Acordou a jovem que deu à luz em coma

Giles Family / Facebook

Sharista Giles, 20 anos, deu à luz quando estava em coma.

Sharista Giles, 20 anos, deu à luz quando estava em coma.

Um trágico acidente ocorrido em dezembro transformou-se numa história de esperança. Sharista Giles, uma jovem de Madisonville, no Tennessee, EUA, estava grávida de 5 meses quando um acidente de automóvel a deixou em coma.

Um mês depois do acidente, Sharista deu prematuramente à luz um rapaz, com cerca de 1 quilo de peso. Na altura, os médicos disseram que a jovem, de 20 anos, nunca recuperaria do coma.

Mas esta quarta-feira, inesperadamente, Sharista abriu os olhos.

“Os médicos diziam que não havia nada a fazer”, diz à ABC a mãe de Sharista, Beverly Giles.

“Eles tinham desistido, mas nós nunca deixámos de ter esperança. Ela é uma lutadora”, diz Beverly, de 49 anos.

Em março, a família tinha transferido Sharista para uma unidade hospitalar especializada em reabilitação, o Harriman Care and Rehabilitation Center.

Na quarta-feira, a família recebeu um telefonema a dizer que a jovem estava acordada – e correram para o Harriman Care para a ver.

“Aquilo estava cheio de família, tínhamos ido todos para lá”, conta Beverly.

Sharista está agora consciente, mas ainda não fala. Pisca os olhos e aperta as mãos aos familiares que a reconfortam. E segue o pai com os olhos quando este se move no quarto.

O pai mostrou à jovem uma foto do seu bebé, e quando a guardou, Sharista virou a cabeça, esforçando-se por ver a foto novamente.

Os médicos tinham sido forçados em janeiro a induzir o parto para salvar a mãe e a criança, que pesa agora 3 quilos. A família ainda não o baptizou, chamam-lhe apenas “Bebé L“, conta a avó da criança.

Ainda não há um prognostico seguro para a evolução do estado de Sharista, mas a família quer dar um passo de cada vez.

E o próximo passo, assim que o Bebé L possa deixar a unidade neo-natal de cuidados intensivos, é levá-lo a ver a mãe.

ZAP

 

PARTILHAR

RESPONDER

França cria "crime de ecocídio" para punir danos graves ao ambiente

A ministra da Transição Ecológica, Barbara Pompili, e o ministro da Justiça de França, Eric Dupont-Moretti, anunciaram a criação do "crime de ecocídio", que visa prevenir e punir os danos graves ao ambiente. Ao Journal du Dimanche, explicaram …

BCE reitera que retoma económica só em 2022 (e "enfraquecida")

Para Philip Lane, economista-chefe do Banco Central Europeu, a vacina traz uma perspetiva para o final do próximo ano e para 2022, mas não para os próximos seis meses. O economista-chefe do Banco Central Europeu (BCE), …

Ventura notificado para apresentar defesa em processo por discriminação

A Comissão para a Igualdade e contra a Discriminação Racial (CICDR) notificou André Ventura para apresentar a sua defesa na sequência de alegadas declarações de carácter discriminatório em relação à etnia cigana no Facebook. A comissão …

UNICEF prepara maior operação da história para administrar dois mil milhões de vacinas

A UNICEF anunciou hoje que está a analisar a logística de transporte de cerca de dois mil milhões de vacinas contra a covid-19 para 92 países e que esta será a maior operação internacional da …

China deteta surtos em três cidades e impõe bloqueios e milhões de testes

As autoridades chinesas estão a testar milhões de pessoas, a impor bloqueios e a fechar escolas depois de vários casos do novo coronavírus transmitidos localmente terem sido diagnosticados nos últimos dias, em três cidades. À medida …

Joe Biden escolhe Antony Blinken para secretário de Estado

O Presidente-eleito escolheu Antony Blinken - um dos seus assessores mais antigos e mais próximos de Joe Biden - para o cargo de secretário de Estado, decisão que ainda terá de ser validada pelo Senado …

Portugal regista mais 74 mortes e 4044 novos casos de covid-19

Portugal regista, esta segunda-feira, mais 74 mortes e 4044 novos casos de infeção por covid-19, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da DGS, dos 4044 novos casos, 2258 …

Ordem dos Médicos quer alargar proibição de circulação aos dias entre os feriados

O Gabinete de Crise para a covid-19 da Ordem dos Médicos está a pedir ao Governo que pondere a possibilidade de manter a proibição de circulação entre concelho nos 12 dias das duas pontes - …

Deputada não inscrita Cristina Rodrigues consegue acordo do Governo para várias propostas

No segundo dia de votações do Orçamento do Estado para 2021 (OE2021) na especialidade, a deputada não inscrita Cristina Rodrigues chegou a acordo com o Executivo para propostas como programas de saída e apoio a …

Admissão em lares dispensa teste se utente tiver cumprido isolamento há 90 dias

A Direção-Geral da Saúde alterou as normas para as estruturas residenciais para idosos, unidades de cuidados continuados da rede nacional e outras respostas para os mais velhos e instituições de acolhimento de crianças e jovens …