Processos com acórdãos a meias entre Rangel e Galante estão em risco

António Pedro Santos / Lusa

A juíza desembargadora Fátima Galante (C), acompanhada pelo seu advogado (E) e pelo juiz desembargador Rui Rangel (D)

Durante dez anos, centenas de acórdãos do Tribunal da Relação de Lisboa foram feitos a meias entre Rui Rangel e Fátima Galante. Agora, esses processos estão em risco.

A Procuradoria-Geral da República anunciou esta sexta-feira a acusação foi deduzida contra 17 arguidos, entre os quais o juiz Rui Rangel e Fátima Galante, a mulher com quem continua casado, embora separado, e que trabalhava numa outra secção do Tribunal da Relação de Lisboa.

Centenas de acórdãos do Tribunal da Relação de Lisboa podem vir a ser anulados ou, pelo menos, questionados, escreve o Observador. Embora neles esteja a assinatura de Rangel, embora tenha sido a sua mulher a redigi-los.

A lista de acórdãos que contaram com a participação de Fátima Galante foi encontrada pelas autoridades na caixa de correio eletrónico dos dois magistrados. Os casos são de vários tipos, variando entre crimes de tráfico de droga a, por exemplo, um recurso do processo Fizz e um caso dos No Name Boys.

Fátima Galante não terá sido a única a ajudar Rui Rangel. Também uma das suas namoradas, uma advogada estagiária, terá ajudado o magistrado nesse trabalho, escreve o Observador. A própria Fátima Galante admitiu, num dos emails, que consegue identificar quando a “Garimpeira 2” o ajuda.

Fátima Galante ajudava Rangel para que ele pudesse desempenhar outras atividades paralelas, conclui o Supremo Tribunal. A própria juíza também recebia dinheiro além ordenado e, algumas vezes, era ela que o pedia ao advogado Santos Martins, o alegado testa de ferro de Rangel.

Agora, os processos com acórdãos a meias entre Rangel e Galante estão em risco, caso um dos magistrados seja condenado pelos crimes de que lhes são imputados.

Segundo o artigo 449.º do Código do Processo Penal, qualquer decisão poder ser revista em qualquer altura se “uma outra sentença transitada em julgado tiver dado como provado crime cometido por juiz ou jurado e relacionado com o exercício da sua função no processo”.

Este cenário pode demorar vários anos a verificar-se, já que os pedidos de revisão de processo apenas são permitidos quando a decisão na Operação Lex for definitiva, após todos os recursos possíveis.

As autoridades acreditam que esta partilha de processos ocorreu entre 2008 e 2018, altura em que nas contas de Rangel e de Galante entraram 270 depósitos em dinheiro, num total de 394.544,53 euros.

Rui Rangel é acusado de 21 crimes de corrupção passiva, de abuso de poder, de recebimento indevido de vantagem, de usurpação de funções, de falsificação de documentos, de fraude fiscal e de branqueamento de capitais.

Fátima Galante, ex-mulher de Rangel, será acusada de 9 crimes de corrupção passiva, de abuso de poder, de fraude fiscal e de braqueamento. Todos terão sido praticados em coautoria com Rangel.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

22-0: a soma de dois jogos, no mesmo dia

Com claro destaque para o que aconteceu nos Países Baixos: 13-0, vitória do Ajax. Recorde no campeonato holandês, cinco golos de um jogador, um guarda-redes a querer marcar uma grande penalidade... O que aconteceu no sábado, …

Aminoácido produzido no cérebro pode prevenir ataques epiléticos

Uma equipa de investigadores da Faculdade de Medicina da Universidade da Florida descobriu que um aminoácido produzido pelo cérebro pode desempenhar um papel crucial na prevenção de um tipo de ataque epilético. As crises epiléticas do …

Ir à escola, viajar e assistir a espetáculos. As exceções à proibição de circulação entre concelhos

No final do último Conselho de Ministros, na semana passada, o Governo anunciou a proibição de circulação entre concelhos entre as 0h de 30 de outubro e as 6h de 3 de novembro, englobando o …

País Basco em confinamento, Bélgica quer transferir doentes para os Países Baixos e França "perdeu o controlo"

Numa altura em que a Europa volta a ser epicentro da pandemia de covid-19, o País Basco decretou o confinamento da população e França considera impor a mesma medida. Com falta de camas, Bélgica pediu …

"Dia histórico". Senado confirma nomeação de Amy Coney Barrett para o Supremo Tribunal dos EUA

O Senado norte-americano confirmou segunda-feira à noite a juíza Amy Coney Barrett para o Supremo Tribunal dos Estados Unidos, o que representa uma vitória política para o Presidente Donald Trump a poucos dias das eleições …

Os olhos das corujas podem ter uma "lente" que melhora a visão noturna

As corujas capturam as suas presas durante a noite. Uma nova investigação sugere que há algo de especial na forma como as moléculas de ADN nos olhos das corujas estão acondicionadas, uma característica que lhes …

Os extraterrestres podem estar a observar-nos à distância (em mais de 1.000 estrelas diferentes)

Da mesma forma que nós, da Terra, já detetámos vários milhares de planetas ao redor de outras estrelas, uma hipotética civilização alienígena poderia ter detetado a nossa presença. Mas de que posições no Espaço isso seria …

Afinal, o buraco negro mais próximo da Terra pode não ser um buraco negro

Um objeto identificado no início deste ano como o buraco negro mais próximo da Terra pode, afinal, não o ser. Depois de reanalisar os dados, diferentes equipas de cientistas concluíram que o sistema HR 6819 …

Rara cobra de duas cabeças e dois cérebros independentes encontrada na Florida

Uma rara cobra com duas cabeças e dois cérebros independentes foi resgatada no estado norte-americano da Florida por uma equipa de especialistas do organização Florida Fish and Wildlife Conservation Commission. Na rede social Facebook, a organização, …

Benfica 2-0 Belenenses SAD | Darwinismo rende arranque histórico

O Benfica cumpriu e venceu o Belenenses SAD por 2-0, no Estádio da Luz, na partida que encerrou a quinta jornada da Liga NOS. Foi o quinto triunfo benfiquista no campeonato em cinco partidas, o …