Processos com acórdãos a meias entre Rangel e Galante estão em risco

António Pedro Santos / Lusa

A juíza desembargadora Fátima Galante (C), acompanhada pelo seu advogado (E) e pelo juiz desembargador Rui Rangel (D)

Durante dez anos, centenas de acórdãos do Tribunal da Relação de Lisboa foram feitos a meias entre Rui Rangel e Fátima Galante. Agora, esses processos estão em risco.

A Procuradoria-Geral da República anunciou esta sexta-feira a acusação foi deduzida contra 17 arguidos, entre os quais o juiz Rui Rangel e Fátima Galante, a mulher com quem continua casado, embora separado, e que trabalhava numa outra secção do Tribunal da Relação de Lisboa.

Centenas de acórdãos do Tribunal da Relação de Lisboa podem vir a ser anulados ou, pelo menos, questionados, escreve o Observador. Embora neles esteja a assinatura de Rangel, embora tenha sido a sua mulher a redigi-los.

A lista de acórdãos que contaram com a participação de Fátima Galante foi encontrada pelas autoridades na caixa de correio eletrónico dos dois magistrados. Os casos são de vários tipos, variando entre crimes de tráfico de droga a, por exemplo, um recurso do processo Fizz e um caso dos No Name Boys.

Fátima Galante não terá sido a única a ajudar Rui Rangel. Também uma das suas namoradas, uma advogada estagiária, terá ajudado o magistrado nesse trabalho, escreve o Observador. A própria Fátima Galante admitiu, num dos emails, que consegue identificar quando a “Garimpeira 2” o ajuda.

Fátima Galante ajudava Rangel para que ele pudesse desempenhar outras atividades paralelas, conclui o Supremo Tribunal. A própria juíza também recebia dinheiro além ordenado e, algumas vezes, era ela que o pedia ao advogado Santos Martins, o alegado testa de ferro de Rangel.

Agora, os processos com acórdãos a meias entre Rangel e Galante estão em risco, caso um dos magistrados seja condenado pelos crimes de que lhes são imputados.

Segundo o artigo 449.º do Código do Processo Penal, qualquer decisão poder ser revista em qualquer altura se “uma outra sentença transitada em julgado tiver dado como provado crime cometido por juiz ou jurado e relacionado com o exercício da sua função no processo”.

Este cenário pode demorar vários anos a verificar-se, já que os pedidos de revisão de processo apenas são permitidos quando a decisão na Operação Lex for definitiva, após todos os recursos possíveis.

As autoridades acreditam que esta partilha de processos ocorreu entre 2008 e 2018, altura em que nas contas de Rangel e de Galante entraram 270 depósitos em dinheiro, num total de 394.544,53 euros.

Rui Rangel é acusado de 21 crimes de corrupção passiva, de abuso de poder, de recebimento indevido de vantagem, de usurpação de funções, de falsificação de documentos, de fraude fiscal e de branqueamento de capitais.

Fátima Galante, ex-mulher de Rangel, será acusada de 9 crimes de corrupção passiva, de abuso de poder, de fraude fiscal e de braqueamento. Todos terão sido praticados em coautoria com Rangel.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

O titanossauro mais antigo do mundo foi descoberto na Patagónia

Ninjatitan zapatai viveu há aproximadamente 140 milhões de anos, no início do Cretáceo, na atual Patagónia, na Argentina. Segundo os cientistas, o novo espécime fóssil de tiranossauro pode ser o mais antigo do mundo. Com cerca …

Volvo prepara mudança estratégica e apresenta o seu novo modelo 100% elétrico: o C40 Recharge

A marca de automóveis sueca apresentou o seu novo modelo 100% elétrico: o C40 Recharge. O modelo representa mais um passo no caminho para a eletrificação total da Volvo, já que esta semana a marca …

Benfica 2-0 Estoril | Águia carimba presença na final

O Benfica venceu o Estoril Praia por 2-0, no Estádio da Luz, e apurou-se para a final da Taça de Portugal, a segunda consecutiva do emblema “encarnado”. Os comandados de Jorge Jesus confirmaram a superioridade …

Um reator nuclear pode ajudar a resolver o mistério do desaparecimento de Amelia Earhart

Uma equipa de investigadores da Universidade Estadual da Pensilvânia, nos Estados Unidos, vai submeter uma folha de alumínio velha e gasta a um feixe de partículas do coração de um reator nuclear na esperança de …

Musk quer criar uma nova cidade no local de lançamento da SpaceX. Vai chamar-se Starbase

O empresário norte-americano Elon Musk está a tentar criar uma nova cidade chamada Starbase nas instalações de lançamento da SpaceX no Texas, nos Estados Unidos. As instalações da SpaceX no Texas estão localizadas em Boca Chica …

Chatbots: A tecnologia que "ressuscita" os mortos é cada vez mais uma realidade

Foi recentemente revelado que em 2017 a Microsoft patenteou um chatbot que, se construído, ressuscitaria digitalmente os mortos. Usando Inteligência Artificial e machine learning, o chatbot proposto traria o nosso ente querido de volta à …

Casal acertou no jackpot de 210 milhões de euros do Euromilhões (mas não registou o boletim)

Dois jovens britânicos pensaram que tinham ganho 182 milhões de libras (cerca de 210 milhões de euros), mas afinal o boletim não tinha sido registado por falta de dinheiro na conta online. Rachel Kennedy, de 19 …

A Islândia foi atingida por 17 mil terramotos na semana passada (e uma erupção pode estar iminente)

Mesmo para uma ilha vulcânica acostumada a tremores ocasionais, esta foi uma semana incomum para a Islândia. De acordo com o Escritório Meteorológico da Islândia, cerca de 17 mil terramotos atingiram a região sudoeste de …

Mulheres portuguesas trabalham mais uma hora e 13 minutos que os homens

As mulheres portuguesas trabalham em cada dia útil mais uma hora e 13 minutos do que os homens, entre trabalho pago e não pago, continuando a ter maior dificuldade em conciliar a profissão com a …

Três sismos acima de 7 na escala de Richter abalam a Nova Zelândia. Autoridades alertam para tsunami

A costa nordeste da Nova Zelândia foi esta quinta feira atingida por três sismos de magnitude acima de 7 na escala de Richter. A proteção civil emitiu um alerta de tsunami após o primeiro terramoto, …