Nem à terceira foi de vez. Acordo de May novamente chumbado na Câmara dos Comuns

David Levenson / Pool

O acordo de Theresa May para a saída do Reino Unido da União Europeia foi esta sexta-feira chumbado, pela terceira vez, na Câmara dos Comuns. Hoje, dia 29 de março, era a data anteriormente marcada para o Brexit.

O atraso nas negociações para o Brexit mantém-se, com a Câmara dos Comuns a rejeitar, mais uma vez, o acordo que Theresa May negociou com Bruxelas. A votação viu o acordo ser rejeitado, com 344 deputados contra e 286 a favor.

May tentou absolutamente de tudo para que o seu acordo resultasse, mas o seu esforço acabou por se revelar inconsequente. A primeira-ministra até ofereceu o seu cargo, caso o seu acordo para o Brexit fosse aprovado. Além disse, ainda tentou separar o acordo de saída e a declaração política sobre a relação futura.

Esta é a terceira vez que o seu acordo com Bruxelas é rejeitado na Câmara dos Comuns. A primeira, a 15 de janeiro, contou com apenas 202 votos a favor e 432 votos contra. Na segunda vez, os números melhoraram ligeiramente. A 12 de março, 286 deputados estavam a favor do seu acordo, enquanto 344 eram contra.

De acordo com o Público, na próxima segunda-feira, a Câmara dos Comuns tem a segunda volta dos “votos indicativos”. Na primeira volta, votada na quarta-feira, as oito moções propostas para a saída foram todas rejeitadas.

Entre a espada e a parede, o Governo britânico vê-se encurralado em termos de alternativas. Para evitar uma saída sem acordo, a 12 de abril, o Reino Unido teria de aprovar um novo acordo até à data, o que se torna cada vez mais difícil num prazo tão apertado.

Outra das possibilidades seria pedir novamente o adiamento do prazo de saída da União Europeia, o que faria com que o Reino Unido participasse nas eleições europeia de maio. Em último caso, travar definitivamente o Brexit, com o país a manter-se na UE.

May promete continuar a tentar procurar soluções viáveis para a saída do Reino Unido. Por enquanto, a primeira-ministra mantém o seu cargo, mas sem garantias futuras. Jeremy Corbyn aconselhou May a demitir-se e a convocar eleições caso não aceitasse alterar o acordo do Brexit — o qual defende com unhas e dentes.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Covid-19. Perda de olfato e paladar pode durar até cinco meses

A perda dos sentidos do olfato e do paladar pode durar até cinco meses depois da infeção por covid-19, segundo um estudo preliminar dado a conhecer esta terça-feira, sendo os resultados definitivos apresentados em abril, …

Na Florida, duas mulheres disfarçaram-se de idosas para serem vacinadas contra a covid-19

Na Florida, duas mulheres disfarçaram-se de idosas para conseguirem receber a segunda dose da vacina contra a covid-19, mas foram "apanhadas". De acordo com a CBS News, duas mulheres foram "apanhadas" a tentar obter as segundas …

O Rei Leão. Teoria que nasceu no TikTok sugere que Mufasa foi vítima de canibalismo

Christian Jones, um fã do filme de animação O Rei Leão, partilhou no TikTok uma teoria intrigante sobre a história da Disney. No filme O Rei Leão, o leão patriarca Mufasa é assassinado e substituído pelo seu …

Gérard Depardieu indiciado por violação e agressão sexual

Gérard Depardieu foi acusado de "violação" e "agressão sexual" de uma jovem atriz e bailarina em Paris, atos que terão ocorrido nos dias 7 e 13 de agosto de 2018. O ator francês Gérard Depardieu foi …

Uma experiência artística imersiva. Abriu em Las Vegas um supermercado psicadélico

A mercearia mais excecional dos Estados Unidos já abriu. O Omega Mart baseia-se numa experiência artística imersiva, criada pela empresa de artes e entretenimento Meow Wolf, e está agora oficialmente aberto no complexo de artes …

A imensa erupção do Etna surpreendeu até quem estuda vulcões

Há mais de uma semana que o vulcão Etna tem vindo a expelir lava, cinzas e rochas vulcânicas. Aquele que é considerado o vulcão mais ativo da Europa foi o protagonista dos últimos dias na …

Fotógrafo descobre raro pinguim amarelo na Geórgia do Sul

O pinguim amarelo foi fotografado na Geórgia do Sul, em dezembro de 2019, e as fotografias do animal estão agora a correr o mundo. Especialistas estão divididos sobre a causa desta condição rara. Este raro pinguim …

Portugal em destaque na Reuters. "Enfermeiros querem salários, não aplausos"

"Exaustos na luta contra a covid-19, enfermeiros portugueses querem salário, não aplausos." Este é o título da peça da Reuters, publicada esta quarta-feira. Correspondentes da agência Reuters traçaram o cenário vivido atualmente pelos enfermeiros portugueses, que …

Chegou o Mate X2. O novo dobrável da Huawei muda a forma de guardar o ecrã

O novo smartphone da Huawei é dobrável. Porém, o X2 conta com mudanças na forma de dobrar e está equipado com uma nova dobradiça com design multidimensional. O equipamento vai chegar ao mercado chinês a …

"Dare mighty things." Detetives da Internet acreditam ter desvendado a mensagem secreta do paraquedas da Perseverance

A Internet, disfarçada de detetive, encontrou uma mensagem secreta no paraquedas que ajudou a Perseverance a pousar em Marte. Sem lupa nem gabardina: o mundo está concentrado na jornada do rover da NASA e os detetives …