Acordou a jovem que deu à luz em coma

Giles Family / Facebook

Sharista Giles, 20 anos, deu à luz quando estava em coma.

Sharista Giles, 20 anos, deu à luz quando estava em coma.

Um trágico acidente ocorrido em dezembro transformou-se numa história de esperança. Sharista Giles, uma jovem de Madisonville, no Tennessee, EUA, estava grávida de 5 meses quando um acidente de automóvel a deixou em coma.

Um mês depois do acidente, Sharista deu prematuramente à luz um rapaz, com cerca de 1 quilo de peso. Na altura, os médicos disseram que a jovem, de 20 anos, nunca recuperaria do coma.

Mas esta quarta-feira, inesperadamente, Sharista abriu os olhos.

“Os médicos diziam que não havia nada a fazer”, diz à ABC a mãe de Sharista, Beverly Giles.

“Eles tinham desistido, mas nós nunca deixámos de ter esperança. Ela é uma lutadora”, diz Beverly, de 49 anos.

Em março, a família tinha transferido Sharista para uma unidade hospitalar especializada em reabilitação, o Harriman Care and Rehabilitation Center.

Na quarta-feira, a família recebeu um telefonema a dizer que a jovem estava acordada – e correram para o Harriman Care para a ver.

“Aquilo estava cheio de família, tínhamos ido todos para lá”, conta Beverly.

Sharista está agora consciente, mas ainda não fala. Pisca os olhos e aperta as mãos aos familiares que a reconfortam. E segue o pai com os olhos quando este se move no quarto.

O pai mostrou à jovem uma foto do seu bebé, e quando a guardou, Sharista virou a cabeça, esforçando-se por ver a foto novamente.

Os médicos tinham sido forçados em janeiro a induzir o parto para salvar a mãe e a criança, que pesa agora 3 quilos. A família ainda não o baptizou, chamam-lhe apenas “Bebé L“, conta a avó da criança.

Ainda não há um prognostico seguro para a evolução do estado de Sharista, mas a família quer dar um passo de cada vez.

E o próximo passo, assim que o Bebé L possa deixar a unidade neo-natal de cuidados intensivos, é levá-lo a ver a mãe.

ZAP

 

PARTILHAR

RESPONDER

Autoridades descartam participação da milícia "Escritório do Crime" no caso Marielle Franco

O envolvimento da milícia conhecida como "Escritório do Crime" no homicídio da vereadora e ativista Marielle Franco chegou a ser investigado, mas foi descartado pela polícia brasileira. O delegado brasileiro Daniel Rosa, da cidade do Rio …

Desconfinamento não foi suficiente. Desemprego volta a subir em Espanha para valores de 2016

O número de desempregados inscritos nos serviços públicos de emprego em Espanha voltou a aumentar em 5.107 pessoas em junho, uma desaceleração em relação a maio, atingindo um total de 3.862.883 espanhóis. De acordo com os …

Governo vai monitorizar discurso de ódio na Internet

O Governo vai monitorizar o discurso de ódio nas plataformas online, estando "em vias" de dar início à contratação pública de um projeto que deverá traduzir-se num barómetro mensal de acompanhamento e identificação de sites. Segundo …

Tribunal britânico decide que é Guaidó (e não Maduro) quem manda nas reservas de ouro da Venezuela

A justiça britânica decidiu esta quinta-feira que é o líder da oposição venezuelana Juan Guaidó e não o Presidente Nicolás Maduro quem tem autoridade sobre as reservas de ouro da Venezuela depositadas no Banco de …

Mistério resolvido. Cientistas descobriram como é que as cobras "voam"

Nem todas as cobras se movem arrastando-se discretamente pelo chão. Há uma cobra do género Chrysopelea que parece voar de árvore em árvore. Agora, os cientistas descobriram como é que estes animais se movem pelo …

Mais de 80 mil pessoas registaram-se na Segurança Social desde janeiro

O programa “Segurança Social na Hora”, criado em janeiro deste ano, abrangeu até ao momento 80.700 pessoas, de acordo com os dados divulgados pela ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social (MTSSS). Ana Mendes Godinho avançou …

Douro. Poluição regressa a valores anteriores ao estado de emergência

Os valores de contaminação do estuário do rio Douro, que durante o estado de emergência baixaram a níveis só vistos há mais de 30 anos, já regressaram aos valores pré-pandemia. As boas notícias "rapidamente se esfumaram". …

Reino Unido deixa cair pontes aéreas e prepara levantamento da quarentena para dezenas de países

O Reino Unido vai deixar cair o plano para a criação de pontes aéreas e prepara-se para substituir a medida pela isenção de quarentena para dezenas de países. Dezenas de países vão ficar isentos de restrições …

Medina clarifica críticas em público: eram para chefias regionais (e não para Temido)

O presidente da Câmara de Lisboa, Fernando Media, veio esta quarta-feira a público esclarecer as duras críticas que vez relativamente à atuação das autoridades de saúde no combate à pandemia de covid-19. No seu habitual espaço …

Fraude nas viagens entre ilhas e continente. PJ desmantela mais uma rede criminosa

Esta quarta-feira, foi desmantelada mais uma rede criminosa que se aproveitava de forma fraudulenta do subsídio que financia as deslocações dos habitantes dos Açores e da Madeira ao continente. Existem fraudes nos subsídios das viagens entre …