Processos com acórdãos a meias entre Rangel e Galante estão em risco

António Pedro Santos / Lusa

A juíza desembargadora Fátima Galante (C), acompanhada pelo seu advogado (E) e pelo juiz desembargador Rui Rangel (D)

Durante dez anos, centenas de acórdãos do Tribunal da Relação de Lisboa foram feitos a meias entre Rui Rangel e Fátima Galante. Agora, esses processos estão em risco.

A Procuradoria-Geral da República anunciou esta sexta-feira a acusação foi deduzida contra 17 arguidos, entre os quais o juiz Rui Rangel e Fátima Galante, a mulher com quem continua casado, embora separado, e que trabalhava numa outra secção do Tribunal da Relação de Lisboa.

Centenas de acórdãos do Tribunal da Relação de Lisboa podem vir a ser anulados ou, pelo menos, questionados, escreve o Observador. Embora neles esteja a assinatura de Rangel, embora tenha sido a sua mulher a redigi-los.



A lista de acórdãos que contaram com a participação de Fátima Galante foi encontrada pelas autoridades na caixa de correio eletrónico dos dois magistrados. Os casos são de vários tipos, variando entre crimes de tráfico de droga a, por exemplo, um recurso do processo Fizz e um caso dos No Name Boys.

Fátima Galante não terá sido a única a ajudar Rui Rangel. Também uma das suas namoradas, uma advogada estagiária, terá ajudado o magistrado nesse trabalho, escreve o Observador. A própria Fátima Galante admitiu, num dos emails, que consegue identificar quando a “Garimpeira 2” o ajuda.

Fátima Galante ajudava Rangel para que ele pudesse desempenhar outras atividades paralelas, conclui o Supremo Tribunal. A própria juíza também recebia dinheiro além ordenado e, algumas vezes, era ela que o pedia ao advogado Santos Martins, o alegado testa de ferro de Rangel.

Agora, os processos com acórdãos a meias entre Rangel e Galante estão em risco, caso um dos magistrados seja condenado pelos crimes de que lhes são imputados.

Segundo o artigo 449.º do Código do Processo Penal, qualquer decisão poder ser revista em qualquer altura se “uma outra sentença transitada em julgado tiver dado como provado crime cometido por juiz ou jurado e relacionado com o exercício da sua função no processo”.

Este cenário pode demorar vários anos a verificar-se, já que os pedidos de revisão de processo apenas são permitidos quando a decisão na Operação Lex for definitiva, após todos os recursos possíveis.

As autoridades acreditam que esta partilha de processos ocorreu entre 2008 e 2018, altura em que nas contas de Rangel e de Galante entraram 270 depósitos em dinheiro, num total de 394.544,53 euros.

Rui Rangel é acusado de 21 crimes de corrupção passiva, de abuso de poder, de recebimento indevido de vantagem, de usurpação de funções, de falsificação de documentos, de fraude fiscal e de branqueamento de capitais.

Fátima Galante, ex-mulher de Rangel, será acusada de 9 crimes de corrupção passiva, de abuso de poder, de fraude fiscal e de braqueamento. Todos terão sido praticados em coautoria com Rangel.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

"Era como se a morte estivesse num copo." No século XVIII, o gin estava a arruinar a Inglaterra

A bebida alcoólica tornou-se tão popular no Reino Unido que os empresários começaram a utilizar todo o tipo de aditivos para enriquecerem. No século XVIII, o gin tornou-se a maior droga que o homem poderia consumir …

Vacinar animais contra a covid-19? Dezenas de zoos nos EUA estão a avançar com a ideia

Cerca de 70 jardins zoológicos e espaços de conservação nos Estados Unidos estão a administrar a vacina da farmcêutica veterinária Zoetis aos seus animais. Não são só os humanos que estão a ser vacinados contra a …

Lewis Hamilton: "Eu não disse que estava a morrer"

Acidente com Max Verstappen originou dores no campeão; Helmut Marko disse que já era "espectáculo" a mais. Troca de palavras entre os dois candidatos ao título. Como se esperava, o acidente que envolveu Lewis Hamilton e …

Autorretrato de Frida Kahlo deverá ser vendido por um valor recorde de 30 milhões de dólares

A Sotheby’s espera ultrapassar os 30 milhões de dólares (mais de 25 milhões de euros) com o autorretrato da pintora mexicana Frida Kahlo, no qual aparece também o seu marido Diego Rivera. O autorretrato Diego y …

David Luiz: "Um dos dias mais especiais da minha vida" - e ainda se fala sobre Jorge Jesus

Flamengo ficou mais próximo de mais uma final da Libertadores, depois de derrotar o Barcelona de Guayaquil. David Luiz estreou-se. O Flamengo venceu o Barcelona de Guayaquil por 2-0, na primeira "mão" das meias-finais da Copa …

Iémen. Escassez de alimentos empurra 16 milhões de pessoas para a fome, revela ONU

Pelo menos 5 milhões de pessoas no Iémen estão à beira da fome e outros 16 milhões estão "a caminhar para a fome", num país dilacerado pela guerra civil. O Programa Mundial de Alimentos (WFP, na …

Presidente da Tunísia governará por decreto, ignorando partes da constituição

O Presidente da Tunísia, Kais Saied, declarou que governará por decreto e ignorará partes da constituição, enquanto se prepara para mudar o sistema político, gerando críticas imediatas da oposição. Desde 25 de julho, dia em que …

Alemanha deixa de pagar quarentena a trabalhadores não vacinados

A Alemanha vai deixar de indemnizar trabalhadores não vacinados que forem forçados a quarentena devido ao coronavírus, por ser "injusto pedir aos contribuintes que subsidiem aqueles que se recusam a ser vacinados", disse na quarta-feira …

Governo acaba com recomendação do teletrabalho

O Conselho de Ministros decidiu acabar com a recomendação da opção pelo teletrabalho e eliminar a testagem em locais de trabalho com mais de 150 trabalhadores. Estas medidas integram a terceira e última fase do plano …

Cansado de denúncias, Betis pede aos seus sócios: "Portem-se bem"

Clube onde jogam dois portugueses quer que os adeptos tenham um "comportamento adequado" durante os jogos no Benito Villamarín. O Betis de Sevilha jogou seis vezes até agora, nesta época. Quatro desses encontros foram disputados em …