram para o Harriman Care para a ver.

“Aquilo estava cheio de família, tínhamos ido todos para lá”, conta Beverly.

Sharista está agora consciente, mas ainda não fala. Pisca os olhos e aperta as mãos aos familiares que a reconfortam. E segue o pai com os olhos quando este se move no quarto.

O pai mostrou à jovem uma foto do seu bebé, e quando a guardou, Sharista virou a cabeça, esforçando-se por ver a foto novamente.

Os médicos tinham sido forçados em janeiro a induzir o parto para salvar a mãe e a criança, que pesa agora 3 quilos. A família ainda não o baptizou, chamam-lhe apenas “Bebé L“, conta a avó da criança.

Ainda não há um prognostico seguro para a evolução do estado de Sharista, mas a família quer dar um passo de cada vez.

E o próximo passo, assim que o Bebé L possa deixar a unidade neo-natal de cuidados intensivos, é levá-lo a ver a mãe.

ZAP

 

PARTILHAR

RESPONDER

Bomba junto a escola em Cabul, no Afeganistão, causa 25 mortos e 50 feridos

A explosão de uma bomba junto a uma escola na zona ocidental de Cabul provocou hoje pelo menos 25 mortes, muitos deles jovens estudantes, e 50 feridos, adiantou uma fonte do Governo do Afeganistão. Segundo avança …

Tamám Shud. Exumação de corpo pode resolver um estranho mistério com 70 anos

As autoridades da Austrália aprovaram uma exumação do corpo de Tamám Shud - ou "Homem de Somerton" - e, em breve, o mistério de 70 anos pode estar resolvido. Em 30 de novembro de 1948, vários …

Costa, Von der Leyen na Cimeira Social no Porto

Vacinação no bom caminho com 25% da população da UE vacina

A Comissão Europeia anunciou este sábado que 200 milhões de doses de vacinas anticovid-19 chegaram já à União Europeia (UE) e 160 milhões de europeus já receberem a primeira dose, levando a que a vacinação …

Libertados nos EUA os primeiros mosquitos geneticamente modificados

Foi a primeira vez que mosquitos geneticamente modificados foram libertados nos Estados Unidos. O objetivo é suprimir populações de mosquitos transmissores de doenças. De acordo com o site Live Science, a empresa de biotecnologia Oxitec lançou …

Descobertos os restos de nove Neandertais numa gruta em Itália

Os restos de nove Neandertais foram descobertos na Gruta de Guattari, em San Felice Circeo, na costa entre Roma e Nápoles, onde já tinham sido encontrados vestígios da presença Neandertal, anunciou este sábado o ministro …

Leis draconianas na Malásia. Fahmi Reza foi detido por insultar a rainha com playlist no Spotify

A sátira desempenha um importante papel na sociedade. Na Malásia, as leis draconianas estão a reacender o debate em torno da liberdade de expressão. Fahmi Reza, um artista gráfico e ativista social malaio, foi detido no …

António Barreto

Portugal vai ter "um problema de cor de pele" (por muitos anos e com conflitos)

O sociólogo António Barreto considera que Portugal vai "ter um problema" de "cor de pele" e "por muitos anos". Uma ideia defendida numa entrevista onde se reporta para "o que se passa em toda a …

Um laboratório vivo. Há residentes "superimunes" à covid-19 numa pequena cidade italiana

A pequena cidade de Vo, no norte de Itália, tornou-se um dos primeiros locais com um surto de covid-19 da Europa em fevereiro de 2020. Agora, os cientistas descobriram que a cidade abriga um número …

Portugal com duas mortes e 406 novos casos nas últimas 24 horas

Portugal registou hoje duas mortes atribuídas à covid-19, 406 novos casos de infeção pelo coronavírus e nova descida no número de internamentos em enfermaria e em cuidados intensivos, segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo …

Portugal "tem nível de rendimentos baixíssimo". Muitos municípios que perdem população desde o final II Guerra

Portugal tem municípios que perdem população desde o final da II Guerra Mundial e dificilmente fenómenos como o teletrabalho irão alterar esta paisagem, na opinião do geógrafo Álvaro Domingues, da Universidade do Porto. Em entrevista à …